10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - VI



1. (COVEST-PE) Leia atentamente:

"Quando novamente abria os olhos e a carta, a letra era clara e a notícia claríssima.

Escobar vinha assim surgindo da sepultura, do seminário e do Flamengo para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a bênção do costume. [...] Quando mãe nem filho estavam comigo, o meu desespero era grande, e eu jurava matá-los ambos, ora de golpe, ora devagar."

Não é correto afirmar em relação ao texto acima (pode haver mais de uma alternativa):

A) foi extraído do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
B) mostra o sofrimento de Bentinho, que, a cada dia, vê mais semelhanças entre o filho e o provável amante de Capitu.
C) é fragmento do único romance em que Machado de Assis não se aprofunda na análise psicológica das personagens.
D) faz parte de um romance típico da fase realista do autor.
E) é narrado em terceira pessoa.


2. (FUVEST-SP) A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta

A) fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade.
B) viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador.
C) perturbada pela interferência de Capitu que acaba por guiar o narrador.
D) isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade.
E) indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los.


3. (FEI-SP)

"Em seu último romance, Machado de Assis revela-nos outra face. O romancista espiritualiza-se, afastando-se da análise das desgraças humanas. Sensíveis mutações ocorrem, então, em seu espírito, refletindo desprendimento e abnegação. Reconhece-se no casal Aguiar e D. Carmo o próprio romancista e D. Carolina, acentuando a coincidência das iniciais: Aguiar e Assis, Carmo e Carolina, além dos traços autobiográficos na descrição do casal harmônico."

Trata-se do romance:

A) Quincas Borba.
B) Esaú e Jacó.
C) Ressurreição.
D) Dom Casmurro.
E) Memorial de Aires.


4. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Realismo:

A) Preocupação em justificar, à luz da razão, as reações das personagens, seus procedimentos e os problemas sentimentais e metafísicos apresentados.
B) A apresentação do homem como um ser dominado pelos instintos, taras, pela carga hereditária, em detrimento da razão.
C) A preocupação em retratar a realidade como ela é, sem transformá-la. O autor, ao relatar, deverá estar baseado na documentação e observação da realidade.
D) amor é visto unicamente sob o aspecto da sexualidade e apresentado como uma mera satisfação de instintos animais.
E) Aspectos descritivos e minuciosos, sempre que possível, baseados na observação da realidade e do subjetivismo e sentimentalismo do autor.


5. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que não diz respeito ao Realismo:

A) Finalidade subjetiva da emoção na prosa.
B) Causa e efeito é preocupação do autor.
C) As causas e circunstâncias são importantes.
D) Atitude mais contida que a do Romantismo.
E) empenho na defesa de opiniões.


6. (FMTM)

"Assim, pela primeira vez irrompe na ficção brasileira a psicologia infantil, visto que o romance romântico preferira focalizar o adolescente ou adulto enredado nas malhas do amor e da honra, reservando à criança um olhar complacente e via de regra puxado ao folclórico ou ao melodramático, o que redundava fatalmente em estereotipia e superficialidade."

Esse filão, que procura aprofundar a análise da alma infantil, foi aberto por

A) Aluísio Azevedo, em O mulato.
B) Raul Pompéia, em O Ateneu.
C) Machado de Assis, em Memórias póstumas de Brás Cubas.
D) José de Alencar, em O Sertanejo.
E) Manuel Antônio de Almeida, em Memórias de um Sargento de Milícias.


7. (PUC-RJ) Estão relacionadas abaixo uma série de características de movimentos literários. Delas apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual é?

A) Busca da objetividade científica.
B) Idealização da natureza.
C) Determinismo biológico.
D) Tematização do patológico.
E) Aplicação do método experimental.


8. (PUC-RJ) Estão relacionados, na primeira coluna, nomes de personagens de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e na segunda enunciados que podem caracterizá-las. Numere de forma a indicar a que personagem o narrador atribui qual característica:

( ) Rita Baiana1. amante de João Romão

( ) Firmo2. lutador de capoeira

( ) Jerônimo3. cavouqueiro português

( ) Pombinha4. a flor do cortiço

( ) João Romão5. proprietário do Cortiço

( ) Bertoleza6. amante de Jerônimo

( ) Miranda7. comerciante e comendador

A) 1, 2, 5, 6, 3, 4, 7
B) 4, 3, 2, 1, 7, 6, 5
C) 6, 3, 5, 4, 7, 1, 2
D) 4, 2, 7, 1, 5, 6, 3
E) 6, 2, 3, 4, 5, 1, 7


9. (FMTM)

"Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda. E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer, ia e vinha da pedreira para a venda, da venda às hortas e ao capinzal..."

Nesse retrato de João Romão, personagem de O Cortiço, patenteia-se a adesão de Aluísio Azevedo à estética naturalista

A) na insistência em destacar as causas patológicas do comportamento, na preocupação com os detalhes de descrição do físico.
B) no uso freqüente de hipérboles, na constância dos paradoxos na descrição do comportamento.
C) no contraste entre a exacerbação dos sentimentos atribuídos à figura central e a simplicidade da pessoa física.
D) na idealização dos motivos do comportamento, no embelezamento dos traços físicos mencionados na descrição.
E) na preferência pela narração de episódios, desligados de qualquer ordenação cronológica.


10. (VUNESP) Leia com atenção:

"Raimundo tinha vinte e seis anos e seria um tipo acabado de brasileiro, se não foram os grandes olhos azuis, que puxara do pai. Cabelos muito pretos, lustrosos e crespos; tez morena e amulatada, mas fina; dentes claros que reluziam sob a negrura do bigode; estatura alta e elegante; pescoço largo, nariz direito e fronte espaçosa. A parte mais característica de sua fisionomia eram os olhos grandes, ramalhudos, cheios de sombras azuis; pestanas eriçadas e negras, pálpebras de um roxo vaporoso e úmido; as sobrancelhas muito desenhadas no rosto, como a nanquim, faziam sobressair a frescura da epiderme, que, no lugar da barba raspada, lembrava os tons suaves e transparentes de uma aquarela sobre papel de arroz."

O trecho acima transcrito apresenta o retrato físico da personagem principal de um romance, cujo ano de publicação tem sido tomado didaticamente como fim de um movimento literário e começo de outro.

Assinale a alternativa que contenha uma afirmação incorreta sobre esse romance:

A) Raimundo é a personagem do romance O Mulato, responsável pelo título da obra.
B) Ana Rosa é o nome da heroína de O Mulato, que, ao final da obra, se casa com Dias, caixeiro de seu pai e assassino de Raimundo.
C) vilão de O Mulato é o cônego Diogo, responsável tanto pela morte de José Pero, pai de Raimundo, quanto pelado próprio Raimundo.
D) Os três principais assuntos tratados por Machado de Assis em O Mulato são o racismo, o adultério e a corrupção do clero.
E) Aluísio Azevedo escreveu, além de O Mulato, publicado em 1881, as seguintes obras: O Cortiço, Casa de Pensão, O Coruja, Livro de uma Sogra.

GABARITO:
  1. e
  2. b
  3. e
  4. c
  5. a
  6. b
  7. b
  8. e
  9. a
  10. d

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