Questões sobre Literatura de informação e jesuítica



1. (UFPA) A gênese da nossa formação literária se encontra no século XVI. Dela fazem parte:

a) as obras produzidas pelos degredados que eram obrigados a se instalar no Brasil.
b) os escritores que os donatários das capitanias hereditárias faziam ao rei de Portugal.
c) os relatos dos cronistas viajantes.
d) as produções arcádicas.
e) as poesias de Gregório de Matos.


2. (FUVEST-SP) Entende-se por literatura informativa no Brasil:

a) conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza o homem brasileiro.
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d) os poemas do Padre José de Anchieta.
e) os sonetos de Gregório de Matos.

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3. (DRHU-SP) A Carta de Pero Vaz de Caminha:

a) relata o primeiro contato dos portugueses com populações não européias.
b) expõe a atitude compreensiva dos portugueses diante da barbárie dos índios.
c) descreve as habitações indígenas, a organização social tribal e os mecanismos de comando dela.
d) revela a extensão e fertilidade da terra, seus produtos naturais como ouro, prata e especiarias.
e) mostra o indígena brasileiro alternadamente como selvagem e como inocente.


4. (UFRN) Define-se a Literatura Informativa no Brasil como

a) as obras que visavam a tornar mais acessíveis aos indígenas os dogmas do cristianismo.
b) a prova de que os autores brasileiros tinham em mente emancipar-se da influência européia.
c) reflexo de traços do espírito expansionista da época colonial.
d) a prova do sentimento de religiosidade que caracterizou os primeiros habitantes da nova terra descoberta.
e) a descrição dos hábitos de nomadismo predominantes entre os índios.


5. (UEL-PR) À curiosidade geográfica e humana e ao desejo de conquista e domínio corresponde, inicialmente, o deslumbramento diante da paisagem exótica e exuberante da terra recém-descoberta, testemunhado pelos cronistas portugueses

a) Gonçalves de Magalhães e José de Anchieta.
b) Pero de Magalhães Gandavo e Gabriel Soares de Sousa.
c) Botelho de Oliveira e José de Anchieta.
d) Gabriel Soares de Sousa e Gonçalves de Magalhães.
e) Botelho de Oliveira e Pero de Magalhães Gandavo.


6. (FEI-SP) Dos oito (autos) que lhe são atribuídos, o melhor é o intitulado na festa de São Lourenço, representado, pela primeira vez, em Niterói, em 1583. Seu autor é:

a) Anchieta.
b) Gregório de Matos.
c) Bento Teixeira.
d) Padre Manuel da Nóbrega.
e) Gabriel Soares de Sousa.


7. (MACK-SP) Desde seu descobrimento, escreveu-se sobre o Brasil. Alguns escritores, após tal evento, compuseram textos com o propósito fundamental de retratar, não só a terra recém-descoberta, como também as características de seus habitantes. Trata-se, pois, de uma literatura de teor informativo, apesar de se encontrarem, às vezes, algumas passagens onde se mostram elementos artísticos. Aponte a alternativa em que se encontra o nome de um texto que não se encaixe nessa tendência.

a) "Carta do Descobrimento"
b) "Tratado da terra do Brasil"
c) "Tratado descritivo do Brasil"
d) "Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda"
e) "História da província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil".


8. (UNIMEP)

"Esta virtude estrangeira

me irrita sobremaneira.

Quem a teria trazido

com seus hábitos polidos

estragando a terra inteira?

Quem é forte como eu?

Como eu, conceituado?

Sou diabo bem assado,

Boa medida é beber

cauim até vomitar.

Que bom costume é bailar!

Adornar-se, andar pintado,

tingir penas, empenado

fumar e curandeirar

andar de negro pintado".

(Auto de São Lourenço, José de Anchieta)

Nestes versos aparecem características da produção poética de José de Anchieta, exceto:

a) versos curtos de tradição popular;
b) preocupação catequética;
c) linguagem direta;
d) tensão e elaboração artística renascentista;
e) conflito entre o bem e o mal.

Gabarito
1.C    2.A    3.E    4.C    5.B    6.A    7.D    8.D   

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