Leia a crônica a seguir, de Luis Fernando Verissimo, para responder às atividades propostas.


Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

Um copo de cerveja... para não lembro bem para o que, mas faz bem.

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, por- que todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

[...]

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana

[...].

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal Tchau!

Viva a vida com bom humor!!!

VERISSIMO, Luis Fernando. Exigências da vida moderna. Disponível em: <www.universodosleitores.com/2017/03/cronica-exigencias-da-vida-moderna-de.html>. Acesso em: 13 maio 2018.

1. Na crônica “Exigências da vida moderna”, o eu do cronista comenta as imposições do novo contexto social. Com bom humor, mas também recheado de argumentos que levam à reflexão, esse texto aponta algumas imposições que não condizem com a realidade. E, no cenário criado pelo escritor Luis Fernando Verissimo, entre os muitos recursos utilizados, a pontuação acaba ajudando a imprimir a tonalidade humorística e crítica.

Com base nessas informações, responda: qual é o tema explorado nessa crônica?

As exigências da vida moderna, quase sempre absurdas e não condizentes com a rotina das pessoas.

2. Qual é a tese defendida pelo eu do cronista?

O eu do cronista alega que é impossível atender a todas as exigências impostas, pois não há tempo suficiente para dar conta de tudo que precisa ser realizado, de acordo com as convenções sociais.

3. Quase no fim do texto, o narrador comenta: “Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!”.

Quando ele propõe essa solução e começa a enumerar o que precisa ser feito, é possível perceber que recurso expressivo ele utiliza para obter o efeito desejado?

Explique sua resposta.

Com base nessa informação, quando o eu do cronista começa a juntar e a enumerar tudo que precisa ser realizado e como isso deve acontecer, ele utiliza a ironia e o humor, pois opta por informar que atender a todas as exigências da modernidade é praticamente impossível. Mas faz isso em meio ao bom humor, característica que é muito peculiar nas crônicas de Luis Fernando Verissimo.

4. Analise e justifique o uso dos sinais de pontuação indicados nos excertos a seguir, retirados da crônica “Exigências da vida moderna”.

a) “Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões ajudam a digestão).” (parênteses)

Isolam uma informação que tem valor explicativo.

b) “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.” (reticências)

Marcam uma interrupção do pensamento.

c) “Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”. (vírgulas)

A primeira isola uma expressão explicativa; as demais, separam uma enumeração de elementos.

d) “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”. (dois-pontos)

Introduzem uma explicação.

e) “Viva a vida com bom humor!!!” (ponto de exclamação)

Enfatiza o imperativo, ou seja, a dica dada.

5. Agora, explique: por que todas as frases transcritas no exercício 4 foram coloca- das entre aspas?

Porque elas foram copiadas do texto original, ou seja, trata-se de uma citação textual.

Post a Comment