AVALIAÇÃO – TEA – TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA

  • A publicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº. 13.146/2015 (BRASIL, 2015), trouxe avanços importantes. No que se refere à educação, as pessoas com deficiência têm o direto de ocupar:

    Resposta Marcada :

    5% do total de vagas nas universidades públicas; em instituições privadas, devem existir programas para atender a esses estudantes.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a educação especial é compreendida como uma modalidade de ensino transversal, ou seja, perpassa todos os níveis de ensino. Nesse sentido, ela atua desde a educação infantil até o ensino superior e realiza o atendimento educacional especializado. De acordo com o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:

    Resposta Marcada :

    O Atendimento Educacional Especializado tem como público alvo unicamente os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva e múltiplas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O Decreto nº. 7.611/2011, no Art. 30, dispõe sobre os objetivos do atendimento educacional especializado. De acordo com as determinações desse decreto, marque V para as alternativas verdadeira e F para as falsas:

     

    () Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

     

    () Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

     

    () Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;

     

    () Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

     

    A sequência correta é:

    Resposta Marcada :

    V, V, V, V.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Na 4ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-4/1994) classifica e caracteriza os Transtorno Globais do Desenvolvimento (TGD). De acordo com esse assunto, as afirmativas a seguir são verdadeiras, EXCETO:

    Resposta Marcada :

    Os TGD permaneceram com a mesma nomenclatura no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5/2013).

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com texto:

     

    É importante esclarecer que a _______________ se refere a um conjunto de ________________, não se limitando a uma única doença, que ocorre em um indivíduo; já em relação ao transtorno é utilizado para indicar a existência de uma série de sintomas ou _______________________ao longo da infância, acompanhados pelo desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central que pode ter danos ou atrasos. Os transtornos não são causados por trauma ou doença cerebral adquirida, mas se desenvolve através de doenças _____________________ e tem origem em processos cognitivos anormais causados ​​por disfunção biológica

     

    A sequência CORRETA é:

    Resposta Marcada :

    Síndrome – sintomas – comportamentos – neurológicas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Marque V para as alternativas verdadeira e F para as falsas.

     

    (  )  Atraso Global do Desenvolvimento e está reservado a indivíduos com menos de 5 anos de idade, quando o nível de gravidade clínica não pode ser avaliado de modo confiável durante a primeira infância.

     

    (  )  Atraso Global do Desenvolvimento é diagnosticado quando um indivíduo fracassa em alcançar os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas da função intelectual.

     

    (  )  Atraso Global do Desenvolvimento aplica-se a pessoas que não são capazes de passar por avaliações sistemáticas do funcionamento intelectual, incluindo crianças jovens demais para participar de testes padronizados.

    (  )  Atraso Global do Desenvolvimento é uma categoria que não requer reavaliações após um período de tempo.

     

    A sequência correta é:

    Resposta Marcada :

    V, V, V, F.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com o texto:

     

    DSM-V (2014) determinou a fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos representam um continuum único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Essa mudança foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro autista e para identificar alvos mais focados de tratamento para os prejuízos específicos observados.

     

    Podemos concluir que a afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    VERDADEIRA

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O TEA é diagnosticado, segundo o DSM-V, quando os déficits característicos de comunicação social são acompanhados por comportamentos excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência nas mesmas coisas. De acordo com o assunto:

     

    I – O TEA se caracteriza por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.

     

    II – O DSM-III propõe um método mais descritivo que organiza critérios diagnósticos claros em um sistema multieixo, com o objetivo de fornecer ferramentas aos médicos e pesquisadores, ao mesmo tempo que facilita a coleta de dados estatísticos.

     

    III – Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

     

    IV – Considerando que os sintomas mudam com o desenvolvimento, podendo ser mascarados por mecanismos compensatórios, os critérios diagnósticos podem ser preenchidos com base em informações retrospectivas, embora a apresentação atual deva causar prejuízo significativo.

     

     

    A sequência CORRETA é:

    Resposta Marcada :

    II, III e IV

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • Um dos aspectos mais óbvios no qual as crianças com autismo diferem entre si são as outras condições que frequentemente ocorrem paralelas ao transtorno. Elas podem ser físicas e comportamentais. De acordo com as outras condições que afetas às crianças com autismo encontram-se as seguintes, EXCETO:

    Resposta Marcada :

    Transtorno de Rett

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com o texto:

     

    Historicamente, o uso das tecnologias assistivas para os indivíduos com TEA foi mais frequentemente implementado nas áreas de sistemas de representação visual, suportes para comunicação e instrução assistida por computador. Tecnologias assistidas oferecem uma forma de ensino e engajamento que capitaliza os pontos fortes e as preferências dos alunos com TEA. Estudos recentes têm demonstrado que esses alunos parecem preferir o uso de computadores em comparação com métodos de instrução tradicionais.

     

    Podemos concluir que a afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    VERDADEIRA

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10

Post a Comment