O texto a seguir é um artigo de divulgação científica. Quais assuntos você imagina que costumam ser tratados em textos de divulgação científica? O texto que você vai ler possibilita às pessoas conhecerem informações sobre a relação entre os seres humanos e os cães. Para você, por que esse assunto teria sido alvo de pesquisas? Você considera interessante uma pesquisa sobre esse assunto? Por quê?

Agora, leia o texto e conheça as informações descobertas.

Cães e nós: laços mais longos

A relação especial entre cães e humanos pode ser mais longa do que se pensa.

Para muitos — inclusive para este signatário —, cães são os animais mais fantásticos que a evolução pela seleção natural produziu. A estreita ligação entre eles e humanos tem sido longamente debatida e pesquisada, e as análises até agora indicavam que essa relação — entenda-se, domesticação — começou há cerca de 16 mil anos, quando os cães teriam divergido dos lobos.

Agora, essa data foi jogada bem para trás. O que levou a essa conclusão foi a análise de um pedaço de osso de costela de um lobo de Taimyr, região do norte da Sibéria (Rússia). Inicialmente negligenciada, a peça [...], quando datada por métodos radioativos, surpreendeu a equipe de Pontus Skoglund, da Escola de Medicina da Universidade Harvard e do Instituto Broad, ambos nos EUA. Skoglund e colegas concluíram que a separação entre cães e lobos modernos teria acontecido entre 27 mil e 40 mil anos atrás — mais provavelmente, por volta de 35 mil anos atrás, idade mais precisa do fragmento de costela. Segundo os autores, os resultados da análise põem o lobo de Taimyr como o mais recente ancestral comum dos lobos modernos e dos cães.

“Descobrimos que esse indivíduo pertence a uma população que divergiu de um ancestral comum dos lobos modernos e dos cães em um período muito próximo àquele da aparição da linhagem dos cães domésticos“, escreveram os autores na introdução do artigo.

A análise do DNA do fragmento — que se tornou a primeira sequência genética de um carnívoro do Pleistoceno — mostrou que o material genético do lobo de Taimyr é igualmente relacionado ao dos cães e dos lobos modernos.

O estudo mostrou também que o husky siberiano e o cão-da-groenlândia modernos [...] têm muitos genes em comum com o lobo de Taimyr. “A força do DNA nos dá evidência direta de que o husky siberiano que vemos hoje passeando pelas ruas descende diretamente de um lobo que vagou pelo norte da Sibéria há 35 mil anos”, disse Skoglund. Esses resultados estão em Current Biology (21/5/15).

Segundo os autores, há duas formas alternativas de interpretar a datação e o perfil genético. A primeira é imaginar que “houve uma grande divergência entre duas populações de lobo naquela época [cerca de 35 mil anos atrás], e uma dessas populações deu origem aos lobos modernos, e a outra se tornou extinta”. A segunda é pensar que os lobos tenham acompanhado populações humanas por um longo período, comendo restos de comida, e que só foram domesticados milhares de anos mais tarde.

Para Skoglund e colegas, as duas hipóteses são muito menos prováveis do que a apresentada por eles no artigo: a domesticação teria ocorrido por volta de 35 mil anos atrás.

O resultado não deve ficar sem críticas, pois a comunidade de especialistas dessa área está longe do consenso, como mostra excelente reportagem da Science (17/04/15, p. 274-281).

[...]

CÃES e nós: laços mais longos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, n. 327, v. 55, p. 13, jul. 2015.

1. Com que finalidade esse artigo foi publicado?

Com o objetivo de divulgar dados acerca de quando os cães passaram a ser domesticados.

2. Leia a seguinte informação sobre a revista em que o artigo lido foi publicado.

A revista Ciência Hoje é especializada em publicar textos de divulgação científica para um público amplo e heterogêneo. As publicações divulgam tanto pesquisas realizadas em nosso país quanto no exterior, relacionadas às mais diferentes áreas do conhecimento científico.

Agora, assinale a alternativa que apresenta alguns elementos presentes no artigo lido, que contribuem para essa finalidade.

a) Apresenta um assunto de interesse público, com base apenas em opiniões pessoais do autor do artigo, sem explicar de forma detalhada como os resultados foram obtidos.

b) Apresenta um assunto de interesse público, que é explicado por meio da apresentação de resultados de pesquisas e citações de falas dos envolvidos na pesquisa.

3. O artigo inicia com um comentário sobre como os cães são vistos pelos seres humanos.

a) O que se afirma sobre isso?

Os cães são os animais mais fantásticos que a evolução pela seleção natural produziu.

b) E para você, o que esses animais representam?

Resposta pessoal.

4. De acordo com o artigo, o que as pesquisas revelavam sobre o início da relação entre humanos e cães?

As pesquisas revelavam que essa relação se iniciou há cerca de 16 mil anos.

5. O que fez com que essa concepção mudasse?

Essa data foi revista após a descoberta e a análise do DNA de um pedaço de osso de costela de um lobo de Taimyr, o que lançou a hipótese de que a separação entre lobos e cães teria ocorrido entre 27 mil e 40 mil anos atrás – mais provavelmente, por volta de 35 mil anos atrás, idade mais precisa do fragmento da costela.

6. Após a divulgação de que a domesticação dos cães teria ocorrido milhares de anos antes do que se sabia até então, são apresentados resultados das novas pesquisas sobre o assunto.

a) Quem fornece as informações sobre esses resultados?

Os autores da pesquisa.

b) De que forma é possível saber que essa informação foi apresentada por esses autores?

Por meio das citações apresentadas no decorrer do artigo, destacadas por aspas.

7. O que mais o estudo feito com o DNA do fragmento de osso revelou?

O estudo mostrou que o husky siberiano e o cão-da-groenlândia modernos possuem muitos genes em comum com o lobo de Taimyr, que teria vivido há 35 mil anos.

8. Quando e onde os resultados dessa pesquisa foram publicados?

Os resultados foram publicados em 21/05/2015, em um material intitulado Current Biology.

9. Em determinado trecho do artigo, são explicitados os responsáveis pela pesquisa divulgada. Identifique e escreva quem são eles.

A equipe de Pontus Skoglund, da Escola de Medicina da Universidade Harvard e do Instituto Broad, ambos nos EUA.

10. Segundo os autores, há duas formas alternativas de interpretar a datação e o perfil genético.

a) Quais são elas?

A primeira alternativa é imaginar que houve grande divergência entre duas populações de lobo e que uma delas deu origem aos lobos modernos e que a outra se tornou extinta. A segunda é pensar que os lobos passaram a acompanhar seres humanos por um longo período, mas que somente foram domesticados milhares de anos mais tarde.

b) Apesar de haver essas duas alternativas, a que conclusão Skoglund e sua equipe chegaram?

Para eles, as duas hipóteses são muito menos prováveis do que a apresentada por eles, no caso, a de que a domesticação teria ocorrido por volta de 35 mil anos atrás.

11. No artigo, são comentadas as hipóteses de quando teve início a relação humana com cães e que ainda não há um consenso sobre a exatidão dessas informações.

Caso o artigo mostrasse somente os dados da pesquisa divulgada pela equipe de Skoglund, qual seria a provável impressão do leitor sobre os fatos?

Resposta esperada: O leitor poderia ter a impressão de que os dados apresentados pela equipe de Skoglund e seus colegas revelam quando exatamente isso ocorreu.

Se necessário, explicar aos alunos que a Paleontologia é uma ciência que desenvolve estudos e pesquisas das formas de vida que existiram em períodos geológicos passados, com base nos seus fósseis.

12. Um artigo de divulgação científica divulga pesquisas e descobertas relacionadas a diversas áreas de conhecimento. À qual área de conhecimento correspondem as informações apresentadas no artigo lido?

a) Linguística.

b) Física.

c) Tecnologia.

d) Paleontologia.

13. A que tipo de público esse artigo é dirigido? Quais seriam os interesses desse público ao ler o artigo?

Respostas possíveis: Esse artigo é dirigido às pessoas que têm afinidade maior com cães ou que se interessam por pesquisas da área da Paleontologia e a estudiosos dessa área.

14. Um artigo de divulgação científica é um gênero expositivo que divulga informações sérias, levantadas com base em pesquisas e estudos. Quais fontes de pesquisa foram utilizadas para escrever o artigo “Cães e nós: laços mais longos”, de modo a mostrar a seriedade das informações?

Além de uma pesquisa sobre o assunto, foram empregados dados obtidos pela equipe de Pontus Skoglund, da Escola de Medicina da Universidade Harvard e do Instituto Broad, ambos nos EUA, e citações (falas) dos envolvidos na pesquisa.

15. Logo após o título do artigo, há um parágrafo denominado linha fina.

a) Identifique e transcreva a linha fina do artigo de divulgação científica lido.

A relação especial entre cães e humanos pode ser mais longa do que se pensa.

b) Assinale o item em que se descreve a função de uma linha fina em um artigo de divulgação científica.

( ) A linha fina tem a função de apresentar as informações principais do artigo, de forma detalhada.

(X) A linha fina tem a função de apresentar um breve resumo acerca do assunto principal que será desenvolvido no artigo e funciona como um subtítulo.

16. Os artigos de divulgação científica podem apresentar alguns recursos visuais que auxiliam a comprovar a veracidade dos fatos. Qual dos recursos abaixo foi utilizado no artigo lido?

a) Gráficos.

b) Fotografias.

c) Infográficos.

d) Esquemas.

17. De que forma o artigo de divulgação científica foi finalizado? Qual é a importância dessa afirmação?

O autor comenta que os resultados obtidos por meio da pesquisa abordada serão discutidos, o que mostra que os resultados não são exatos.

Post a Comment