10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - XI



1. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:

Procura focalizar a corte; retrata a vida burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.

Foi uma das soluções encontradas pelo escritor brasileiro para repetir aqui a proposta européia de volta ao passado. A civilização indígena representou literariamente o aspecto mais autêntico de nossa nacionalidade.

Pretende trazer à tona figuras históricas ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.

Retrata diferentes partes do país, focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição aos valores urbanos da corte.

Tais características referem-se, respectivamente, aos romances:

A) históricos, indianistas, urbanos, regionalistas.
B) regionalistas, históricos, indianistas, urbanos.
C) indianistas, históricos, regionalistas, urbanos.
D) urbanos, indianistas, regionalistas, históricos.
E) urbanos, indianistas, históricos, regionalistas.


2. (MACK-SP) José de Alencar tenta mostrar um painel das relações do índio brasileiro com o homem europeu.

Mostra, inclusive, o índio antes da chegada dos portugueses, o princípio de sua miscigenação, e, posteriormente, o mesmo já totalmente cristianizado, num estado de quase servidão em relação ao homem branco.

Assinale a alternativa em que aparecem, respectivamente, nomes de romances que exemplifiquem tais temáticas.

A) Iracema – Ubirajara – O Sertanejo
B) As Minas de Prata – Til – O Sertanejo
C) Lucíola – A Pata da Gazela – Ubirajara
D) Ubirajara – Senhora – Til
E) Ubirajara – Iracema – O Guarani


3. (MACK-SP) Apesar de encaixado na segunda geração da poesia romântica brasileira, esse poeta já mostra traços do condoreirismo, o que o aproxima da terceira geração.

Assinale a alternativa em que se encontra o nome de tal poeta.

A) Fagundes Varela
B) Álvares de Azevedo
C) Casimiro de Abreu
D) Basílio da Gama
E) Castro Alves


4. (FUC-MT) Considerando as seguintes afirmações:

I. reconstitui a paisagem urbana do Rio de Janeiro do começo do século XIX.
II. suas personagens revelam tradição, cultura e sentimentos elevados.
III. dá relevância à análise dos conflitos psicológicos das personagens.
IV. substitui a gravidade da narrativa por situações humorísticas.
V. critica a visão burguesa do casamento como meio de ascensão social.

Referências a Manuel Antônio de Almeida aparecem apenas em:

A) I e II.
B) II e III.
C) I e IV.
D) II e V.
E) III e IV.


5. (PUC-RS)

"Outras criticam de uma gorda vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que vieram para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dândi que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinhá que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos."

A descrição do sarau demonstra que o romance de Joaquim Manuel de Macedo, apesar do ambiente brasileiro, é uma ..... ao folhetim romântico europeu.

A) adaptação
B) oposição
C) negação
D) crítica
E) sátira.


6. (VUNESP-SP) Leia atentamente os versos seguintes:

"Eu deixo a vida como deixa o tédio

Do deserto, o poento caminheiro

– Como as horas de um longo pesadelo

Que se desfaz ao dobre de um sineiro."

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:

A) revolta diante da morte.
B) aceitação da vida como um longo pesadelo.
C) aceitação da morte como a solução
D) tristeza pelas condições de vida.
E) alegria pela vida longa que teve.


7. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Fagundes Varela.

A) É um poeta de transição entre a segunda e a terceira geração romântica.
B) Cantos Meridionais são poesias de cunho lírico, associado aos panoramas tropicais.
C) Cântico do Calvário é uma elegia escrita em memória do filho.
D) A religiosidade é um tema presente em parte de sua obra.
E) É na poesia indianista que atinge o ponto mais elevado de sua produção poética.


8. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram felizes para sempre".

Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:

A) amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
B) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.
C) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
D) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos.
E) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.


9. (USF-SP)

"Dizem que há gozos nas mundanas galas,

mas eu não sei em que o prazer consiste.

– Ou só no campo, ou no rumor das salas,

Não sei por quê – mas a minh'alma é triste!"

Nos versos acima encontra-se típico exemplo do estado de espírito do poeta que:

A) se considerava "arauto das inquietações populares".
B) experimentou o "mal do século".
C) cantou as tradições indígenas, na primeira geração romântica.
D) procurava a perfeição técnica na descrição objetiva das coisas.
E) queria combater o "mau gosto" barroco e procurava imitar os clássicos gregos e latinos.


10. (PUC-RS)

Cena IV

Entra Marcelo vestido à paulista, isto é, de bota branca, calça e jaqueta de ganga azul e ponche de pano azul forrado de baeta vermelha. O seu falar é carregado.

(...)

Marcelo: Tenho andado passeando pela cidade.

José Antônio: Aonde foi?

Marcelo: À Rua do Ouvidor. Vi muitas coisinhas bonitas penduradas nas vidraças e umas figuras que pareciam gente viva, andando assim à roda. (Anda à roda).

José Antônio: Isso é na casa dos cabeleiros.

Marcelo: É isso mesmo, que lá vi muitos cabelos nas portas. Entrei numa casa onde estavam tocando um instrumento muito bonito; o homem tocava assim. (Faz ação de quem toca realejo.)

José Antônio: Foi no canto do Beco dos Cancelas. É um realejo que chama os tolos."

No diálogo entre Marcelo e José Antônio, em O Diletante, Martins Pena ressalta a

A) sofisticação do diletante.
B) semelhança entre o campo e a cidade.
C) simplicidade do homem do interior.
D) fascinação pelos acontecimentos da corte.
E) aversão do citadino pelo caipira.

GABARITO:
  1. c
  2. e
  3. a
  4. c
  5. a
  6. c
  7. e
  8. b
  9. b
  10. c

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