10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - VI




1. (ITA-SP) O tema do excerto abaixo relaciona-se à representativa tendência de um determinado estilo literário. Assinale, então, a opção cujos autores pertencem à tendência e ao estilo em questão:

"Amei-te sempre: – e pertencer-te quero

Para sempre também, amiga morte.

Quero o chão, quero a terra - esse elemento

que não se sente dos vaivéns da sorte."

A) Casimiro de Abreu, Visconde de Taunay, José de Alencar.
B) Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire.
C) Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama.
D) Castro Alves, Gonçalves Dias, Manuel Antônio de Almeida.
E) Gregório de Matos, Padre Vieira, Bernardo Guimarães.


2. (UECE) Sobre José de Alencar é correto afirmar:

A) Focaliza, em suas personagens, os traços mais objetivos dos caracteres, em termos de paixões, virtudes e defeitos morais, pelos quais a sociedade é freqüentemente responsabilizada, como se vê, por exemplo, em Lucíola.
B) Alcança sua maior glória com o romance histórico, que lhe deu oportunidade de pesquisar fielmente o passado nacional e fugir da observação da vida contemporânea, cujo aspecto urbano sempre evitou retratar.
C) Mesmo sem abandonar definitivamente as soluções românticas para os problemas dos heróis, revelou grande capacidade de denunciar certos aspectos profundos da realidade social e individual, e, nesse sentido, pode ser considerado um precursor de Machado de Assis.


3. (PUC-MG) Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:

A) "(...) No Guarani o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas..."
B) "(...) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade."
C) "(...) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação."
D) "(...) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança."
E) "(...) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz."


4. (FUVEST-SP) "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo."

O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:

A) barrocos.
B) arcádicos.
C) românticos.
D) simbolistas.
E) parnasianos.


5. (FUVEST-SP) Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:

A) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
B) é um composto resultante de formas originais do conto.
C) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
D) representa contestação política ao domínio português.
E) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.


6. (UFPA) A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil:

A) Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.
B) Registra-se o abandono total do soneto.
C) Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos.
D) Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro.
E) Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia.


7. (UFES) A leitura de Lucíola, de José de Alencar, revela a(o):

A) preferência pelo uso de regionalismos.
B) visão idealizada da mulher, mesmo em seus aspectos negativos.
C) sentimento indianista do autor.
D) preocupação em exaltar a natureza.
E) descrição materialista e carnal do amor.


8. (UFES) Em relação ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que:

A) analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a riqueza material.
B) é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora que aparece no texto.
C) narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e frívola.
D) protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de Lúcia.
E) autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem anos atrás.


9. (UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?

A) Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos.
B) Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.
C) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, onde podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
D) A obra de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.
E) indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.


10. (UCP-PR) Coube a ..... atingir o ponto mais alto do teatro romântico brasileiro. Numa linguagem simples e correta, retratou os variados tipos da sociedade do século XIX:

A) Martins Pena.
B) Procópio Ferreira.
C) Joaquim Manuel de Macedo.
D) Machado de Assis.
E) Cornélio Pena.

GABARITO:
  1. b
  2. c
  3. e
  4. c
  5. c
  6. c
  7. b
  8. b
  9. c
  10. a

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