Soneto de separação
MORAES, Vinicius de. Soneto de separação. In: CÍCERO, Antonio; FERRAZ, Eucanaã. Nova antologia poética de Vinicius de Moraes. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 100.
👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻
1. Como o título sugere, esse soneto tem como tema a separação. A que tipo de separação ele se refere? Identifique e escreva um trecho do poema que justifica sua resposta.
O soneto se refere a uma separação amorosa. Isso pode ser observado nos versos: “E das bocas unidas fez-se a espuma” e “Fez-se de triste o que se fez amante”.
2. O soneto é um tipo de poema que apresenta uma forma fixa, isto é, sempre apresenta as mesmas características em relação à forma como é construído. Explique a estrutura desse soneto, com relação
• à quantidade de versos: Apresenta quatorze versos.
• à quantidade de estrofes: Apresenta quatro estrofes: duas com quatro versos (quartetos), e duas com três versos (tercetos)
• às rimas: As rimas ocorrem entre: pranto e espanto; bruma e espuma; vento e pressentimento; chama e drama; repente e contente; distante e errante.
3. Que sentimentos e sensações são transmitidos pelo eu lírico nesse soneto? Que palavras ele usa para expressá-los?
Surpresa (espanto), sofrimento (pranto, drama), tristeza (triste), solidão (sozinho).
4. Nesse poema, foi empregado um recurso bastante utilizado na linguagem poética, chamado de antítese, que consiste no uso de palavras ou expressões com sentidos opostos e que contrastam entre si. Essa aproximação de ideias contrárias dá ênfase à frase e confere maior expressividade à mensagem transmitida.
a) Identifique e sublinhe no soneto o uso de antíteses.
Os alunos deverão sublinhar riso e pranto; triste e contente; sozinho e amante; próximo e distante.
b) Como o uso da antítese expressa o drama vivido pelo eu lírico?
Ela mostra como ele se sente em dois momentos: antes, com a pessoa amada, e o depois da separação.
Muito obrigado me ajudou muito
ResponderExcluirPostar um comentário