O nascimento do mundo

No Egito, costuma-se dizer que no princípio não havia nada, a não ser o Num — o oceano sem praias, cujas ondas iam estourar na imensidão das trevas. Depois, do fundo das águas foi emergindo uma massa indistinta de areia e lama.

Foi nessa ilhota minúscula que surgiu um ovo, de superfície lisa e perfeita. De dentro dele irrompeu triunfante o deus Rá, o Sol — às vezes chamado Amon —, que inundou o espaço com sua luz ofuscante. Rá imediatamente se dedicou à tarefa de dar à luz seus filhos e, desse modo, criar e ordenar o mundo. Assim surgiram Geb, deus da Terra, e sua irmã Nut, deusa do Céu. Nut recurvou-se em volta da Terra com seu imenso corpo repleto de estrelas, até que os braços e as pernas se encontrassem. No centro, Chu, o ar, sustenta o ventre de Nut, que forma a abóbada celeste. À noite, Consu, deus da Lua, domina os Céus — quando Rá abandona o mundo visível e se solhe ao Amanti, o mundo subterrâneo.

QUESNEL, Alain. O Egito: mitos e lendas. Tradução de Ana Maria Machado. São Paulo, Ática, 1993. p. 2.

1. Considerando as características do mito, responda ao que se pede.

a) Sobre o que fala o mito que você acabou de ler?

Esse mito busca explicar como se deu a criação do mundo.

b) Esse mito apresenta outras teorias, além desse surgimento? Quais?

Sim. A criação do Sol, da Terra, do céu, do ar, e como ocorre a mudança de períodos do dia para a noite.

2. Outra característica dos mitos é que, em geral, os fatos ocorrem com personagens sobrenaturais (deuses, semideuses e heróis). Quais são esses personagens no mito lido?

O deus do Sol, Rá ou Amon; o deus da Terra, Geb; a deusa do Céu, Nut; o deus do Ar, Chu; o deus da Lua, Consu.

3. Os mitos são criações que fazem parte de uma cultura. Ao longo desta unidade, você leu mitos gregos. E esse último? Ele foi criado por qual povo?

Pelo povo egípcio.

4. Onde os fatos narrados acontecem?

Na Terra.

5. É possível determinar com precisão quando esses fatos ocorreram?

Não é possível determinar com precisão, mas, como se trata de uma explicação sobre o surgimento do mundo, é possível dizer que aconteceu há muito tempo, no princípio do mundo.

6. Esse mito egípcio nos remete a outra história que também busca explicar a criação do mundo, e que se relaciona às religiões cristãs. Que história é essa?

A história de como Deus criou o mundo. No princípio, a Terra era sem forma e vazia. Foi então que Deus criou a luz, separando-a da escuridão e, com isso, separou o dia da noite.


1 Comentários

Postar um comentário