10 Questões sobre simbolismo com Gabarito II
1. (PUC-RS) A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
A) brancaB) negra
C) rubra
D) roxa
E) azul
2. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:
A) Romantismo, sobretudo na obra de Castro AlvesB) Barroco, principalmente em Gregório de Matos
C) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens
D) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira
E) Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
3. (FEMP-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ..... que escreveu..... e, como poeta, está vinculado ao ..... .
A) Vinícius de Moraes/ Sonetos e baladas/ ModernismoB) Álvares de Azevedo/ Lira dos vinte anos/ Romantismo
C) Cruz e Sousa/ Faróis/ Simbolismo
D) Olavo Bilac/ O caçador de esmeraldas/ Parnasianismo
E) Cecília Meireles/ Vaga música/ Modernismo.
4. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:
A) a impassibilidade, o rigor formal, a busca da perfeiçãoB) a valorização dos gosto burguês, o nacionalismo, a tradição
C) a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo
D) o elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura
E) a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.
5. (FUVEST-SP)
I
"Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"
II
"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras..."
As estrofes anteriores são, respectivamente, dos poetas:
A) Manuel Bandeira e Olavo BilacB) Vinícius de Moraes e Fagundes Varela
C) Olavo Bilac e Cruz e Sousa
D) Cruz e Sousa e Castro Alves
E) castro Alves e Alphonsus de Guimaraens
6. (UNIP-SP) A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:
A) RealismoB) Simbolismo
C) Naturalismo
D) Romantismo
E) Parnasianismo
7. (FUVEST-SP)
"E fria, fluente, frouxa claridade
flutua como as brumas de um letargo"
Nestes versos de Cruz e Sousa, encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:
A) utilização do valor sugestivo da música e da corB) rima aproximativa: uso de aliterações
C) presença de onomatopéia
D) uso de antinomia
E) emprego de expressões arcaicas.
8. (PUCC-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:
A) o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticasB) a busca da transcendência, a preponderância do símbolo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações
C) a espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre
D) o perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário precioso
E) o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.
9. (OSEC-SP) A nossa literatura do período colonial:
A) sofreu grande influência da FrançaB) foi mero instrumento da política lusitana.
C) foi uma continuação da literatura portuguesa.
D) apresenta já bons ficcionistas.
E) tem em Basílio da Gama seu poeta maior.
10. (UFPA) Na última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de época, que é o:
A) Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o Simbolismo.B) Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.
C) Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.
D) Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.
E) Simbolismo, que encontrou uma oposição hostil por parte dos parnasianos, a ponto de quase passar despercebido.
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