10 Questões sobre Simbolismo com Gabarito - IV




1. (MACK-SP) Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado com um período literário cujas características são:

A) mitologia pagã e busca da natureza.
B) simbologia matemática e musical.
C) análise social de grupos humanos marginalizados e valorização do coletivo.
D) exaltação da natureza, da pátria e do índio.
E) misticismo, amor e morte.


2. (FUVEST/GV-SP) Opondo-se à razão, predominante na poesia ligada ao realismo, os poetas passam a repudiar esse vínculo e se voltam para a esfera do sonho, para o despertar das forças inconscientes que "a Arte deveria suscitar magicamente". Donde as atmosferas difusas, a predominância das cores e dos sons, a busca da correspondência dos sentidos. De que movimento literário se trata?

A) Surrealismo.
B) Romantismo.
C) Modernismo.
D) Futurismo.
E) Simbolismo.


3. (UFES)

"Ah! plangentes violões dormentes, mornos,

Soluços ao luar, choros ao vento...

Tristes perfis, os mais vagos contornos,

bocas murmurejantes de lamento."

(Cruz e Sousa)


O fragmento de texto apresenta características da poesia simbolista, exceto:

A) imaginação estimulada por elementos sensoriais.
B) comparação da poesia com a música.
C) preferência por temas subjetivos, místicos e espirituais.
D) poesia evocadora de emoções e sentimentos.
E) descrição objetiva da realidade.


👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


4. (PUC-MG) Os textos abaixo são característicos de um mesmo estilo de época, exceto:

A) "E som e cor e cor e som, na mesma ondulação ritmal, na mesma eterificação de volúpias, conjuntam-se, compõem-se numa só onda de orquestrações e de cores, que vão assim tecendo auréolas eternais das Esferas..."

B) "Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

queria descer ao mar..."


C) "Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo Espaço da Pureza."


D) "Adeus qu'eu parto, senhora;

Negou-me o fado inimigo

Passar a vida contigo

Ter sepultura entre os meus;

Negou-me nesta hora extrema,

Por extrema despedida,

Ouvir-te a voz comovida

Soluçar um breve Adeus!"


E) "Alma! Que tu não chores e não gemas,

Teu amor voltou agora,

Ei-lo que chega das mansões extremas

Lá onde a loucura mora!

............................................

Veio transfigurada e mais formosa

Essa ingênua natureza,

Mais ágil, mais delgada, mais nervosa,

Das essências da Beleza".


5. (PUC-RS)

"Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

mares, estrelas, tardes, naturezas.

(...)

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,

Que chaveiro do Céu possui as chaves

Para abrir-vos as portas do Mistério?!"

O poema de Cruz e Sousa valoriza a realidade ..... e a ....., através de uma linguagem impregnada por .....

A) objetiva, espiritualidade, sugestões
B) inconsciente, musicalidade, oposições
C) subjetiva, espiritualidade, símbolos
D) inconsciente, racionalidade, sugestões
E) subjetiva, espiritualidade, símbolos


6. (UFMA) Sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, na Literatura Brasileira, é correto afirmar que:

A) os estilos são absolutamente distintos quanto à técnica da versificação.
B) os dois estilos se aproximam pelas preferências temáticas.
C) à metafísica do primeiro, juntou-se o realismo do segundo.
D) os dois estilos se aproximam quanto à técnica da versificação.
E) não há proximidade entre os dois.


7. (FEI-SP) Escolha a alternativa que preencha corretamente, na ordem apresentada, as lacunas da frase seguinte.

"O Simbolismo se opõe ao ....., aproximando-se do ....., no que diz respeito à presença do subjetivismo e da emoção, segundo se observa, por exemplo, em ....., célebre autor de Broquéis."

A) (1) Realismo/ (2) Romantismo/ (3) Cruz e Sousa
B) (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Gonçalves Dias
C) (1) Arcadismo/ (2) Romantismo/ (3) Castro Alves
D) (1) Romantismo/ (2) Barroco/ 93) Manuel Bandeira
E) (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Olavo Bilac


8. (FCMSCSP)

"Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero

luto jamais te afeie o cândido semblante!

Diante de Jó, conserva o mesmo orgulho; e diante

de um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero."


"Brancuras imortais da Lua Nova,

frios de nostalgia e sonolência...

Sonhos brancos da Lua e viva essência

dos fantasmas notívagos da Cova."

Conforme atestam, respectivamente, os excertos, o ..... pregou, em seu programa, a impassibilidade, ao passo que o ..... marcou a poesia com as impressões mais densamente subjetivas, atingindo mesmo as profundidades do inconsciente.

A) Barroco / Arcadismo
B) Arcadismo / Romantismo
C) romantismo / Parnasianismo
D) Parnasianismo / Simbolismo
E) Simbolismo / Modernismo


9. (UFSCar-SP) Aponte a alternativa correta.

A) Em Cruz e Sousa, a forma guarda o apuro parnasiano.
B) a poesia de Cruz e Sousa é predominantemente otimista e superficial.
C) Em Cruz e Sousa, encontramos poesia desleixada, sem apuro formal.
D) O Simbolismo tem seu início em 1893, com a publicação de duas obras de Alphonsus de Guimaraens.
E) Cruz e Sousa, devido a sua forte espiritualidade, nunca abordou a angústia sexual.


10. (UNIFICADO-RS)

"Se para este poeta são essenciais os elementos da mitologia clássica e as operações de linguagem que tratam o verso como uma peça de ourivesaria, para este outro importam as projeções do espírito, as paisagens etéreas e os sentimentos absolutos."

O trecho acima está se referindo, respectivamente, a:

A) Casimiro de Abreu e Basílio da Gama
B) Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos.
C) Olavo Bilac e Cruz e Sousa
D) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

Gabarito

  1. e

  2. e

  3. e

  4. d

  5. e

  6. d

  7. a

  8. d

  9. a

  10. c

Post a Comment