10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - VIII



1. (U.F. Juiz de Fora-MG) Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:

A) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
B) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
C) desenvolvimento do teatro nacional.
D) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
E) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.


2. (OSEC-SP) A época romântica caracteriza-se por ser:

A) lusófoba e nacionalista.
B) de influência inglesa.
C) atéia e influenciada pelo positivismo.
D) carente de bons poetas.


3. (FMABC-SP) Assinale a alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:

A) predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos
B) reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
C) anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte pela arte
D) desejo de expressar a realidade objetiva, visão materialista do universo
E) preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa de expressar a realidade inconsciente.


4. (UNESP-SP)

"lá?

ah!

sabiá...

papá...

maná...

sofá...

sinhá...

cá?

bah!"

O poema acima, do poeta contemporâneo José Paulo Paes, alude parodisticamente ao poema:

A) "Voz do poeta", de Fagundes Varela
B) "As pombas", de Raimundo Correia
C) "Círculo vicioso", de Machado de Assis
D) "Canção do exílio", de Gonçalves Dias
E) "Meus oito anos", de Casimiro de Abreu


5. (VUNESP-SP) Leia com atenção os textos a seguir:


1.

"Triste Bahia! Ó quão dessemelhante

Estás e estou do nosso antigo estado!

Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,

Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te máquina mercante,

Que em tua larga barra tem entrado,

A mim foi-me trocando, e tem trocado,

Tanto negócio e tanto negociante."


2.

Prólogo

"Amigo leitor, arribou a certo porto de Brasil, onde eu vivia, um galeão, que vinha das Américas espanholas. Nele se transportava um mancebo, cavalheiro instruído nas humanas letras. Não me foi dificultoso travar com ele uma estreita amizade, e chegou a confiar-me os manuscritos que trazia. Entre eles encontrei as Cartas chilenas, que são um artificioso compêndio das desordens que fez no seu governo Fanfarrão Minésio, general do Chile."


3.

Tragédia no lar

"Na senzala, úmida, estreita,

Brilha a chama da candeia,

No sapé se esgueira o vento.

E a luz da fogueira ateia.

Junto ao fogo, uma africana,

Sentada, o filho embalando,

Vai lentamente cantando

Uma tirania indolente

Repassada de aflição

E o menino ri contente...

Mas treme e grita gelado,

Se nas palhas do telhado

Ruge o vento do sertão."

Assinale a alternativa correta:


A) Os textos 1, 2 e 3 foram escritos respectivamente por autores barroco, árcade e romântico.
B) Os textos 1, 2 e 3 apresentam características dos movimentos romântico, parnasiano e simbolista.
C) os textos 1, 2 e 3 foram escritos por autores de diferentes fases do modernismo.
D) Os textos 1, 2 e 3 pertencem ao mesmo movimento literário e se caracterizam por uma postura satírica.
E) os textos 1, 2 e 3 são de autoria de Gregório de Matos, Olavo Bilac e Álvares de Azevedo.


6. (UFRS) A produção de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão:

A) do culto à natureza
B) do cientificismo
C) da arte pela arte
D) do culto ao "bom selvagem"
E) do mal-do-século.


7. (FMU/FIAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:

A) um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
B) um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
C) um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.
D) confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
E) um cenário idealizado, onde todos são felizes e os poetas são pastores.


8. (FCMSCSP) A renovação das formas, a liberdade de expressão e a tentativa de incorporar à literatura nossas coisas mais típicas – como particularidades regionais e termos indígenas – são marcas freqüentes do:

A) Barroco
B) Arcadismo
C) Romantismo
D) Realismo
E) Pré-Modernismo


9. (OSEC-SP)

"Do tamarindo a flor jaz entreaberta,

Já solta o bogari mais doce aroma,

Também meu coração, como estas flores,

melhor perfume ao pé da noite exala!"

É possível reconhecer, na estrofe acima, um exemplo da corrente:

A) barroca, pela imagem que evoca a natureza como símbolo da transitoriedade da vida;
B) arcádica, pois o poeta revela seu amor a uma natureza idealizada;
C) romântica, pela identificação dos sentimentos humanos com aspectos da natureza;
D) parnasiana, pela apresentação da natureza como imagem da perfeição;
E) simbolista, pois a natureza é apenas um recurso que o poeta transcende, atingindo um nível de espiritualidade plena.


10. (UFPA) Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:

A) Romantismo
B) Barroco
C) Realismo/Naturalismo
D) Modernismo
E) Neoclassicismo

GABARITO:
  1. b
  2. a
  3. b
  4. d
  5. a
  6. e
  7. d
  8. c
  9. c
  10. a

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