Interpretação de texto - Propaganda - atividade discursiva com gabarito.

Você já parou para pensar em como somos “bombardeados”, o tempo todo, com textos que tentam nos convencer de que algum produto é bom ou de que ele tem exatamente as condições de atender a todas as nossas necessidades em relação a alguma situação, de que deveríamos passar a assistir a determinado programa de televisão, de que tal marca é engajada socialmente, etc.?
Se você, pelo menos, parou para pensar nessa situação, significa que as propagandas, de alguma forma, têm sido um tipo de texto que tem feito parte do seu cotidiano.

Analise a imagem a seguir.


O texto que você acabou de ler é uma propaganda, gênero que apresenta como objetivo, de uma forma geral, divulgar algum produto e/ou um serviço e influenciar a opinião do receptor para que ele “compre” a ideia veiculada.

1. Que produto está sendo anunciado no texto que você acabou de ler?

Na propaganda lida, o produto anunciado é a loja de departamentos Renner.

2. Que recursos foram usados, nessa propaganda, para chamar a atenção do leitor?

Nessa propaganda, foi usada uma foto expressiva e colorida, além de um texto argumentativo.

3. Procure o significado das palavras a seguir para montar o seu glossário.

a) sustentabilidade

Qualidade ou propriedade do que é necessário à conservação da vida, em que estão relacionados aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Aquilo que busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras

b) diretriz

Maneira de proceder ou se portar, conduta.

c) ecoeficiente

Junção do fornecimento de bens e de serviços sustentáveis a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas e promovam a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.

d) engajamento

Participar de maneira colaborativa em alguma coisa.

4. Que mensagem está implícita (subentendida) no título da propaganda: “Estilo é escolha. Sustentabilidade é compromisso”? Explique a sua resposta.

Ao vincular a ideia de estilo e de sustentabilidade às lojas Renner, o autor da propaganda quis passar a ideia de que, quando você escolhe a Renner, está escolhendo ter estilo e, além disso, você está entrando em contato com uma empresa sustentável, ou seja, que tem responsabilidade com a sustentabilidade, atitude bastante valorizada na atualidade.

5. Agora que você já sabe, com propriedade, o significado dos termos mais relevantes do texto verbal da propaganda em análise, explique o significado do texto em relação à proposta de compromisso declarada pelas lojas Renner.

A empresa, por meio da propaganda, declara ter um compromisso com a sustentabilidade, um fator que tem sido determinante, na atualidade, para a escolha por um ou outro produto, em função da necessidade de se pensar no futuro e nas próximas gerações. Assumindo esse compromisso, as lojas Renner estão declarando e tentando convencer o destinatário de que são uma opção viável, estilosa e sustentável, ou seja, unem elementos bastante peculiares e importantes para a sociedade contemporânea.

6. De que forma o anunciante enfatiza a ideia de que as lojas Renner, de fato, preocupam-se com a questão da sustentabilidade? Justifique a sua resposta.

Além do título, o texto argumentativo anuncia que, mais que uma ideia, a sustentabilidade faz parte do contexto da empresa, que tem “fornecedores responsáveis”, “gestão ecoeficiente”, “engajamento” e “produtos e serviços”.


Post a Comment