Artigo de Opinião – O amanhã dos livros

ter, 29 de março de 2016 08:31

Gabriel Bocorny Guidotti

Jornalista e escritor


Sou um “livrólatra”. Tenho vício em livros. Começo um, devoro e parto para outros. Não posso evitar. Devo admitir que o momento de pós-leitura é melhor do que a leitura em si, pois passo a diagnosticar os motivos pelos quais o enredo chegou ao clímax. Refletir faz parte dessa arte léxica. Assim posto, meu gostar de livros é condicionado: jamais cederei à literatura digital. A experiência não tem a mesma tenacidade, em minha opinião.

Durante a semana observei, dentro de um ônibus, alguns jovens usando aparelhos de e-books. Sem temer olhares paralelos, eles liam arquivos que outrora eram impressos e colocados com orgulho na estante. Parei para pensar. Será que os livros eletrônicos vão acabar com o bom e velho livro em sua forma ortodoxa? Será que todo papel, por uma questão de praticidade, será substituído por um link dentro de computadores?

Desde Gutenberg, fundador da prensa gráfica — que permitiu a propagação de um imenso universo literário — o homem deu asas à criação. A comunicação escrita, restrita então às classes dominantes, viu na impressão uma expansão por todos os cantos da Europa e do mundo. E tal evolução permanece em constante movimento, pois os impressos, tidos como grande referência de conhecimento, tiveram de se adaptar às novas tendências, ganhando outros formatos e se propagando pelo meio digital.

E-books, desse modo, são a prensa gráfica do século XXI. Se eles vão amealhar corações e acabar com a forma tradicional de leitura? Bem, o futuro dirá. Jamais se pode condenar a tecnologia, pois ela surge para nos auxiliar. A inovação sempre será uma opção. Você pode utilizá-la ou não. Eu optei. Tocar o papel, sentir o cheiro de um livro novo, manusear as páginas do conhecimento... o livro impresso é mais do que mera circunstância de leitura.

Um livro digital pode ser carregado em um mínimo pen drive. Mais do que isso, dentro de leitores digitais é possível armazenar milhares de títulos e explorar universos que vão muito além da tela de cristal líquido. Os impressos, entretanto, são cult e carregam as memórias de um passado brilhante. Observar suas capas, escolher entre um e outro num jogo de encontros e desencontros são fatores diferenciais para leitores assíduos como eu. Um caso de amor, diga-se de passagem, para a vida inteira.

GUIDOTTI, Gabriel Bocorny. O amanh‹ dos livros. Disponível em: <http://gazetadotriangulo.com.br/tmp/noticias/artigo-de-opiniao-o-amanha-dos-livros/>. Acesso em: 30 abr. 2018.

1. Você já estudou que o título de um artigo de opinião é um elemento importante, pois pode indicar também o posicionamento do articulista a respeito do assunto abordado. O título do artigo lido apresenta essa característica? Explique.

Não, esse título não apresenta o posicionamento do articulista, apenas dá uma pista do assunto a ser abordado no artigo.

2. No início do artigo, aparecem as seguintes informações sobre o articulista:

Gabriel Bocorny Guidotti

Jornalista e escritor

Em sua opinião, qual é o efeito pretendido com a publicação desse tipo de informação sobre o autor do texto?

As indicações sobre o autor do texto dão mais credibilidade ao artigo, pois se trata de uma pessoa que tem conhecimento do assunto, portanto tem como falar sobre ele.

3. O primeiro parágrafo de um artigo de opinião contextualiza o tema a ser aborda- do e antecipa a posição do articulista. Releia este parágrafo.

Sou um “livrólatra”. Tenho vício em livros. Começo um, devoro e parto para outros. Não posso evitar. Devo admitir que o momento de pós-leitura é melhor do que a leitura em si, pois passo a diagnosticar os motivos pelos quais o enredo chegou ao clímax. Refletir faz parte dessa arte léxica. Assim posto, meu gostar de livros é condicionado: jamais cederei à literatura digital. A experiência não tem a mesma tenacidade, em minha opinião.

a) Qual é o tema do artigo?

A troca de livros impressos por digitais (livros em formato e-book).

b) Nesse parágrafo, é possível identificar o posicionamento do articulista? Explique.

Sim, pelo trecho em que diz “jamais cederei à literatura digital”.

c) Que explicação justifica a opinião do autor de que o livro impresso é mais interessante que o digital?

Para ele, a experiência com o livro digital não tem a mesma tenacidade de um livro impresso. Ele diz que prefere tocar o papel, sentir o cheiro de um livro novo, manusear as páginas do conhecimento.

4. Em um momento do texto, o articulista pergunta: “Será que os livros eletrônicos vão acabar com o bom e velho livro em sua forma ortodoxa?”.

a) A quem essa pergunta é dirigida?

Ao leitor.

b) Qual é sua opinião sobre isso?

Resposta pessoal.

5. Para convencer o leitor, de qual recurso argumentativo (exemplos, dados numéricos ou estatísticos, citação de autoridade) o articulista fez uso? Explique.

Ele utiliza exemplos de uso de e-books no cotidiano e fala de sua experiência com os livros.

6. Identifique de que forma o artigo de opinião lido foi concluído.

O articulista faz uma breve retomada do assunto, para enfatizar seu posicionamento.

Post a Comment