10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - IV
1. (F.C.CHAGAS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Quando se fala em ..... na literatura romântica, os nomes ..... não podem ser esquecidos.
A) indianismo -
B) abolicionismo -
C) abolicionismo -
D) indianismo -
E) sertanismo -
2. (F.C.CHAGAS) A palavra de Castro Alves seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta à realidade da nação, indignando-se o poeta com o problema do escravo e entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já atingiam o meio rural. Esse último aspecto permite afirmar que Castro Alves
A) identifica-se aos poetas da segunda geração romântica no que se refere à concepção da natureza como refúgio.B) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que o consideram o campo um antídoto para os males da cidade;
C) trata a natureza da mesma forma que o poeta árcade que o antecedeu;
D) antecipa o comportamento do poeta parnasiano que se entusiasma com a realidade exterior;
E) idealiza a natureza da pátria, buscando preservar a sua simplicidade e pureza, tal como Gonçalves Dias.
3. (AFA) O ideal de liberdade, preconizado por Cecília Meirelles em "Romanceiro da Inconfidência, repete, de certa forma, a temática da poesia social de:
A) Castro Alves;B) Fagundes Varela;
C) Casimiro de Abreu;
D) Álvares de Azevedo.
"Agora, peço a você.
Ó caboclo brasileiro,
caboclo ainda cativo,
ler o 'Navio Negreiro'
para ficar informado
do passado cativeiro.
Era um navio maldito,
uma ave de rapina
voando a flor do oceano,
no bojo a gana a assassina
conduzia ouro humano:
a rapa negra era a mina.
Caboclo, não chore não,
não chora quando o poema
apertar-lhe o coração;
se não puderimpe ou gema
ou grite de indignação.
caboclo, este o dilema.
Depois leias as Vozes d'África
com a mesma indignação
contra os senhores de escravos,
ó caboclo do sertão,
o cativeiro de hoje
é o mesmo: cana e algodão."
4. (VUNESP) As quatro estrofes acima constituem trecho de uma obra, publicada em 1952, em que um poeta modernista, autor do longo poema "Invenção de Orfeu", conta à maneira dos poetas populares das feiras nordestinas, a vida e as aventuras de um poeta do romantismo brasileiro. Assinale nas alternativas abaixo aquela que contenha respectivamente:
I. a temática versada pelas estrofes acima;II. nome do poeta romântico;
III. título da primeira obra deste poeta romântico;
IV. nome do poeta modernista autor desse texto à moda de cordel.
B) temática amorosa; II- Álvares de Azevedo; III- Lira dos Vinte Anos; IV- Ferreira Gullar.
C) temática racial; II- Casimiro de Abreu; III- Primaveras: IV- Carlos Drummond de Andrade.
D) temática urbana; II- Olavo Bilac; III- Tarde; IV- Oswald de Andrade.
E) temática de crítica social; II- Castro Alves; III- Espumas Flutuantes; IV- Jorge de Lima.
5. (F.C.CHAGAS) Embora contemporâneos e focalizando, muitas vezes, o mesmo ambiente social, os romances desses dois escritores revelam a distância em que se encontram: um pela capacidade de desmascarar e denunciar certos aspectos profundos recalcados, da realidade social e individual, pode ser considerado um modesto precursor de Machado de Assis; o outro deve sua popularidade ao fato de trazer para o romance justamente o cenário e personagens familiares ao meio fluminense da segunda metade do século XIX.
Trata-se, respectivamente, de
A) José de Alencar e Joaquim Manuel Antônio de Almeida;B) Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Antônio de Almeida;
C) Manuel Antônio de Almeida e Bernardo Guimarães;
D) Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay;
E) Visconde de Taunay e José de Alencar.
6. (FUVEST) "O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí uma predestinação de uma raça?"
Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ......, faz a si mesmo com toda propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais, ao finalizar o romance ........ .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
A) José Lins do Rego - Menino do Engenho;B) José de Alencar - Iracema;
C) Graciliano Ramos - São Bernardo;
D) Aluísio Azevedo - O Mulato;
E) Graciliano Ramos - Vidas Secas.
(FUVEST) Texto para as questões 7 e 8:
"Sua ambição literária era, contudo, imensa e pode ser aferida, não só por sua produção romanesca, como pelo projeto gigantesco que delineara de maneira bem significativa, na sua indiscutidíssima introdução ao romance Sonhos d'Ouro. Está fora de dúvida que (o romancista) considerava sua obra como fator primacial da criação realmente orgânica de nossa literatura". (Eugênio Gomes).
7. (FUVEST) O romancista a que se refere o crítico é:
A) João Guimarães Rosa;B) Joaquim M. de Macedo;
C) Bernardo Guimarães;
D) José de Alencar;
E) Manuel Antônio de Almeida.
8. (FUVEST) Assinale a opção em que vêm citadas obras do romancista, objeto da questão antecedente.
A) Cortiço e Casa de Pensão;B) Fogo Morto e Banguê;
C) A Moreninha e O Moço Louro;
D) Grande Sertão: Veredas e Saragana;
E) Senhora e O Guarani
9. (FUVEST) Lucíola e Senhora; O Gaúcho, Sertanejo; e o Guarani e As Minas de Prata representam na obra de Alencar, de acordo com os seus conteúdos e seus cenários, romances de tipos, respectivamente:
A) urbanos, regionalistas e pré-históricos;B) documentais, sociais e histórico-indianistas;
C) europeus, nacionais e indianistas;
D) psicológicos, documentais e folclóricos;
E) realistas, impressionistas e românticos.
10. (PUC) Nos romances Senhora e Lucíola, José de Alencar dá um passo em relação à crítica dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
A) pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz;B) justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados; outros, brasileiros com maneiras européias;
C) confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte;
D) resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos;
E) permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.
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- b
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