Conheça mais um poema de Oswald de Andrade. Baseie-se nele para resolver as atividades 1 a 5.

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

ANDRADE, Oswald de. Pronominais. In: ______. Obras completas 7. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p. 125.

1. O poeta sai em defesa de uma nova perspectiva de língua. Em que consiste sua defesa?

Ele defende uma língua de caráter popular.

2. Nesse texto, o poeta vale-se de um desvio da norma-padrão para reafirmar a defesa de um novo modo de se expressar. Qual seria o desvio presente no texto?

O desvio é a posição do pronome oblíquo, que foi alterada no último verso.

3. Em relação à posição do pronome oblíquo nas frases, nota-se uma diferença entre o que é prescrito pela norma-padrão e o uso popular. Explique essa afirmação.

Pela norma-padrão, o pronome oblíquo não pode iniciar frases; assim, o normativo é o que ocorre no primeiro verso do poema, em que o pronome me aparece depois do verbo. Já o uso popular é o que ocorre no último verso, em que o pronome é colocado no início da frase, desobedecendo às normas gramaticais.

4. Considerando-se a oposição norma-padrão 3 uso popular, no poema em questão, o poeta opta por uma das formas de manifestação linguística. Qual delas ele privilegia?

Ele privilegia a manifestação popular.

5. Para defender a manifestação que ele privilegia, o eu lírico utiliza uma palavra em particular que diferencia a gramática do falante, ressaltando aquela que tem sua preferência. Qual seria o termo que marca a sua defesa? Classifique-o.

O termo que marca a defesa do autor é bom, em “bom negro” e “bom branco”. Trata-se de adjetivo.

Leia a charge a seguir para fazer as atividades 6 a 8.

6. Na charge, qual é o sentido da palavra firme? Explique sua resposta.

A palavra firme pode significar “bem”, “tranquilo”, como uma forma dialetal para a pergunta “Está tudo bem?”, e é com esse sentido que a palavra é empregada no texto.

7. A resposta do rapaz que assiste à televisão é que produz o humor da charge. Explique essa afirmação.

O humor decorre da resposta do rapaz, que não entende a pergunta como “Está tudo bem?” e nega estar assistindo a um filme (por estar assistindo a um jogo de futebol), pois entende que a palavra firme foi empregada no lugar de filme, o que representa uma substituição de fonemas própria das variantes interioranas do Sul e Sudeste do Brasil.

8. Como se sabe, em charges, a linguagem verbal e a não verbal dialogam para criar um contexto. Explique de que maneira o aspecto não verbal estabelece uma relação com o modo de falar dos personagens.

A caracterização dos personagens, que usam chapéu de palha e roupa xadrez, representa o estereótipo do caipira. A linguagem verbal confirma tal estereótipo, já que a reprodução escrita é uma tentativa de reproduzir a variante linguística típica dos moradores do interior.


Post a Comment