É provável que você já tenha acompanhado entrevistas em programas de TV ou rádio, canais de vídeo ou áudio na internet ou lido em jornais, revistas ou sites. Elas têm extensão variada e algumas delas, mais curtas, podem estar inseridas em notícias ou reportagens. Vamos iniciar o estudo deste capítulo lendo a transcrição de uma entrevista feita em um programa de TV.

Serginho entrevista vítima de bullying

Serginho Groisman: Eu vou falar agora com essa garota queeee... sofreu, na escola, um problema muito grave. Ela tá aqui; por favor, venha. (Aplausos.)

SG: [...] A Manoela, a gente descobriu numa outra conversa. Ela estava sentada aqui (apontando um lugar na plateia)... ali, e foi tão forte o que ela disse que eu falei “pô, vou convidar de novo para ela contar melhor essa história”, que é uma história de associação de bullying com racismo, com preconceito racial. [...]

SG: Bom, você estudava numa escola, em Ribeirão Preto, numa escola particular, foi isso?

Manoela Sales: Isso.

SG: E o que aconteceu lá?

MS: Então, eu entrei lá, nessa escola particular, e ela tem um grande nome. Foi até um pouco difícil pros meus pais poderem tá pagando, né? E quando eu entrei eu não fui muito bem recebida, só que eu achei que ia passar, mas não passou. Começaram as ofensas, eu não podia fazer pergunta em sala de aula porque os professores me ridicularizavam, os alunos me ridicularizavam. Aí começaram as piadinhas com o meu nome, com tudo o que eu falava, começaram a jogar lixo em mim, começaram a bater na minha carteira, começaram a cuspir em mim, gritar palavrão no co... enquanto eu andava no corredor, essas coisas assim. E aí, eu... e os professores presenciavam isso, os professores viam isso e falavam assim “senta lá que daqui a pouco eles param”, “não, relaxa, daqui a pouco eles param”. E aí eu fui entrando numa tristeza e numa paranoia que eu não queria ir mais pra escola, eu só chorava, eu não conseguia fazer prova, eu não conseguia estudar, minhas notas foram caindo, caindo, caindo, caindo. E aí um dia... ééé... um dia não, né?, uma semana, eu não falei com ninguém. Ninguém falou comigo a semana. Eu fiquei uma semana indo pra escola quieta e sendo quieta, por - que ninguém dirigia a palavra a mim. E aí eu liguei pro meu pai no recreio e falei: “pai, conversa comigo, porque faz uma semana que ninguém fala comigo e eu t ô ficando muito triste”. E aí acho que foi quando meu pai falou “chega”. Sabe, porque a gente tentou a minha adaptação, a gente tentou tá ali, mas não deu. Aí meu pai falou “vamo procurar outra escola”, que foi a escola pública.

SG: Vamos ainda continuar aqui nessa primeira escola. Você atri - bui a que... hã... essa perseguição? O fato de você ser negra e ter poucos negros na escola, o fato de você, sei lá, não se relacionar bem, não ser uma boa aluna? O que é que levou as pessoas aaaa... fazerem essa perseguição e perseguições racistas? 

MS: Eu acredito que é a diferença. Como eu era a única negra, negra mesmo, assumida da sala, eu acho que a diferença pode ter é... dado pra eles uma oportunidade de tirar sarro daquilo, entendeu? Então, eles começaram aaaa... tra... a fazer com que a minha diferença fosse algo ruim dentro da sala de aula. E fizeram eu acreditar que a minha diferença era algo ruim. Então, por eu ser negra, por eu ter uma diferença socioeconômica deles... Eles chegaram a falar assim pra mim “se seu pai não tem fazenda, você não sabe conversar com a gente”. Então... era... era tudo assim. Então, como eu era “a” diferente do... do restante da turma, eu sofria essa perseguição.

 SG: E você, quando você veio aqui da primeira vez, você falou a respeito da palma da mão. Queria que você repetisse isso.

MS: Ééé... quando aconteceu esse episódio eu era bem menor, eu era criança, e uma menina na escola... ela achava muito diferente eu ser negra e achava ruim eu ser negra e ela achava que ela era melhor que eu por ser branca. E ela falou pra mim “olha pela... pra palma da sua mão, pelo menos isso é branco em você, só isso é branco em você”. E eu tam... e tipo, hã... o que mais aconteceu de discriminação racial comigo foi na infância, eu bem, bem pequena. Eu lembro que uma menina chegou em mim e fez assim na minha pele (passa o dedo no braço) “nossa, não sai”. Entendeu? Então, de mães falarem pras outras crianças “não pega nada dela, não, porque a mão dela é suja”. Então ééé... hoje em dia, ainda acontece essas coisas e o pior que acontece com crianças dentro das escolas, né? Então, as crianças não... não têm uma mente preparada pra receber aquilo e reagir. Então, infelizmente, elas recuam e sofrem com aquele bullying. E o... a chave pra não sofrer é falar, sabe?, pra você se libertar, seja bullying ou qualquer tipo de preconceito, racial, seja religioso, por opção sexual, eu acho que a gente tem que se libertar e falar, porque, quando uma história é contada, é importante para que ela não se repita daquela forma ruim. 

SG: Isso mesmo. [...] 

Serginho entrevista vítima de bullying. Altas horas. Rede Globo. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2018. 

1. Na entrevista que você leu, a entrevistada fala da experiência de bullying pela qual passou em uma escola onde estudava. 

 a) Que ações caracterizaram o bullying que ela sofreu? 

As ofensas direcionadas a ela por professores e alunos, ridicularizando-a; as piadas que muitos alunos fizeram com o nome dela e com tudo o que ela falava; alguns alunos jogarem lixo e cuspirem nela, baterem na carteira dela e gritar-lhe palavrões; a recusa de conversarem com ela.

 b) Segundo a entrevistada, os adultos foram coniventes com o bullying, isto é, permitiram que acontecesse? Explique. 

Sim. No começo da entrevista, Manoela diz que não podia dizer nada que era ridicularizada por professores e alunos. Além disso, em vez de agirem a favor dela, os professores pediam- -lhe, apenas, que ela tivesse paciência, porque, segundo eles, o bullying acabaria naturalmente.

c) Quais foram as consequências do bullying logo que a entrevistada começou a passar por essa situação?

A entrevistada não tinha mais vontade de frequentar as aulas, chorava muito e não conseguia estudar nem fazer provas.

2. A entrevista foi concedida alguns anos após os acontecimentos relatados. 

 a) Em que época da vida dela ocorreu o episódio da "palma da mão", que ela conta na última fala? 

Quando ela era criança.

 b) Por que, segundo ela, esse período da vida torna o enfrentamento da situação mais difícil? 

Porque a criança aceita a opinião alheia, não consegue reagir.

 c) O que a jovem pensa sobre o bullying na ocasião em que concede a entrevista? 

Ela entende que é fundamental denunciar os casos de bullying ou de preconceito e que a história pela qual alguém está passando deve ser conhecida de todos para que não se repita.

 d) Releia o trecho

“Então, infelizmente, elas recuam e sofrem com aquele bullying.” Que palavra revela o ponto de vista da entrevista diante do que ela relata?

O advérbio infelizmente.

3. Releia este trecho da entrevista. 

MS: Eu acredito que é a diferença. Como eu era a única negra, negra mesmo, assumida da sala, eu acho que a diferença pode ter é... dado pra eles uma oportunidade de tirar sarro daquilo, entendeu? Então, eles começaram aaaa... tra... a fazer com que a minha diferença fosse algo ruim dentro da sala de aula. E fizeram eu acreditar que a minha diferença era algo ruim. Então, por eu ser negra, por eu ter uma diferença socioeconômica deles...” 

a) De acordo com a entrevistada, quais fatores foram responsáveis pelo preconceito dos outros alunos contra ela? 

O fato de ela ser negra e ter uma condição financeira inferior à deles.

b) Releia o início do trecho. A resposta foi formulada como certeza ou hipótese? Comprove. 

Como hipótese, conforme prova o uso de acredito, que revela um julgamento, e não uma certeza.

c) Em sua opinião, o que ela quer dizer sobre os demais alunos quando afirma que era a “única negra, negra mesmo, assumida da sala”? 

Resposta pessoal. Sugestão: Ela quer dizer que havia outros alunos de origem negra (talvez com pele mais clara), mas que não assumiam sua negritude.

d) A entrevistada incluiu, nessa e em outras falas, comentários feitos por outras pessoas. Que tipo de discurso ela usou? 

O discurso direto.

e) Qual é a contribuição desse tipo de discurso para a compreensão da narrativa?

O discurso direto torna a narrativa mais dinâmica e ajuda o leitor a imaginar como aconteceram os atos de bullying e a intensidade do sofrimento causado na jovem.

4. Atente agora para a estrutura do texto e para o tipo de interação que ele propõe respondendo às questões a seguir. 

Releia um dos trechos da transcrição da entrevista. 

“SG: [...] A Manoela, a gente descobriu numa outra conversa. Ela estava sentada aqui (apontando um lugar na plateia)... ali, e foi tão forte o que ela disse que eu falei ‘pô, vou convidar de novo para ela contar melhor essa história’, que é uma história de associação de bullying com racismo, com preconceito racial. [...] 

[...] SG: Bom, você estudava numa escola, em Ribeirão Preto, numa escola particular, foi isso?”

a) O que levou o apresentador de um programa de TV a escolher essa jovem para ser entrevistada por ele? 

 A jovem já havia participado de um episódio anterior do programa e, ao ouvir o que ela disse na ocasião, o apresentador teve vontade de conhecer a história dela.

b) Observe que o apresentador não se refere ao mesmo interlocutor nas duas falas. Identifique os diferentes interlocutores, explicando como é possível perceber a mudança de um para o outro. 

Os ouvintes são o público e a entrevistada, respectivamente. É possível perceber a mudança de interlocutor pela maneira como o apresentador se refere a ele: na primeira fala, diz ela e, na outra, você.

c) Verifique a rubrica incluída na transcrição. Por que ela é necessária?

As palavras aqui e ali não fazem sentido sem a imagem, por isso é preciso indicar seu referente.

5. O conteúdo central da entrevista pode ser descrito como exposição de um conhecimento especializado, relato de uma experiência pessoal ou relato de um fato testemunhado?

Relato de uma experiência pessoal.

6. Você acha que houve interesse do público-alvo desse programa (jovens e adolescentes) em conhecer a história de Manoela Sales? Explique.

 Espera-se que os alunos respondam que provavelmente sim, ao observar que a experiência pessoal de Manoela estimula a reflexão e a discussão dos temas bullying e preconceitos racial e socioeconômico, além de servir de inspiração para outras crianças e adolescentes que porventura vivam situações semelhantes.

7. A entrevista é um diálogo. Em geral, qual dos interlocutores tem mais tempo de fala? Por quê?

O entrevistado tem mais tempo de fala, já que as experiências dele ou as informações por ele apresentadas são o assunto da entrevista.




Post a Comment