QUESTIONÁRIO I – LIBRAS

  • SOBRE O SIGNIFICADO DE SURDEZ, LEIA AS INFORMAÇÕES E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

    I. SURDEZ É UMA DIMINUIÇÃO NA CAPACIDADE DE OUVIR DE UM INDIVÍDUO.

    II. UMA MELHOR DEFINIÇÃO PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ, DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO É A PERDA TOTAL OU PARCIAL DA CAPACIDADE DE OUVIR E PERCEBER OS SONS.

    III. DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO, O SURDO É UMA PESSOA DIFERENTE LINGUISTICAMENTE, E QUE POR ESTA RAZÃO, NECESSITA DE UMA INTERVENÇÃO QUE CONSIDERE TAL DIFERENÇA COMO FUNDAMENTAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.

    IV. A SURDEZ É CONSIDERADA UMA DEFICIÊNCIA, NÃO UMA DIFERENÇA LINGUÍSTICA QUE DEVE SER ACEITA E RESPEITADA DENTRO DA SALA DE AULA.

    Resposta Marcada :

    Apenas as informações I e III estão corretas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • A SURDEZ PODE SER UNILATERAL QUANDO A PERDA AUDITIVA OCORRE EM APENAS UM OUVIDO, E BILATERAL QUANDO OCORRE NOS DOIS. O GRAU DE COMPROMETIMENTO PODE SER DECISIVO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, O NÍVEL DE PERDA É MEDIDO EM TERMOS DE DECIBÉIS.

     

    “A VOZ HUMANA NÃO É PERCEPTÍVEL, O QUE IMPOSSIBILITA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL DE MODO ESPONTÂNEO. O USO DE APARELHOS AUDITIVOS PODE AJUDAR, MAS SE FAZ NECESSÁRIO O USO DE LÍNGUA DE SINAIS, POIS SUA APTIDÃO VISUAL SUPERA A AUDITIVA. O PROFESSOR DEVERÁ PRIVILEGIAR O USO DE IMAGENS E TER O DOMÍNIO DA LIBRAS PARA QUE HAJA UMA BOA COMUNICAÇÃO ENTRE ELES”. 

     

    O TEXTO ACIMA REFERE-SE A QUAL CLASSIFICAÇÃO DE SURDEZ?

    Resposta Marcada :

    Surdez severa

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • AS CAUSAS DA SURDEZ SÃO VARIADAS, E DE ACORDO COM O MEC ESTÃO DIVIDIDAS EM TRÊS GRUPOS:

    I. Pré-natais– PROVOCADA DURANTE A GESTAÇÃO POR FATORES GENÉTICOS E HEREDITÁRIOS, DOENÇAS ADQUIRIDAS PELA MÃE DURANTE A GESTAÇÃO (RUBÉOLA, DIABETES, SÍFILIS, ETC.) OU USO DE DROGAS OTOTÓXICAS (MEDICAMENTOS QUE AFETAM A AUDIÇÃO); 

    II. Peri-natais– ADQUIRIDAS NO MOMENTO DO NASCIMENTO, COMO A PREMATURIDADE, ANÓXIA (FALTA DE OXIGENAÇÃO NO CÉREBRO), HIPÓXIA (POUCA OXIGENAÇÃO NO CÉREBRO) OU PARTO TRAUMÁTICO (PARTO RÁPIDO DEMAIS OU MUITO DEMORADO); 

    III. Pós-natais– CAUSADA POR ALGUMA DOENÇA ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA, POR EXEMPLO, MENINGITE, CAXUMBA, SARAMPO, INFECÇÕES, ENTRE OUTRAS.

    Resposta Marcada :

    As afirmações I, II e III são verdadeiras.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • OS TIPOS DE SURDEZ VARIAM DE ACORDO COM A LOCALIZAÇÃO DA LESÃO NO APARELHO AUDITIVO. O MEC DIVIDE EM QUATRO OS TIPOS DE PERDA AUDITIVA. 

    – CONDUTIVA – PATOLOGIAS LOCALIZADAS NO OUVIDO EXTERNO E/OU MÉDIO. GERALMENTE SÃO OCASIONADAS POR CAUSAS PÓS-NATAIS E EM SUA MAIORIA SÃO REVERSÍVEIS APÓS TRATAMENTO.

    – NEUROSSENSORIAL – DE ORIGENS PRÉ-NATAIS. LOCALIZA-SE NO NERVO COCLEAR E ESSE TIPO DE LESÃO É IRREVERSÍVEL.

    – MISTA – AFETA AO MESMO TEMPO O OUVIDO EXTERNO E/ OU MÉDIO E O OUVIDO INTERNO. OCORRE DEVIDO A FATORES AMBIENTAIS. ESSE CASO TAMBÉM É IRREVERSÍVEL. 

    – CENTRAL – ALTERAÇÃO LOCALIZADA NO CÉREBRO. PODE SER LOCALIZADA DESDE O TRONCO CEREBRAL ATÉ AS REGIÕES SUBCORTICAIS E CÓRTEX CEREBRAL.

    Resposta Marcada :

    Apenas uma das afirmações não é verdadeira

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • EXISTEM CINCO CATEGORIAS DE IDENTIDADES SURDAS: POLÍTICA, HÍBRIDA, DE TRANSIÇÃO, INCOMPLETA E FLUTUANTE. POR ISSO, É UM ERRO PENSAR QUE AS PESSOAS SURDAS FORMAM UM GRUPO HOMOGÊNEO.

    LEIA AS INFORMAÇÕES ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA OS TERMOS CORRESPONDENTES SEGUNDO A ORDEM EM QUE ESTÃO DISPOSTAS.

    – QUANDO O SURDO NÃO ACEITA A PRÓPRIA SURDEZ E FAZ DE TUDO PARA SE ENQUADRAR NO MUNDO OUVINTE. 

    – ACONTECE COM SURDOS QUE USAM IDENTIDADES DIFERENTES EM MOMENTOS DIFERENTES.

    – É CARACTERIZADA POR UM MOMENTO ESPECÍFICO DA VIDA DO SURDO. É EXATAMENTE AQUELE EM QUE ELE PASSA DE UM MUNDO OUVINTE, ONDE SEMPRE FOI OBRIGADO A VIVER, PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA COM O MUNDO SURDO. 

    – HÁ O PREDOMÍNIO DA EXPERIÊNCIA VISUAL EM DETRIMENTO DA AUDITIVA.

    – AQUELA EM QUE A PESSOA SURDA SOFRE PRESSÕES DE TODA A ESPÉCIE PARA NÃO SE IDENTIFICAR COM OUTROS SURDOS.

    Resposta Marcada :

    Identidade surda flutuante; Identidade surda híbrida; Identidade surda de transição; Identidade surda política; Identidade surda incompleta.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • LEIA AS INFORMAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA LIBRAS E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

    Resposta Marcada :

    Em 2005 ocorreu um fato importante para a comunidade surda no Brasil, a regulamentação do Decreto n° 5.626/2005 que regulamenta e oficializa a difusão da língua de sinais e a insere como disciplina obrigatória nas instituições de ensino, para a formação de professores, instrutores de libras.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • PENSANDO EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PELAS CRIANÇAS SURDAS, QUADROS E CRUZ (2011) APRESENTAM TRÊS ESPAÇOS ONDE HÁ POSSIBILIDADE DE ACONTECER ESSE PROCESSO. QUAIS SÃO ELES?

    Resposta Marcada :

    O lar, a escola e a clínica

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELA CRIANÇA SURDA, É CORRETO AFIRMAR QUE:

    Resposta Marcada :

    Há a necessidade de uso da Libras desde o nascimento.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • COM O RECONHECIMENTO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA, MUITOS FORAM OS AVANÇOS CONQUISTADOS, EXCETO:

    Resposta Marcada :

    Surdos ocupando cargos de menos destaque, como de empacotador de mercado ou na produção de empresas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • ALÉM DA SINALIZAÇÃO, A LIBRAS POSSUI UMA FORMA DE SER ESCRITA, O SISTEMA SIGNWRITING. ESSE SISTEMA É POUCO UTILIZADO DENTRO DA COMUNIDADE SURDA, DEVIDO À SUA COMPLEXIDADE. NO ENTANTO, SEGUNDO PAIXÃO E ALVES (2018, P. 48), ESSE SISTEMA PODERIA SER UTILIZADO PARA:

    Resposta Marcada :

    o letramento do surdo, uma vez que, é um sistema de fácil aprendizagem pelo surdo e que o letramento amplia o desenvolvimento do pensamento.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Total20 / 20

Post a Comment