Observe a tirinha a seguir.
1. No contexto apresentado, a palavra “nata” aparece em dois sentidos distintos.
Analise e comente em que quadrinho esse vocábulo foi usado em sentido denotativo e em sentido conotativo, explicando o significado que ele recebe em cada uma dessas circunstâncias.
A palavra “nata” foi usada em sentido literal no terceiro quadrinho, quando o personagem referiu-se à parte gordurosa que se forma na superfície do leite. No segundo quadrinho, esse vocábulo foi usado no sentido conotativo, representando uma camada social: a elite.
2. Sobre o poema, explique o sentido literal das expressões destacadas a seguir.
a) “para você ganhar um ano / não apenas pintado de novo”
Possibilidade de resposta: Para você ter, de fato, um ano novo.
b) “remendado às carreiras,”
Possibilidade de resposta: Consertado às pressas.
c) “mas novo nas sementinhas do vir a ser,”
Possibilidade de resposta: Um ano novo com possibilidade de novidades, de mudanças.
d) “direito augusto de viver,”
Possibilidade de resposta: Direito sagrado de viver.
e) “liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,”
Possibilidade de resposta: Liberdade que agrada, que satisfaz.
3. Identifique, nos textos a seguir, o tipo de variação predominante em cada um.
a)
Senhor:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que – para o bem contar e falar – o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. [...]
Disponível em: <www.publico.pt/2014/03/05/culturaipsilon/noticia/a-carta-de-pero-vaz-de-caminha-1627013>. Acesso em: 20 fev. 2018.
Variação histórica.
b)
O mate do Jo‹o Cardoso
— A la fresca!... que demorou a tal fritada! Vancê reparou?
Quando nos apeamos era a pino do meio-dia... e são três horas, largas!... Cá pra mim esta gente esperou que as franguinhas se pusessem galinhas e depois botassem, para depois apanharem os ovos e só então bater esta fritada encantada, que vai nos atrasar a troteada, obra de duas léguas... de beiço!...
Isto até faz-me lembrar um caso... Vancê nunca ouviu falar do João Cardoso?... Não?... É pena.
O João Cardoso era um sujeito que vivia por aqueles meios do Passo da Maria Gomes; bom velho, muito estimado, mas chalrador como trinta e que dava um dente por dois dedos de prosa, e mui amigo de novidades.
Também... naquele tempo não havia jornais, e o que se ouvia e se contava ia de boca em boca, de ouvido para ouvido. Eu, o primeiro jornal que vi na minha vida foi em Pelotas mesmo, aí por 1851.
[...]
LOPES NETO, João Simões. Contos gauchescos. 9. ed. Porto Alegre: Globo, 1976. p. 21.
Variação geográfica.
c)
Variação situacional.
d) Ariquemes, 5 de novembro de 2017.
Ilmo. Sr.
José da Silva
Coordenador pedagógico
Nós, abaixo-assinados, alunos do 9º- ano do Colégio Vidigal Farias, vimos requerer de V.S.ª- que o problema da falta de merenda seja solucionado pelo seguinte motivo: todos os dias, a merenda oferecida não tem sido suficiente para todos os alunos que frequentam o colégio.
Em razão disso, solicitamos de V.S.ª- o máximo empenho para solucionar essa situação.
Variação situacional.
e)
Variação sociocultural.
4. Leia trechos da canção “Vatapá”, de Dorival Caymmi, para resolver os exercícios propostos.
Vatapá
Quem quiser vatapá, ô
Que procure fazer
Primeiro o fubá
Depois o dendê
Procure uma nêga baiana, ô
Que saiba mexer
[...]
Bota castanha de caju
Um bocadinho mais
Pimenta malagueta
Um bocadinho mais
[...]
Não para de mexer, ô
Que é pra não embolar
Panela no fogo
Não deixa queimar
[...]
CAYMMI, Dorival. Vatapá. In: Eu vou pra Maracangalha. Odeon, 1957. Disponível em: <www.letras.com.br/dorival-caymmi/vatapa>. Acesso em: 20 fev. 2018.
a) O texto lido representa um gênero híbrido, ou seja, “misturado”, pois se trata de uma letra de canção que traz em sua constituição as características de uma receita. Que elementos do texto confirmam a afirmação de que há uma receita na letra dessa canção? Explique.
Na letra da canção de Dorival Caymmi, há indicações de como se fazer um vatapá, comida típica baiana, que são apresentadas por meio da enumeração dos ingredientes necessários e do modo de fazê-la.
b) Os versos lidos foram escritos em que modalidade da língua? Comente.
Nos versos analisados, em sua maioria, é possível observar que foi utilizada a língua-padrão ou norma culta informal, visto que a letra apresenta, de maneira geral, um vocabulário acessível e adequado ao contexto, mas descomplicado. No entanto, há situações em que a língua coloquial também foi apresentada, quando é possível perceber traços da fala como em “Um bocadinho mais” e “Que é pra não embolar”, por exemplo.
c) A letra de Caymmi apresenta vocábulos que são mais utilizados em uma determinada região, a Bahia.
Como pode ser denominado esse fenômeno? Justifique sua resposta.
Trata-se da variação geográfica, aquela que acontece em função da região em que o falante vive. Corresponde ao fato de que, em regiões distintas, as formas de uso da língua são bastante diversificadas e peculiares.
d) Pesquise o significado das palavras “vatapá”, “dendê” e “embolar” e registre-os a seguir.
Vatapá: prato baiano à base de massa de pão, camarão, castanhas, leite de coco e dendê.
Dendê: azeite obtido da polpa do fruto do dendezeiro.
Embolar: transformar em bolo (a massa), misturar, encaroçar.
e) Pense, discuta com os colegas e responda: A letra da canção “Vatapá” pode ser considerada um texto instrucional, ou seja, que tem a finalidade de instruir o ouvinte? Por quê?
A letra da canção “Vatapá” pode ser considerada um texto instrucional, pois apresenta informações sobre como essa comida típica baiana deve ser feita.
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