Água – A importância do uso consciente desse bem natural

[...] O Brasil possui cerca de 15% dos recursos hídricos disponíveis no mundo, entretanto, o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3%, o que torna ainda mais essencial a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.
 

Consumir água com exagero em um lugar é contribuir para que falte em outro local, o que prejudica a todos, direta ou indiretamente. [...]


Por isso, o consumo consciente é hoje uma necessidade e pode ser feito por meio de ações simples do dia a dia, como reduzir o tempo do banho, ou fechar a água enquanto se escova os dentes. Além disso, ao longo dos anos, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para ajudar o consumidor no combate ao desperdício da água.


Um exemplo é a medição individualizada. Até hoje, a maioria dos condomínios brasileiros possuem apenas um hidrômetro na entrada do prédio/condomínio e a conta de água é dividida pelo número de condôminos. Com isso, os moradores dos prédios não têm muita noção de quanto e como eles gastam água. Com a medição individualizada, cada apartamento terá o seu medidor e pagará por aquilo que consumiu, o que, além de ser uma forma mais justa de cobrança, ajuda no controle de vazamentos e também com os desperdícios diários.


Mais que mudanças de hábitos é importante que as pessoas se conscientizem da importância de se economizar água e passem essa cultura para seus filhos e netos. Se a redução no consumo e no desperdício não começar a mudar já, é bem provável que em pouco tempo sofreremos com os racionamentos e a escassez de água. [...]

CATANI, Silvio. Água – A importância do uso consciente desse bem natural. 2010. Disponível em: <https://tratamentodeagua.com.br/artigo/agua-a-importancia-do-uso consciente-desse-bem-natural/>. Acesso em: 16maio. Fragmento.

1. Esse texto é um artigo de opinião, pois 

    a) defende uma opinião orientada por argumentos
    b) divulga uma pesquisa científica de forma acessível
    c)  faz propaganda de um produto a fim de atrair clientes
    d) narra uma história criada em torno de um enredo.
    e) relata um acontecimento de forma detalhada.
Alternativa A

2. Nesse texto, no trecho “Por isso, o consumo consciente é hoje uma necessidade ...” (3º parágrafo), o termo destacado foi utilizado para.
  a) expressar adição.
 



Post a Comment