Leia o texto a seguir, analise-o atentamente e resolva as atividades para que possamos estabelecer essa comparação.

Da graduação ao doutorado

Aluna da UFT passa da graduação direto ao doutorado, prática incomum no Brasil; Anne Caroline foi aprovada no programa de doutorado em Biologia, com enfoque em genômica, nos EUA


A estudante Anne Caroline Mascarenhas dos Santos é concluinte da graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT, mas acaba de ser aprovada no programa de doutorado em Biologia, com enfoque em genômica. Com isso, ela realizará uma conquista incomum para estudantes brasileiros, que é a transição da graduação diretamente para o doutorado.

A nova instituição em que ela seguirá com os estudos é a Illinois Institute of Technology (IIT), universidade nos Estados Unidos, situada em Chicago. Anne é natural de Petrolina-PE e ingressou na UFT no segundo semestre de 2011, onde a partir do segundo semestre de curso entrou no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (MIP), sob orientação do professor Raimundo Wagner de Souza Aguiar. Durante o período em que estagiou no laboratório, teve a oportunidade de publicar trabalhos científicos e trabalhar com biologia molecular, área de estudo na qual vem atuando desde então. Em 2015, foi selecionada para participar do programa Ciência sem Fronteiras, quando estudou por um ano em Boston University. Isso rendeu um certificado em biotecnologia para a estudante. Ainda durante o intercâmbio, a mesma foi selecionada por seu currículo e excelência acadêmica para participar da pesquisa de sequenciamento de genoma bacteriano no laboratório do professor Jean-François Pombert no IIT, onde se destacou e para onde está retornando.

T1 NOTÍCIAS. Ensino superior, 19 dez. 2017. Disponível em: <www.t1noticias.com.br/curtas/da-graduacao-ao-doutorado/90137/>. Acesso em: 21 dez. 2017.

1. O texto que você acabou de ler é uma notícia. Identifique:

a) o quê (assunto);

A transição da graduação para o doutorado de Anne Caroline Mascarenhas dos Santos.

b) quem;

Anne Caroline Mascarenhas dos Santos.

c) quando;

Após a conclusão do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT.

d) onde;

Na UFT, em Palmas, Tocantins.

e) como;

A partir da realização de um intercâmbio e da dedicação aos estudos.

f) por quê.

Para dar continuidade aos estudos iniciados na graduação.

2. Em notícias, a parte que contém as informações que respondem às questões anteriores chama-se

a) (   ) corpo do texto.

b) (   ) manchete.

c) (X) lide.

3. Em que veículo (suporte) a notícia lida foi publicada? Em que seção?

Na página virtual T1 Notícias, na seção “Curtas”.

4. Há indicação de quem escreveu essa notícia?

Não há indicação de quem escreveu a notícia, há somente a indicação do site e da seção.


Post a Comment