Leia o conto a seguir de Marques Rebello.

Felicidade

Olhou para o céu, certificando-se de que não ia chover.

— Passa já pra dentro, Jaú. Olha a carrocinha!

Jaú, costelas à mostra e rabinho impertinente, continuou impassível a se espichar ao sol, num desrespeito sem nome à sua dona e numa ignorância santa das perseguições municipais.

Clarete também teve o bom senso de não insistir, o que aliás era uma das suas mais evidentes qualidades. Carregou mais uma vez a boina escarlate sobre o olhar cinemático, bateu a porta com força – té logo, mamãe! – e desceu apressada, sob um sol de rachar pedras, a extensa ladeira para apanhar o bonde, pois tinha de estar às oito e meia, sob pena de repreensão, na estação Sul da Cia. Telefônica.

No bonde, afinal, tirou da bolsa o reloginho-pulseira e deu-lhe corda. Era um bom relógio aquele. Também, era Longines e no rádio do vizinho, que se mudara, um sujeito mal-encarado, ouvira sempre dizer que era o relógio mais afamado do mundo inteiro. Fora presente de seu Rosas quando ela morava na avenida. E, à falta de outra coisa, foi remexendo o seu passado pequenino com a lembrança do seu Rosas.

Rosas. Que nome! Não lhe entrava na cabeça que uma pessoa pudesse se chamar Rosas. Nem Rosas, nem Flores. Que esquisitice, já se viu?

Arregalou os olhos fotogênicos.

— Que amor!

Uma senhora ocupava o banco da frente, com um chapéu, rico, de feltro, enterrado até às sobrancelhas. O solavanco da curva não a deixou ter inveja. Calculou o preço, assim por alto: cento e poucos mil-réis, no mínimo. Quase seu ordenado. Quase... E sem querer voltou a seu Rosas.

Fora ele quem lhe dera aquele reloginho. A mãe torcera o nariz, nada, porém, dissera. Devia contudo ter pensado dela coisas bem feias. Clarete sorriu. O rapaz da ponta, com o Rio Esportivo aberto nas mãos e os olhos pregados nela, sorriu também. Clarete arrumou-lhe em cima um olhar que queria dizer: idiota! e o rapaz zureta afundou os óculos de tartaruga na entrevista do beque carioca sobre o jogo contra os paulistas.

[...]

Praia de Botafogo. Meu Deus! Pendurou-se nervosamente na campainha, saltou e atravessou a rua sob o olhar perseguidor da rapaziada que ia no bonde.

Houve tempo em que Clarete se chamava simplesmente Clara. Tinha, então, os cabelos compridos, pestanas sem rímel, sobrancelhas cerradas, uma magreza de menina que ajuda a mãe na vida difícil e um desejo indisfarçável de acabar com as sardas que lhe pintalgavam as faces e punham no narizinho arrebitado uma graça brejeira.

Trabalhava numa fábrica de caixas de papelão e vinha para a casa às quatro e meia, quando não havia serão, doidinha de fome e recendendo a cola de peixe.

Quando ela passava, os meninos buliam na certa:

— Ovo de tico-tico! Ovo de tico-tico!

Ela arredondava-lhes um palavrãozinho que aprendera na fábrica com a Santinha e continuava a subir a ladeira comprida, rebolando, provocante.

[...]

Verdade é que eles a chamavam de ovo de tico-tico, menos pelas sardas do que por despeito. Ela não dava confiança a nenhum – vê lá!... – e no coração deles andava uma loucura por Clarete. Ai! se ela quisesse!... – suspiravam todos intimamente. Ela, porém, não queria, estava mais que visto. E eles ficavam se regalando amoravelmente com o palavrãozinho jogado assim num desprezo superior, pela boca minúscula que todas as noites aparecia, tentadoramente se ofertando, nos seus sonhos juvenis.

REBELLO, Marques. Contos reunidos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

Glossário

Arrumar-lhe: dirigir-lhe

Beque: zagueiro

Cinemático: que se movimenta em várias direções

Pintalgar: pintar

👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


1. No conto, o narrador faz referência a duas etapas distintas da vida da protagonista.

a) Nomeie essas duas etapas, na ordem em que elas aparecem no texto.

A primeira etapa corresponde à adolescência, à juventude. E a segunda etapa corresponde à infância, pré-adolescência.

b) Em seguida, transcreva a frase que explicita a distinção entre as duas etapas.

A frase que explicita a distinção entre essas duas fases é: “Houve tempo em que Clarete se chamava simplesmente Clara”.

2. Na primeira parte do conto, em conformidade com o contexto, o que é possível inferir a respeito do destino de Clarete? Justifique a sua resposta com trechos do texto.

Na primeira parte do texto, fase da juventude de Clarete, conforme as ações vão se desenvolvendo, é possível concluir que a jovem pega o bonde para ir ao trabalho: “e desceu apressada, sob um sol de rachar pedras, a extensa ladeira para apanhar o bonde, pois tinha de estar às oito e meia, sob pena de repreensão, na estação Sul da Cia. Telefônica” e/ou “Calculou o preço, assim por alto: cento e poucos mil-réis, no mínimo. Quase seu ordenado. Quase...”.

3. Na segunda parte do conto, o que é possível identificar a respeito da vida de Clara? Explique.

Na segunda parte do conto, o narrador fala de Clara em sua infância, pré-adolescência, momento em que a menina já trabalhava para ajudar a mãe, tinha vontade de crescer logo e não ligava para os gracejos e os galanteios dos garotos da redondeza.

4. Considere, na passagem a seguir, a oração iniciada por preposição:

Clarete também teve o bom senso de não insistir. (ref. 2)

a) A que termo a oração destacada está ligada, completando-lhe o sentido?

A expressão completa o sentido do substantivo “senso”.

b) Que nome recebe a oração subordinada que completa o sentido de um nome? 

Trata-se da oração subordinada substantiva completiva nominal.

5. Releia este trecho: “E, à falta de outra coisa, foi remexendo o seu passado pequenino com a lembrança do seu Rosas”.

a) Qual é a classe gramatical da palavra destacada?

Trata-se de um substantivo.

b) O complemento “do seu Rosas” foi devidamente empregado? Explique.

Sim, o complemento foi devidamente empregado, pois, segundo as normas de regência nominal, temos lembrança de algo, de alguém, exigindo a preposição de.

Post a Comment