Os textos a seguir são minicontos, também conhecidos como microcontos.

Alguns desses textos são compostos de apenas uma linha.

Leia atentamente os textos a seguir e observe as características estudadas sobre esse gênero textual.



O indeciso

O homem entrou numa loja de antiguidades.

Gostou tanto do que viu que não conseguia decidir o que levar.

Passou tanto tempo nisto que foi posto à venda.

COSTA, Rui. O indeciso. In: CHAFFE, Laís (Org.). Contos de algibeira.Porto Alegre: Casa Verde, 2007. p. 45.


Agenda

Nascer de novo, fazer relaxamento, colocar rede (dormir no chão), comprar chaleira, rolar como seixo, acabar com o mimo, cortar cabelo e ficar bonito, jogar nenhum jogo com o desejo, continuar amando ela.

PIRATA, Mario. Agenda. In: CHAFFE, Laís (Org.). Contos de algibeira. Porto Alegre: Casa Verde, 2007. p. 102.


1. Observe os títulos dos minicontos lidos “O indeciso” e “Agenda” e explique a relação que há entre eles e as histórias a que se referem.

Texto A – “O indeciso”: o título faz referência a uma característica do personagem citado na narrativa; texto B – “Agenda”: o título remete a um material (caderno, livro, caderneta, etc.) utilizado para organizar ações e tarefas a serem realizadas, e o miniconto apresenta exatamente uma lista de ações, lembretes, compromissos que o narrador precisa realizar.

2. Releia o miniconto A e responda às questões a seguir.

a) A que indecisão o texto faz referência?

À indecisão que o personagem passou a ter em relação ao que levar (comprar) ao entrar na loja de antiguidades.

b) O que causou essa reação no personagem?

O fato de ter gostado muito do que tinha visto na loja.

c) Toda essa indecisão teve uma consequência para o personagem. Explique qual foi essa consequência e por que ela ocorreu.

Como passou muito tempo dentro da loja, o homem acabou tornando-se uma antiguidade e, com isso, foi posto à venda como uma mercadoria.

3. No miniconto A, é possível identificar uma figura de linguagem denominada hipérbole. Leia, a seguir, uma definição desse recurso linguístico.

A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste em uma forma de expressão exagerada sobre algo e tem como objetivo aumentar a expressividade do texto.

a) Identifique qual é a hipérbole expressa no miniconto A.

A hipérbole consiste no exagero da indicação do tempo que a pessoa ficou na loja, a ponto de se tornar ela mesma uma antiguidade e ser colocada à venda.

b) Que efeito o emprego dessa figura de linguagem criou na história narrada?

O emprego da hipérbole criou um efeito de humor à história.

4. Com base nas ações narradas no miniconto B, responda às questões a seguir.

a) O que é possível concluir a respeito do personagem da história?

É possível concluir que ele tem a intenção de mudar de vida.

b) Entre as ações descritas, uma delas é contrária ao principal objetivo do personagem.

Identifique qual é essa ação e explique por que ela destoa dos demais objetivos.

A ação que destoa das demais é que o personagem ainda continuará com seu amor por determinada pessoa. O personagem inicia a narrativa apresentando ações que demonstram que ele quer mudanças em sua vida – “Nascer de novo” – e, depois, cita outras ações que aparentemente não fazem parte de seu cotidiano, reforçando que deseja coisas novas para sua vida. No entanto, finaliza citando algo que permanecerá acontecendo com ele.

c) Com base na história narrada, o que pode ter ocorrido com o personagem que o fez ter essa intenção em relação à sua vida?

Sugestões de respostas: O personagem pode ter saído de um relacionamento, o que o fez pensar que precisa mudar alguns de seus hábitos para continuar sua vida; pode estar passando por uma crise emocional, financeira... e seu único ponto de apoio (que deseja manter como tal) é a mulher amada.

5. Sobre os desfechos dos minicontos, o que há neles que causa certa surpresa no leitor? Comente.

No miniconto A, o que causa surpresa no leitor é a indicação de que o homem foi posto à venda, pois, no decorrer da narrativa, esperava-se que a atitude do personagem seria outra, por exemplo, comprar muita coisa, comprar a loja para si. O desfecho quebra essa expectativa ao informar que ele passou a ser tratado como objeto, em virtude do tempo que permaneceu na loja em razão de sua indecisão.

No miniconto B, o personagem vai descrevendo ações que indicam mudanças de hábitos e, de repente, cita uma ação que indica que continuará realizando. Isso causa certa surpresa no leitor, pois quebra a lógica dos tipos de ações que vinha descrevendo, levando o leitor a pensar a respeito do que motivou o personagem a manter essa atitude.

1 Comentários

Postar um comentário