10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - V



 1. (FUVEST) Entre as obras mais comentadas do Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A Retirada da Laguna e, principalmente, o romance:

A) A Moreninha;
B) Inocência;
C) Clarissa;
D) Rosa;
E) A Escrava Isaura


2. (U.F.GOIÁS) Em relação à obra Memórias de um Sargento de Milícias pode-se afirmar que:

A) contraste entre o bem e o mal próprio dos romances românticos desaparece na figura do ator herói;
B) personagem Leonardo nasce malandro feito, como em Macunaíma;
C) Leonardo adquire as características da malandragem por força das circunstâncias;
D) panorama traçado pelo autor é limitado espaço em que as ações se desenvolvem;
E) panorama traçado pelo autor é ampliado espaço em que as ações se desenvolvem.


3. (UM-SP) O gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do:

A) movimento realista
B) movimento árcade
C) movimento romântico
D) movimento barroco
E) movimento naturalista


4. (FEI-SP)

"A situação de ..... relativamente à Literatura Brasileira lembra a de Gil Vicente na Literatura Portuguesa: seu teatro parece tão espontâneo quanto o do dramaturgo quinhentista. A peça Juiz de paz na roça pode ser considerada, por isso, o nosso Monólogo do vaqueiro".

No fragmento acima, o crítico Massaud Moisés comenta o grande expoente do teatro romântico brasileiro, que é:

A) Gonçalves Dias.
B) Gonçalves de Magalhães.
C) Martins Pena.
D) Dias Gomes.
E) Artur Azevedo.


(PUCCAMP) Da questão 5 a 9, você vai usar o texto abaixo.

Texto crítico

"Embora seja importante indagar das razões por que público brasileiro dos anos de 1870 avidamente leu e com entusiasmo aplaudiu "A Escrava Isaura", razões que encontram o principal motivo em onda então crescente de sentimento abolicionista – convenhamos em que muito mais importante o comportamento desse público é, para a crítica, a natureza desse romance.

Mesmo lido com simpatia, "A Escrava Isaura" não resiste à crítica. Seu enredo resulta em ser inverossímel, tais e tantos são os expedientes primários do Autor, usados para conduzir por determinados caminhos e para desenlace preestabelecido: em freqüentes ex-abruptos, mudam os sentimentos dos protagonistas com relação à bela e desditosa Isaura, e assim de protetores se transformam de pronto em pérfidos algozes, servindo à linha dramática premeditada pelo ficcionistas; não menos precipitada e artificialmente se engendram e desenrolam as situações ou episódios concebidos sempre com a intenção de marcar "passus" da vida "crucis" da desgraçada heroína, que, por fim, mais arrastada pelo autor que pelas forças do drama que vive, encontra no alto do seu calvário, ao invés do sacrifício final (o que teria dado ao romance verossimilhança e força), a salvação e a felicidade de extrema.

Tão primário e artificial quanto enredo que domina a obra, dando-lhe típica estrutura novelesca ou romanesca, é, não digo a concepção, mas o modo de conduzir personagens: Isaura, Malvina, Rosa, Leôncio, Álvaro, Belchior, André, o Dr. Geraldo, Martim e Miguel, se têm peculiaridades físicas e morais que os caracterizam suficientemente e os individualizam na galeria das personagens da ficção romântica, se ocupam posições bem "marcadas" no palco dos acontecimentos, decomposto em dois cenários (uma fazenda de café da Baixada Fluminense e o Recife), não chegam contudo, a receber suficiente estofo psicológico: daí a impressão que deixam, não apenas de símbolos dramáticos quase vazios, senão que também títeres (vá lá a cansada imagem) conduzidos pelo autor, para esta ou aquela ação indispensável, a seu ver, às suas principais intenções".

(Antônio Soares Amora, "O Romantismo", vol. II da A Literatura Brasileira).


5. (PUCCAMP) Segundo o texto:

A) "A Escrava Isaura" consagrou-se como um bom romance por causa da aceitação que teve entre o público leitor de 1870.
B) "A Escrava Isaura" não é um bom romance porque o público leitor de 1870 o leu avidamente e o aplaudiu com entusiasmo.
C) leitor deve ter muito cuidado ao ler ou aplaudir um romance, pois poderá consagrar uma obra medíocre.
D) "A Escrava Isaura" não é um bom romance para a crítica, embora o público o haja lido com entusiasmo, movido pelo sentimento abolicionista.
E) "A Escrava Isaura" não pode ser considerado um bom romance por causa do sentimento abolicionista.


6. (PUCCAMP) Antônio Soares Amora diz-nos, no texto, que:

A) a crítica, ao avaliar um romance, baseia-se na natureza da obra e não simplesmente nas reações do público leitor;
B) a crítica ataca os romances que cativam a simpatia e o entusiasmo dos leitores;
C) Bernardo Guimarães, ao escrever seu romance "A Escrava Isaura", não se preocupou com a crítica e, sim, com a Abolição;
D) é muito difícil a crítica avaliar romances de grande popularidade e aceitação;
E) romance da natureza é para a crítica muito mais importante do que o comportamento do público leitor.


7. (PUCCAMP) Ainda, de acordo com o texto:

A) enredo inverossímel de "A Escrava Isaura" resulta de um autor primário que se perde nos caminhos escolhidos para um fim determinado;
B) os protetores de Isaura transformam-se em seus algozes, crucificando-a no final do romance;
C) os recursos empregados pelo Autor forçam um defeso preestabelecido;
D) a parte mais inverossímel do romance é a que assinala os "passus" da "via crucis" de Isaura;
E) embora reconhecesse a inverossimilhança do drama, o autor via nela a salvação e felicidade extrema da heroína.


8. (PUCCAMP) De texto concluímos que:

A) de tal modo os episódios de "A Escrava Isaura" são dominados pela precipitação e artificialidade, que a ação resulta muito mais da inserção do Autor do que das forças do conflito;
B) a típica estrutura novelesca de "A Escrava Isaura" caracteriza-se pelo desenvolvimento do enredo, pela concepção das personagens e pelo desfecho;
C) em "A Escrava Isaura" o Autor vive um drama cujas forças o arrastam a um calvário onde encontra, em vez do sacrifício final, a sua felicidade;
D) a bela e desditosa Isaura muda os sentimentos dos protagonistas, levando-os ao sacrifício final, no alto do calvário;
E) para a heroína é muito mais importante encontrar a salvação e a felicidade extrema do que o sacrifício final, no alto do Calvário.


9. (PUCCAMP) O texto afirma que:

A) as personagens Isaura, Malvina, Rosa, Leôncio, Álvaro, Belchior, Dr. Geraldo, Martim e Miguel são suficientemente caracterizados física, moral e psicologicamente;
B) uma falha comparável no primarismo e artificialidade do enredo é a concepção das personagens de "A Escrava Isaura';
C) as personagens títeres cansam o leitor, à medida que o Autor as conduz a esta ou àquela ação indispensável ao enredo;
D) as personagens, conduzidas de modo primário e artificial, sem profundidade psicológica, são como fantoches nas mãos do Autor;
E) sem o artificialismo das personagens, "A Escrava Isaura" teria resistido à crítica.


10. (UFPI) Em que alternativa o conjunto de obras é de José de Alencar?

A) As Minas de Prata, O Gaúcho, Senhora.
B) A Mortalha de Alzira, Encarnação, A Pata da Gazela
C) Lucíola, A Retirada da Laguna, Sonhos d'Ouro
D) Seminarista, A Luneta Mágica, O Tronco do Ipê
E) Moço Loiro, Iracema, A Escrava Isaura

GABARITO:
  1. b
  2. b
  3. c
  4. c
  5. d
  6. a
  7. c
  8. a
  9. e
  10. a

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