O texto a seguir também é um trecho de um texto dramático. Leia-o.

A megera domada

Primeiro Ato

Cena 1

Uma rua na cidade de Pádua, Itália.

[...]

ENTRAM BATISTA, CATARINA, BIANCA, GRÊMIO E HORTÊNSIO BATISTA Senhores, não me importunem mais! Estou decidido! Não vou permitir o casamento de Bianca, minha caçula, antes de achar marido para a mais velha. Se um dos dois se interessar por Catarina, tem a minha permissão para namorar, noivar e casar!

GRÊMIO (À PARTE) Ela é muito geniosa! (PARA HORTÊNSIO) Quem sabe, Hortênsio, você e ela não fariam um belo par?

CATARINA (PARA BATISTA) Está zombando de mim, pai, me oferecendo como troféu a um desses senhores?

HORTÊNSIO É o que pensa? Não terá nem namorado nem marido enquanto não for um pouco mais delicada, gentil!

CATARINA De sua parte não há o que temer! Não está nem perto do meu coração. Se eu pudesse, pentearia seus cabelos com um tridente. E maquiaria seu rosto, para se tornar um palhaço completo!

HORTÊNSIO Deus me livre desse demônio de saias!

GRÊMIO E a mim também, Santíssimo!

[...]

BATISTA Senhores, decidi e vou agir com firmeza! Bianca, vá para dentro. Não quero magoá-la, mas deve permanecer dentro de casa, longe de qualquer pretendente! Não pode namorar! Menos ainda se casar antes de Catarina!

CATARINA Que bonitinha! Nem responde...

BIANCA Minha irmã, está contente com minha decepção?

Papai, eu me submeto ao que deseja. Ficarei em casa, na companhia de meus livros e instrumentos musicais!

[...]

HORTÊNSIO Senhor Batista, qual o motivo de tanta rigidez? Lamento que meu amor seja causa de tristeza para Bianca.

GRÊMIO Bianca terá que pagar pela língua dessa demônia?

BATISTA Conformem-se! Estou resolvido e não pretendo voltar atrás! Entre, Bianca!

BIANCA SAI.

BATISTA Bianca ama a música e a poesia. Contratarei professores para ela e Catarina! (A HORTÊNSIO E GRÊMIO) Se conhecem algum, peçam que me procurem. Pago bem. Não economizo para educar minhas filhas. E agora, adeus! Você fica, Catarina. Vou conversar com Bianca.

BATISTA SAI.

CATARINA Se me disse para ficar, eu entro! Só faltava alguém querer mandar em mim!

GRÊMIO Vá para o diabo que a carregue! Qualidades como as suas afugentam qualquer um!

CATARINA SAI.

GRÊMIO Nosso bolo murchou. Hortênsio, podemos perder as esperanças. Por amor à doce Bianca, se encontrar um bom professor, eu o enviarei ao pai dela.

HORTÊNSIO Farei o mesmo, Grêmio. Somos rivais no amor, mas devemos nos unir em torno de um objetivo!

GRÊMIO Qual?

HORTÊNSIO Arrumar um marido para a irmã mais velha, ora essa!

GRÊMIO Um marido?! Só se for um demônio! Apesar do pai rico, não existe um homem tolo o suficiente para se casar com essa criatura infernal!

HORTÊNSIO Grêmio, muitos rapazes a aceitariam com todos os seus defeitos... se o dote fosse generoso!

GRÊMIO Se fosse eu, escolheria ser açoitado diariamente em praça pública!

HORTÊNSIO Pense bem! Se aparecer um marido para a mais velha, o caminho para Bianca fica livre! Então, ela escolherá um de nós!

GRÊMIO Concordo! O importante é encontrar um candidato à mão de Catarina!

SAEM GRÊMIO E HORTÊNSIO

[...]

SHAKESPEARE, William. A megera domada. Tradução e adaptação de Walcyr Carrasco. São Paulo: FTD, 2000. p. 15-19.

1. Além das ações, um texto dramático, geralmente, apresenta os seguintes elementos: personagens, tempo e espaço.

a) Que personagens participam dessa cena?

Batista, Grêmio, Hortênsio, Catarina e Bianca.

b) Onde e quando ocorreram os fatos?

Onde: em uma rua na cidade de Pádua, na Itália, possivelmente na casa de Batista. Quando: não fica claro quando os fatos acontecem.

2. Que fato desencadeou este trecho da história?

O fato de Hortênsio e Grêmio estarem interessados em namorar Bianca, filha de Batista.

3. Grêmio e Hortênsio vivem um conflito. Explique de que se trata.

Ambos estão interessados na mesma garota, Bianca, mas não podem namorá-la porque ela é a filha mais nova de Batista, que diz que ela só pode namorar e se casar depois que a irmã mais velha arrumar um pretendente.

4. Catarina e Bianca, filhas de Batista, apresentam personalidades opostas. Quais são as características das duas irmãs?

Catarina é geniosa, indelicada e grosseira; Bianca é boa, doce e submissa.

5. O título da peça A megera domada foi escolhido por fazer referência ao comportamento da personagem central da história.

a) Quem é a protagonista da história, ou seja, sobre qual personagem a história se desenvolve?

A personagem principal é Catarina e é sobre ela que a história se desenvolve.

b) Relacione o título da peça às características pessoais dessa personagem.

Resposta esperada: Catarina apresenta uma personalidade forte e não tem receio de falar o que pensa para as pessoas, não se importando se vai ou não magoá-las. Diante desse comportamento, é vista como uma megera (má, raivosa, que se irrita com facilidade) que deve ser domada (amansada).

6. Identifique e sublinhe as rubricas empregadas nesse texto.

As respostas estão sublinhadas no texto.

Ato – refere-se a cada uma das partes de uma peça de teatro. Geralmente, é indicado por um intervalo ou uma pausa e permite, entre outras coisas, que a história dê um “salto” temporal ou que o enredo se transfira para outro lugar.

Quadro – é uma subdivisão do ato, usado para marcar, por exemplo, a alte- ração de cenário.

Cena – é a menor divisão de uma peça teatral. A mudança de cena indica mudança na situação (personagens, local, ação) em foco.

Quais dessas partes aparecem no trecho de A megera domada?

Ato e cena.

Post a Comment