Leia a reportagem a seguir para resolver as atividades propostas.

Jovens dependentes de tecnologia são desafio para pais e médicos

Jovens da geração digital vão gastar, até os 18 anos, 20 mil horas navegando em jogos, diz pesquisa.


O universo paralelo da tecnologia pode ser do bem, mas também pode ser do mal. Mora dentro das nossas casas e arrebata nosso tempo e dos nossos filhos. “Uma pesquisa recente mostrou que um jovem da geração digital vai gastar até os 18 anos, apenas navegando nos jogos, 20 mil horas”, diz o psicólogo Cristiano Nabuco.

A difícil tarefa de mostrar caminhos para dependentes de tecnologia e auxiliar a família a encontrar uma saída é o trabalho de Cristiano Nabuco, coordenador do Programa de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Para ele, a internet é a nossa praça global e, quando os pais não têm certeza do que os filhos estão vendo, é como se eles estivessem deixando as crianças à deriva, sendo formadas por valores desconhecidos.

“O celular se tornou a grande babá eletrônica. Cada vez que a criança não se sente bem, cada vez que ela se sente rejeitada, cada vez que existe um problema, eu dou a tecnologia. Então já se sabe, por exemplo, que depois de oito minutos que uma criança está jogando na internet existe a liberação da dopamina, aquele neurotransmissor que traz uma sensação de prazer”, explica Nabuco.

“O que nós vamos mostrar para eles? Ensinar para eles? Uma coisa que nós chamamos de tolerância à frustração. É preciso lidar com o desagradável, pois só assim apreciaremos, de fato, o aprazível. A vida real envolve você aprender a lidar com situações que não são agradáveis. Então, vamos lidar com elas, em vez de você fugir para a internet como uma forma de resolver seus problemas”, acrescenta o psicólogo.

Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2016/03/jovens-dependentes-de-tecnologia-sao-desafio-para-pais-e-medicos.html>. Acesso em: 4 jan. 2017. (Adaptado.)


👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


1. Releia: “O universo paralelo da tecnologia pode ser do bem, mas também pode ser do mal”. O trecho apresenta um período composto. Trata-se de um enunciado que traz uma afirmação a respeito do “universo paralelo da tecnologia”.

a) Segundo o excerto, quais características esse universo paralelo apresenta?

Conforme as informações expostas no trecho, o universo paralelo da tecnologia pode apresentar características boas e ruins, isto é, pode ser benéfico ou não aos seus usuários.

b) Que relação entre essas características é estabelecida no trecho? Qual elemento cria essa relação? Explique, considerando as regras gramaticais da língua portuguesa.

O excerto é composto de duas orações coordenadas entre si. A primeira apresenta a informação de que esse universo pode ser bom, trazer coisas boas. Já a segunda oração, iniciada pela conjunção coordenativa adversativa mas, acrescenta o fato de que esse mesmo universo pode, também, ser ruim, trazer coisas ruins.

2. O psicólogo Cristiano Nabuco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que “[...] a internet é a nossa praça global e, quando os pais não têm certeza do que os filhos estão vendo, é como se eles estivessem deixando as crianças à deriva, sendo formadas por valores desconhecidos”. O que ele quis dizer com essa afirmação? Comente.

Segundo Cristiano Nabuco, a internet tem sido o grande aliado da sociedade na atualidade. De fato, o ambiente preferido dos sujeitos! No entanto, quando pais deixam seus filhos circularem, livremente, por esse “espaço”, sem a devida fiscalização, essa ligação pode ser negativa e até perigosa, visto que são valores externos que irão influenciar a vida dos internautas.

3. Em “É preciso lidar com o desagradável, pois só assim apreciaremos, de fato, o aprazível”, que valor semântico a conjunção pois imprime ao contexto? Explique a sua resposta apresentando informações baseadas no estudo das orações coordenadas.

O uso da conjunção pois estabelece, no período, uma explicação para o que se declara na primeira oração. Nesse caso, a conjunção pois é explicativa; por isso, inicia a oração em que se encontra.

4. Agora, separe e classifique as orações do período analisado no exercício anterior, justificando a sua resposta.

“É preciso lidar com o desagradável”: oração coordenada assindética, pois não apresenta conjunção; “pois só assim apreciaremos, de fato, o aprazível”: oração coordenada sindética explicativa, em que a conjunção pois introduz uma explicação para o que foi declarado na primeira oração.

5. Por fim, ao analisar todas as informações apresentadas na reportagem, o que é possível concluir a respeito da opinião do psicólogo Cristiano Nabuco sobre o uso das tecnologias, em especial da internet, por grande parte dos jovens na atualidade?

O psicólogo Cristiano Nabuco afirma que a internet não pode servir como válvula de escape para os problemas da vida real. Segundo ele, é preciso que haja, por parte dos jovens, o enfrentamento das situações difíceis e a vivência das frustrações, para que aprendam a lidar com a vida real.

1 Comentários

Postar um comentário