O texto a seguir é uma carta aberta. Que assuntos podem ser tratados em uma carta como essa? Quem pode ser remetente desse tipo de carta? Com que objetivo esse tipo de carta é produzido?

Após refletir sobre esses aspectos, leia a carta aberta a seguir e conheça melhor esse gênero textual.



Carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia

Acabamos de comemorar o menor desmatamento da Floresta Amazônica dos últimos três anos: 17 mil quilômetros quadrados. É quase a metade da Holanda. Da área total já desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três estados de São Paulo. Não há motivo para comemorações. A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta.

Depois de tombada na sua pujança, [...] madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias. Apesar do extraordinário esforço de implantarmos unidades de conservação como alternativas de desenvolvimento sustentável, a devastação continua. Mesmo depois do sangue de Chico Mendes ter selado o pacto de harmonia homem/natureza, entre seringueiros e indígenas, mesmo depois da aliança dos povos da floresta “pelo direito de manter nossas florestas em pé, porque delas dependemos para viver”, mesmo depois de inúmeras sagas cheias de heroísmo, morte e paixão pela Amazônia, a devastação continua.

Como no passado, enxergamos a Floresta como um obstáculo ao progresso, como área a ser vencida e conquistada. Um imenso estoque de terras a se tornarem pastos pouco produtivos, campos de soja e espécies vegetais para combustíveis alternativos ou então uma fonte inesgotável de madeira, peixe, ouro, minerais e energia elétrica. Continuamos um povo irresponsável. O desmatamento e o incêndio são o símbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico e como tratá-lo.

Um país que tem 165.000 km2 de área desflorestada, abandonada ou semiabandonada, pode dobrar a sua produção de grãos sem a necessidade de derrubar uma única árvore. É urgente que nos tornemos responsáveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais.

Portanto, a nosso ver, como único procedimento cabível para desacelerar os efeitos quase irreversíveis da devastação, segundo o que determina o § 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal, onde se lê:

“A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”.

Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!

É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.

SOMOS UM POVO DA FLORESTA!

ECO VIAGEM. Carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia.

Disponível em: <http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/carta-aberta-de-artistas-brasileiros-sobre-a-devastacao-da-amazonia-6510.asp>. Acesso em: 21 abr. 2018.

1. Há, nesse texto, mais alguma palavra cujo significado você desconheça? Se houver, procure-a no dicionário e registre o significado dela.

Resposta pessoal.

2. As suposições que você fez antes de ler a carta aberta se confirmaram após a leitura? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

3. Com que objetivo essa carta aberta foi produzida? Assinale a resposta.

a) Informar sobre a comemoração do menor desmatamento da Floresta Amazônica, em determinado período.

b) Instruir o leitor a como colaborar para diminuir o desmatamento.

c) Protestar contra o desmatamento da Floresta Amazônica, que ainda continua expressivo, apesar de ter havido diminuição.

Alternativa C

4. De acordo com o texto, por que é importante preservar a Floresta Amazônica?

Essa floresta atua como um lençol térmico que protege o solo dos raios solares, propiciando o desenvolvimento da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do planeta.

5. Releia este trecho da carta aberta:

[...] madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias.

a) Esse trecho mostra dois motivos pelos quais a Floresta Amazônica vem sendo devastada, ou seja, com que finalidade a estão desmatando. Explique por que isso vem ocorrendo.

A floresta está sendo desmatada para dar lugar a pastagens, indicado pela expressão “semear capim”, e para o desenvolvimento da agricultura, indicado pela expressão “semear [...] soja”.

b) Quem seriam os forasteiros a que esse trecho faz referência?

As pessoas de outros lugares que compram terras ou se apossam delas para desenvolver a agricultura e a pecuária.

6. Em um trecho da carta, é citado o nome de uma pessoa, Chico Mendes.

a) Você conhece a história dele? Em caso positivo, conte o que sabe.

Resposta pessoal.

b) Com base na carta, o que é possível concluir sobre quem foi Chico Mendes?

É possível concluir que Chico Mendes sofreu algum tipo de violência (em virtude da referência ao sangue) e foi responsável por selar um pacto pela natureza entre seringueiros e indígenas.

7. Segundo a carta, a devastação da Floresta Amazônica ainda continua, mesmo com as várias ações realizadas para impedi-la. Transcreva o trecho da carta que trata sobre isso.

“[...] mesmo depois de inúmeras sagas cheias de heroísmo, morte e paixão pela Amazônia, a devastação continua”.

8. De acordo com o que foi apresentado na carta, houve alguma evolução na forma como a humanidade enxergava e enxerga as florestas? Justifique sua resposta.

Não. Segundo o que foi afirmado na carta, os seres humanos ainda consideram as florestas uma área que deve dar lugar a outros espaços, pastagens, plantações, etc., ou, ainda, como uma fonte inesgotável de extração dos mais diversos tipos de produtos naturais: ouro, madeira, minerais, etc.

9. Segundo os autores da carta, é possível ampliar a produção agrícola no país sem que seja preciso devastar as florestas. Como isso pode acontecer?

Eles citam que o Brasil tem 165 000 km2 de área desflorestada, abandonada ou semiabandonada, que pode ser utilizada para o desenvolvimento agrícola, sem a necessidade de derrubar uma única árvore.

10. A carta é finalizada com a apresentação de um trecho da Constituição Federal brasileira.

a) Sobre o que trata esse trecho da Constituição?

O trecho explica o que a Floresta Amazônica representa para o Brasil e como ela deve ser utilizada e cuidada.

b) Com que objetivo foi apresentado o trecho desse documento?

Para mostrar que o uso e a preservação da Floresta Amazônica são protegidos por lei.

11. Uma carta aberta sempre apresenta um título. Releia o título da carta que você leu.

Carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia

a) Que informações esse título apresenta?

O título apresenta os autores/remetentes da carta (artistas brasileiros) e o assunto que motivou a respectiva escrita (a devastação da Amazônia).

b) Geralmente, nesse gênero textual, o título revela seu destinatário, que pode ser, por exemplo, a sociedade como um todo, grupos da sociedade (políticos, sindicatos, etc.), o diretor de uma instituição educacional, representantes de empresas, etc. Na carta lida, isso não acontece, mas, mesmo assim, é possível identificar a quem a carta é dirigida. Identifique o destinatário e registre-o.

Aos governos Federal, Estadual e Municipal.

12. Uma carta aberta é um texto argumentativo, ou seja, é produzido com o intuito de persuadir o leitor a aderir a uma ideia. Assim, além dos argumentos, pode conter críticas, solicitações e alertas. Identifique, na carta, exemplos desses recursos e sublinhe-os de acordo com as indicações a seguir:

um exemplo de argumento;

um exemplo de crítica;

um exemplo de solicitação;

um exemplo de alerta.

Argumento: “Não há motivo para comemorações. A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta.”; crítica: “Continuamos um povo irresponsável. O desmatamento e o incêndio são o símbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico e como tratá-lo.”; solicitação: “Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!”; alerta: “Apesar do extraordinário esforço de implantarmos unidades de conservação como alternativas de desenvolvimento sustentável, a devastação continua.”

13. Além do título, fazem parte da estrutura da carta aberta os seguintes elementos:

• introdução – apresenta, de forma enfática, o assunto que motivou a carta;

• desenvolvimento – trecho em que são desenvolvidas as ideias relacionadas ao assunto por meio da apresentação de críticas, argumentos, solicitações, alertas, etc.;

• conclusão – apresenta a conclusão das ideias, solicitando uma possível solução para o caso exposto.

Identifique os parágrafos da carta lida que correspondem a cada uma dessas partes.

Introdução: 1º- parágrafo; desenvolvimento: 2º- ao 4º- parágrafos; conclusão: 5º- ao 9º- parágrafos.

Post a Comment