10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - VIII



1. (VUNESP) O trecho abaixo pertence a célebre romance de Machado de Assis:

"Rubião, logo que chegou a Barbacena e começou a subir a rua que ora se chama de Tiradentes, exclamou parando:

– Ao vencedor, as batatas!

Tinha-as esquecido de todo, a fórmula e a alegoria. De repente, como se as sílabas houvessem ficado no ar, intactas, aguardando alguém que as pudesse entender, uniu-as, recompôs a fórmula, e proferiu-a com a mesma ênfase daquele dia em que a tomou por lei da vida e da verdade. Não se lembrava inteiramente da alegoria; mas, a palavra deu-lhe o sentido vago da luta e da vitória."

Como se pôde ler, o personagem do romance exprime uma fórmula, mas não se lembra da alegoria com que tal fórmula se relaciona. Por sua vez, ambas, fórmula e alegoria, articulam-se com um "sistema filosófico" de autoria de outro personagem machadiano, exposto, o sistema, pela primeira vez noutro romance. Considere:

I. romance em que está o trecho acima transcrito.
II. romance em que a fórmula e sua alegoria estão claramente expressas.
III. sistema filosófico ilustrado com a alegoria e sintetizado na fórmula.
IV. personagem autor desse sistema filosófico.
V. romance em que o personagem-autor exprimiu pela primeira vez esse sistema.

Assinale, a seguir, a correlação correta:

A) Quincas Borba; II. Quincas Borba; III. O Humanitismo; IV. Quincas Borba; V. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
B) Memórias Póstumas de Brás Cubas; II. Quincas Borba; III. O Humanitismo; IV. Quincas Borba; V. Quincas Borba.
C) Com Casmurro; II. Memórias Póstumas de Brás Cubas; III. O Humanitismo; IV. Quincas Borba; V. Dom Casmurro.
D) Quincas Borba; II. Memórias Póstumas de Brás Cubas; III. O Humanitismo; IV. Quincas Borba; V. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
E) Quincas Borba; II. Dom Casmurro/ III. O Humanitismo; IV. Rubião; V Quincas Borba.


2. (Unijui-RS) Aluísio Azevedo foi introdutor do Realismo no Brasil com a obra O Mulato (1881). Sobre o movimento literário pode-se afirmar que:

I. Realismo predomina sobre o Romantismo na 2ª metade do século XIX.
II. realismo e Modernismo, no fundo, tinham as mesmas reivindicações.
III. são causas do Realismo: o progresso da Ciência e o esgotamento do romantismo.
IV. os escritores realistas pretendiam reformular a vida social através de seus textos.
V. para o Realismo, o comportamento humano é determinado pelo meio.

Sobre a obra pode-se dizer:

  1. apresenta um "tipo", o imigrante português Dias, que chega ao Brasil disposto a tudo para enriquecer.
  2. faz parte da composição da obra um personagem chamado Raimundo, com traços românticos; caráter, riqueza, beleza.
  3. romance termina com Dias e Ana Rosa ricos e felizes.
  4. Bertoleza tem papel importante, mas suicida-se cravando uma faca no seu ventre
  5. romance ambienta-se claramente em São Luís do Maranhão.

Assinale a resposta que contiver a composição das afirmações incorretas.

A) IV e 4.
B) III e 4.
C) I e 5.
D) II e 4.
E) II e 5.


3. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de A Cartomante, de Machado de Assis.

A) Vilela e Camilo eram amigos de infância, sendo este funcionário público, e aquele, magistrado.
B) Quando da morte da mãe de Camilo, vilela e Rita se mostram extremamente preocupados em ajudar o amigo.
C) conto se inicia com Rita dizendo a Camilo que tinha consultado uma cartomante.
D) Um dia, próximo do meio-dia, Camilo recebe um bilhete de Vilela, dizendo que ele fosse à sua casa imediatamente.
E) Passando em frente à casa da cartomante, Camilo se mantém cético e não a visita.


4. (Unijui-RS) O Cortiço escrito em 1890 é considerada a obra-prima de Aluísio Azevedo. Escolha nas colocações que seguem a que melhor caracteriza a obra:

A) um dos melhores retratos que já se levantaram do Brasil do II Império, em que a sobrevivência da estrutura colonial punha à mostra uma numerosa mostragem de portugueses enriquecidos a empolgar as posições de comando e uma região mal definida de pretos, mulatos e brancos em pleno processo de caldeamento e formação, constituindo o escalão mais inferior da sociedade;

B) retrata a falência da sociedade patriarcal nordestina que, tendo por base sempre a atividade econômica açucareira, pouco se modificara desde os fins do século XVIII;

C) reflete as transformações que afetaram a região da campanha na segunda metade do séc. XIX. Não há nele nenhum delineamento saudosista, ao contrário de outros textos ficcionais da época;

D) no plano da temática, o rompimento com a tradição narrativa brasileira se dá pela inserção, ao longo dos relatos, de elementos inverossímeis;

E) fixando a região de campanha, a obra descreve a crise e as divisões entre os estancieiros do sul do Brasil. O protagonista tenta colocar em prática certas idéias reformistas, mas fracassa em seus objetivos.


5. (UFV-MG) Em se tratando de Quincas Borba, romance de Machado de Assis, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

A) Humanitismo, teoria filosófica de Quincas Borba, defende o princípio da liberdade de conservação.
B) A narrativa é lenta com abundância de detalhes.
C) Os personagens são escrupulosos e despidos de egoísmo.
D) A burguesia frívola da corte constitui a sociedade ficcional machadiana.
E) Rubião, personagem central, traz as marcas da fraqueza na luta pela sobrevivência.


6. (PUC-RS)

"A mais terrível das instituições do Ateneu não era a famosa justiça de arbítrio, não era ainda a cafua, asilo das trevas e do soluço, sanção das culpas enormes. Era o livro das notas.

todas as manhãs, infalivelmente, perante o colégio em peso, congregado para o primeiro almoço, às oito horas, o diretor aparecia a uma porta, com solenidade tarda das aparições, e abria o memorial das partes."

Em O Ateneu, Raul Pompéia denuncia, como exemplifica o texto, a:

A) perversidade do sistema educacional.
B) relação perigosa entre adolescentes.
C) brutalidade física na educação.
D) vontade de poder do educador.
E) política interesseira da escola.


7. (PUCCAMP-SP)

Texto I

"Iaiá mostrou-se tão expansiva naquela noite e nos seguintes dias, derramou de tal modo a vida que a enchia que Estela compreendeu tudo o que se passava entre a enteada e Jorge. Há uns amores, aliás verdadeiros, a que precedem muitas contrafações; primeiro que a alma os sinta, tem despendido a virgindade em sensações ínfimas."

Texto II

"Mas não é este propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente."

Os fragmentos acima representam obras que permitem afirmar corretamente sobre Machado de Assis:

A) Em romances iniciais, o autor se apresenta bastante comprometido com a herança romântica; nos posteriores, preocupa-se especialmente com a construção da trama, acompanhando fielmente as personagens em suas peripécias.
B) Os romances de um primeiro grupo revelam um escritor ainda esperançoso quanto à natureza humana, por isso preocupado em desvendar-lhe os mistérios; os de um segundo grupo denotam o pessimismo de quem nada mais espera do seu semelhante.
C) No início de sua carreira, o escritor mais se comporta como cronista de sua sociedade e de sua época; com a maturidade artística, opta por estruturar as narrativas segundo a forma mais freqüente no século XIX.
D) Numa primeira etapa, o escritor ainda se preocupa com a apresentação de aspectos pitorescos do meio em que vivem as personagens; numa segunda, omite a apresentação do meio ambiente, fixando-se no retrato da condição solitária do homem.
E) Num primeiro momento, ainda preso às características mais gerais do romance do século XIX, o romancista preocupa-se muito com a construção da trama romanesca; num segundo, o romance se constrói em torno da análise dos caracteres, buscando apreender-lhes a natureza mais profunda.


8. (VUNESP-SP)

"E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que a entristecia; já apareciam por lá alguns companheiros de estalagem, para dar dois dedos de palestra nas horas de descanso, e aos domingos reunia-se gente para o jantar. A revolução afinal foi completa: a aguardente de cana substituiu o vinho; a farinha de mandioca sucedeu à broa; a carne-seca e o feijão-preto ao bacalhau com batatas e cebolas cozidas; a pimenta-malagueta e a pimenta-do-reino invadiram vitoriosamente a sua mesa (...)"

O trecho que faz parte de um romance, ilustra uma das teses caras a certa escola literária vigente no Brasil no fim do século XIX e começo do século XX. No caso, essa tese só se compreende bem se o quadro de referências incluir uma personagem feminina como causa da transformação do português Jerônimo. Considerando esses pontos, assinale a alternativa correta:

A) romance é A Carne; a escola, o Naturalismo; a tese, a influência determinante do momento, e a personagem feminina, Lenita.
B) romance é Casa de Pensão; a escola, o Realismo-naturalismo; a tese, a influência determinante da raça, e a personagem feminina, Bertoleza.
C) romance é O Cortiço; a escola, o Naturalismo; a tese, a influência determinante da raça, e a personagem feminina, Rita Baiana.
D) romance é O Cortiço; a escola, o Naturalismo; a tese, a influência determinante do meio, e a personagem, Rita Baiana.
E) romance é O Mulato; a escola, o Realismo; a tese, a determinação causal do meio, e a personagem, Ana Rosa.


9. (FUVEST-SP)

"Saímos à varanda, dali à chácara, e foi então que notei uma circunstância. Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. A mãe calou-se; a filha respondeu sem titubear;

– Não, Senhor, sou coxa de nascença."

Trecho fundamental do romance, não só dá título a um capítulo, como serve para definir, com bastante nitidez, o caráter da personagem central. De que obra se trata?

A) Amor de Perdição
B) Fogo Morto.
C) São Bernardo.
D) Memórias Póstumas de Brás Cubas.
E) Primo Basílio.


10. (UFRS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo.

"Os perfis femininos criados por Machado de Assis revelam, por exemplo, mulheres preocupadas em ascender socialmente e em manter as aparências. Assim, hipócrita e dissimulada, ....., de ....., assemelha-se à inescrupulosa ...., ávida pelo dinheiro de Rubião, em ..... ."

A) Conceição - Quincas Borba - Marcela - Uns Braços
B) Marcela - A Cartomante - Flora - Dom Casmurro
C) Virgília - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Sofia - Quincas Borba
D) Capitu - Memorial de Aires - Genoveva - Missa do Galo
E) Sofia - Esaú e Jacó - Virgília - O Alienista

GABARITO:
  1. d
  2. e
  3. e
  4. a
  5. c
  6. a
  7. e
  8. c
  9. d
  10. c

Post a Comment