1. Classifique os substantivos das seguintes frases em comum, próprio, coletivo ou abstrato: a) Maria comprou uma maçã. b) O bando de pássaros voou para o sul. c) O amor é um sentimento nobre. d) O time venceu o campeonato.

Resposta: a) Próprio b) Coletivo c) Abstrato d) Comum

  1. Explique a diferença entre substantivos primitivos e derivados, e dê um exemplo de cada.

Resposta: Substantivos primitivos são aqueles que não derivam de nenhuma outra palavra, ou seja, são a base da formação de outras palavras. Exemplo: Pedra. Substantivos derivados são aqueles que são formados a partir de outras palavras, seja por acréscimo de um prefixo ou sufixo, seja por modificação da palavra original. Exemplo: Pedreiro.

  1. Classifique os substantivos das seguintes frases em simples ou compostos: a) A ponte é pênsil. b) O guarda-chuva é vermelho. c) O time venceu o campeonato estadual. d) O carro é blindado.

Resposta: a) Simples b) Composto c) Simples d) Simples

  1. O que são substantivos concretos e abstratos? Dê um exemplo de cada.

Resposta: Substantivos concretos são aqueles que designam seres ou objetos que podem ser percebidos pelos sentidos. Exemplo: Mesa. Substantivos abstratos são aqueles que designam ideias, sentimentos, conceitos, entre outros, que não podem ser percebidos pelos sentidos. Exemplo: Amor.

  1. Classifique os substantivos das seguintes frases: a) Comprei uma garrafa de água. b) O açúcar está na prateleira. c) Gostaria de comprar uma lata de tinta. d) O dinheiro acabou.

Resposta: a) Simples/ Concreto b) Simples/ Concreto c) Simples/ Concreto d) Simples/ Concreto

  1. Explique o que são substantivos simples e compostos.

Resposta: Substantivos simples são formados por apenas uma palavra, enquanto os substantivos compostos são formados por duas ou mais palavras. Exemplo de substantivo simples: Mesa. Exemplo de substantivo composto: Guarda-chuva.

  1. Classifique os substantivos das seguintes frases em primitivos ou derivados: a) O menino é muito curioso. b) A professora pediu um desenho. c) O cantor fez um show inesquecível. d) A mesa de jantar é grande.

Resposta: a) Primitivo b) Primitivo c) Primitivo d) Primitivo

  1. O que são substantivos próprios? Dê um exemplo.

Resposta: Substantivos próprios são aqueles que designam nomes próprios de pessoas, lugares, instituições, entre outros. Exemplo: São Paulo.

  1. O que são substantivos coletivos? Dê um exemplo.

Resposta: Substantivos coletivos são aqueles que designam um conjunto de seres da mesma espécie. Exemplo: Rebanho.

  1. Classifique os substantivos das seguintes frases em concretos ou abstratos:

    a) A felicidade é uma emoção que todos desejam sentir. b) O jardim está cheio de flores coloridas. c) O medo é um sentimento comum. d) O livro é muito interessante.

    Resposta: a) Abstrato b) Concreto c) Abstrato d) Concreto


Estudar é uma atividade contínua e essencial para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, é muito importante ter acesso a conteúdos de qualidade que possam nos ajudar a aprimorar nossas habilidades. O site onde você está pode ser uma ótima ferramenta nesse processo, já que conta com uma variedade de assuntos e exercícios para praticar. Além disso, você pode encontrar aqui a ajuda necessária para esclarecer suas dúvidas. Continuar estudando pelo site é uma forma prática e eficiente de ampliar seu conhecimento. Então, aproveite todas as oportunidades que essa plataforma oferece e bons estudos!

Post a Comment