Nos mitos, deuses e heróis vivem as mais diferentes aventuras em lugares mágicos. A história a seguir é um exemplo.



Perséfone

Perséfone é filha de Deméter, deusa do trigal. Quando jovem era conhecida como Corê, a donzela, mas agora é chamada de Perséfone, rainha do Mundo dos Mortos, e cada vez que corta um fio de seus cabelos, alguém morre. Foi assim que aconteceu.

Um dia, Corê estava colhendo flores num prado, quando o chão se abriu a seus pés. Do fundo da terra saiu Hades, o feroz rei do Mundo dos Mortos, em sua carruagem puxada por quatro garanhões negros. Hades amava Corê a distância, e no seu reino sombrio pensava em sua beleza. Então, ele a agarrou, enfiou-a em sua carruagem, e a arrastou consigo para baixo.

Seus gritos ecoavam no ar sobre a abertura, mas Corê tinha desaparecido. Deméter, sua mãe, ouviu os gritos. Vestindo luto, acendeu duas tochas no Monte Etna e, com uma em cada mão, vagou pelo mundo por nove dias e nove noites, sem comer nem beber, chamando por sua filha. Mas nenhuma resposta lhe chegou. Finalmente Deméter foi até Hélio, o sol, que tinha visto tudo. “Não adianta chamar”, ele disse. “Sua filha Corê é agora noiva de Hades. Ela já não é mais donzela; seu novo nome é Perséfone.” Deméter era a mais gentil de todos os deuses e deusas, mas ao ouvir essa notícia soltou um grito terrível. Dirigiu sua raiva para o mundo, e proibiu as flores de desabrocharem e os plantios de crescerem. Os deuses imploraram a Deméter para que cedesse, mas ela não queria. Finalmente Zeus ordenou a Hades que devolvesse a moça, desde que ela não tivesse comido do alimento dos mortos. Perséfone só tinha comido seis sementes de romã que lhe tinham sido dadas por Ascálafo, o jardineiro; assim Hades foi forçado a ceder.

Quando Perséfone chegou ao mundo de cima, correu para abraçar sua mãe. A raiva de Deméter se derreteu, e o mundo tornou-se verde novamente.

Zeus disse a Perséfone que a cada ano ela deveria passar seis meses na Terra dos Mortos, como mulher de Hades, um mês de inverno para cada semente que havia comido. Durante os outros seis meses, na primavera e verão, podia voltar ao mundo dos vivos, para ficar com sua mãe.

PHILIP, Neil. O livro ilustrado dos mitos: contos e lendas do mundo.
Tradução de Felipe Lindoso. São Paulo: Marco Zero, 1996


1. Hades amava Corê, que depois passou a ser chamada de Perséfone. O amor dele era correspondido por ela? Que fato do texto comprova essa informação?

Não, o amor dele não era correspondido. Isso pode ser confirmado pelo trecho em que ele a agarra e a arrasta consigo para o seu reino, levando-a à força.

2. Em um trecho da narrativa, uma característica de Deméter é destacada. Que característica é essa?

Que ela era a mais gentil de todos os deuses e deusas.

3. O fato ocorrido com a filha da deusa provocou-lhe uma reação contrária às atitudes que ela normalmente tinha.

a) Explique o que ocorreu.

Ela ficou com muita raiva e, para se vingar, proibiu as flores de desabrocharem e os plantios de crescerem.

b) O que a fez mudar de ideia?

Zeus ordenou a Hades que devolvesse a moça, desde que ela não tivesse comido o alimento dos mortos. Assim, Hades foi forçado a ceder.

4. Apesar de ter sido devolvida a sua mãe, Perséfone não ficou inteiramente livre.

Qual foi o acordo que Zeus fez com Perséfone?

Que, a cada ano, ela deveria passar seis meses na Terra dos Mortos como mulher de Hades, e nos outros seis meses poderia voltar ao mundo dos vivos para ficar com sua mãe.

5. O texto narra um mito. Leia as informações seguintes sobre esse gênero textual.

Os mitos são narrativas criadas por um povo para tentar explicar, por exemplo, a origem do ser humano e do mundo, a ocorrência de fenômenos da natureza, etc., sem se basear em conhecimentos científicos. Antes de serem escritas, eram transmitidas oralmente de geração a geração. Essas histórias também podem contar os feitos de heróis e são protagonizadas por seres sobrenaturais, divindades (deuses e semideuses), heróis e heroínas.

a) Em sua opinião, por que os povos antigos explicavam a origem das coisas por meio de histórias repletas de acontecimentos sobrenaturais?

Sugestão de resposta: Determinados povos antigos acreditavam que tais histórias explicavam fatos que, em sua época, não podiam ser explicados de maneira científica.

Caso os alunos não percebam por si, auxiliá-los a compreenderem que o texto busca explicar a existência das diferentes estações do ano: outono, inverno, primavera e verão.

b) Que fenômenos são explicados no mito de Perséfone?

A morte das pessoas, causada toda vez que Perséfone corta um fio de seus cabelos.

6. Você já estudou, nos anos anteriores, que uma narrativa relata acontecimentos organizados em uma sequência temporal e que esse elemento da narrativa é denominado enredo. Veja a explicação dada a seguir.

O conjunto de fatos que compõem uma narrativa recebe o nome de enredo.

Geralmente, o enredo é composto das seguintes partes:

• Situação inicial – situação de estabilidade em que são apresentados os protagonistas e os fatos.

• Complicação ou conflito – fato que determina a quebra da estabilidade em virtude do surgimento de um problema ou de uma complicação. Nessa parte, há uma sucessão de acontecimentos que tornam a narrativa mais movimentada.

• Clímax – momento de maior tensão da narrativa, marcado por um confronto ou uma grande dificuldade.

• Desfecho – é o final da narrativa. Nessa parte, há o encerramento dos problemas surgidos anteriormente. Esse encerramento nem sempre é positivo.

Identifique, no mito de Perséfone, os parágrafos em que são encontradas cada uma das partes do enredo e complete o quadro a seguir.

Situação inicial: Primeiro e segundo parágrafos

Complicação ou conflito: Terceiro e quarto parágrafos

Clímax: Quarto parágrafo

Desfecho: Quinto e sexto parágrafos

7. Uma narrativa também apresenta os seguintes elementos: personagens, espaço, tempo (pode ou não ser determinado) e narrador.

a) Quais são os personagens da história lida?

A deusa do trigal, Deméter; Hades, o rei do Mundo dos Mortos; Hélio, o sol; e Zeus, o deus dos deuses, de acordo com a mitologia grega.

b) Que tipo de narrador há nessa história: narrador observador ou narrador-personagem? Explique.

Um narrador observador, que conta fatos dos quais não participa.

c) No mito lido, não há menção de quando os fatos aconteceram. Considerando a origem dos mitos, explique por que isso ocorre.

Considerando que os mitos são histórias criadas pelo povo e transmitidas, originalmente, de maneira oral, não é possível precisar quando os fatos ocorreram.

d) Onde ocorrem os fatos?

No mundo dos vivos (prado, trigais) e no Mundo dos Mortos.

8. Releia o seguinte trecho do mito:

Finalmente Zeus ordenou a Hades que devolvesse a moça, desde que ela não tivesse comido do alimento dos mortos. Perséfone só tinha comido seis sementes de romã que lhe tinham sido dadas por Ascálafo, o jardineiro; assim Hades foi forçado a ceder.

a) Sublinhe, nesse trecho, o nome da personagem principal da história.

Perséfone (A resposta está sublinhada no trecho.)

b) Nesse trecho, foram empregadas outras palavras em substituição ao nome dessa personagem. Identifique e circule essas palavras.

As palavras são moça, ela, lhe.

c) Agora, explique com que função foram empregadas essas palavras em substituição ao nome da personagem.

Sugestão de resposta: Para evitar a repetição do mesmo termo no texto e evitar que ele se tornasse cansativo.

2. Releia outro trecho do mito.

Perséfone só tinha comido seis sementes de romã que lhe tinham sido dadas por Ascálafo, o jardineiro; assim Hades foi forçado a ceder.

Ao produzirmos textos, fazemos uso de mecanismos que auxiliam na articulação entre as partes do texto, isto é, que estabelecem relações entre as informações, transmitindo diferentes ideias.

Observe o termo destacado acima e assinale o sentido que ele expressa no contexto empregado.

a) afirmação

b) exclusão

c) explicação

d)  conclusão

Alternativa correta D


Post a Comment