Leiam uma notícia divulgada por um jornal e discutam as respostas às perguntas a seguir. 

Vigilância em Saúde investiga suspeita de surto de virose em Santa Maria
Pacientes e funcionários do Hospital de Caridade, UPA e PA do Patronato apresentaram sintomas como vômito e diarreias

A Vigilância em Saúde de Santa Maria vai investigar a suspeita de um surto de virose na cidade. Desde sexta-feira, centenas de pessoas que procuraram o Pronto-Socorro do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e o Pronto-Atendimento do Patronato apresentaram vômito e diarreia, sintomas que podem indicar gastroenterite viral.

No Hospital de Caridade, 80 funcionários apresentaram sintomas e 62 deles foram afastados do trabalho no final de semana. Além disso, segundo a médica Isabel Castro Lotti, responsável pela Medicina do Trabalho do hospital, dos 190 pacientes atendidos no Pronto Socorro durante o feriado de Finados, pelo menos 60 pessoas apresentaram os sintomas.

Conforme a diretora executiva do Caridade, Ângela Maria Perin, além dos exames laboratoriais para averiguar a causa da doença, foram recolhidas amostras da água servida na instituição. Os resultados das análises da água devem ficar prontos em 48 horas. Como medida de prevenção, o hospital interditou os bebedouros e orientou que a cozinha utilizasse somente água fervida. As dietas dos pacientes estão sendo todas cozidas.

Na Unidade de Pronto-Atendimento Municipal (UPA), que fica ao lado da Casa de Saúde, de 30 a 40% dos pacientes que procuraram a unidade durante o feriadão de Finados apresentaram diarreia, vômito, mal-estar, dor abdominal e no corpo. O mesmo aconteceu no Pronto-Atendimento do bairro Patronato: cerca de 80% dos pacientes que foram atendidos entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira apresentaram os mesmos sintomas.

A orientação geral dos médicos é que as pessoas higienizem adequadamente as mãos para evitar a contaminação e, caso já apresentem alguns sintomas, tomem água com mais frequência, para evitar a desidratação.

Vigilância em Saúde investiga suspeita de surto de virose em Santa Maria. GaúchaZH. Disponível em:https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2015/11/vigilancia-em-saude-investiga-suspeita-de-surto-de-virose-em-santa-maria-cj5w4m5jb1ay3xbj0ooeo33qn.html. Acesso em: 4 jun. 2018

1. Como o texto demonstra que há muitas pessoas com os sintomas da virose? 

O texto apresenta números e porcentagens precisos.

2. Quem são os responsáveis pelas informações apresentadas no segundo e no terceiro parágrafos? 

Os profissionais que trabalham nos hospitais e que estão acompanhando o caso diretamente.

3. Que expressão usada no terceiro parágrafo demonstra que houve cautela, por parte dos especialistas, na associação entre a água e a virose? 

A expressão “medida de prevenção”, que indica haver suspeita, mas não certeza acerca da relação entre a água e a doença.

4. Que dado apresentado no quarto parágrafo sustenta a hipótese de uma virose na região? 

O fato de os pacientes que procuraram os hospitais citados na notícia terem os mesmos sintomas em datas próximas.

5. Qual dos textos você considera mais confiável? Por quê?

Resposta pessoal.

Veja se os alunos retomam critérios pertinentes para esta avaliação, como o segundo texto ter circulado em um jornal conhecido, que assume portanto a responsabilidade pelo conteúdo; ter mencionado os responsáveis por dar as informações que veicula; ter sido cuidadoso ao diferenciar o que é fato do que é hipótese; entre outros aspectos que o tornam mais confiável. Finalize comentando que nem sempre a pessoa que publica uma notícia falsa tem más intenções, porém conclusões apressadas, informações imprecisas e dados não checados podem resultar em comunicações que prejudicam a sociedade.

3 Comentários

Postar um comentário