10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - VII



1. (UFSCar-SP) Na obra narrativa de José de Alencar nota-se:

A) que seus personagens são marcados por profunda estrutura psicológica.
B) um anseio de evasão no tempo e no espaço animado por acentuado egotismo.
C) um grande menosprezo pelo colonizador branco e pela nobreza portuguesa.
D) menos precisão e menor participação emotiva no ato de escrever.
E) um total desligamento entre a realidade humana e a paisagem, que aparece apenas como cenário.


2. (CEETEPS-SP) José de Alencar faz críticas às relações humanas na sociedade carioca da sua época, preocupada apenas com a ostentação e o status que só o dinheiro confere. Em três romances, o autor retrata perfis de mulheres que, embora se defrontem com os homens, em plano de igualdade, são no final, redimidas ou dominadas pelo amor. Trata-se de:

A) A escrava Isaura, Iracema, D. Guidinha do Poço
B) Iaiá Garcia, Viuvinha, Inocência
C) Diva, Lucíola, Senhora
D) Luzia-Homem, A Moreninha, As asas de um anjo
E) A pata da gazela, Sonhos d'ouro, Leonor de Mendonça.


3. (UFPA) Marque a única alternativa certa a respeito de Gonçalves Dias e de Martins Pena.

A) Escreveram peças de teatro rigorosamente de acordo com as leis do teatro clássico.
B) Deixaram-nos excelentes poemas líricos.
C) Escreveram peças teatrais em que se constata influência do Romantismo.
D) Tiveram seus dramas históricos representados, na época, com grande sucesso.
E) Evitaram em suas peças de teatro o uso de linguagem simples e direta.


4. (UCP-PR) O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:

A) Gonçalves Dias.
B) Castro Alves.
C) Gonçalves de Magalhães.
D) Casimiro de Abreu.
E) Álvares de Azevedo.


5. (PUC-RS)

"Era a virgem do mar! na escuma fria

Pela maré das águas embaladas!

Era um anjo entre nuvens d'alvorada

Que em sonhos se banhava e se esquecia!"

A estrofe demonstra que a mulher aparece freqüentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:

A) sensual.
B) concreta.
C) próxima.
D) natural.
E) inacessível.


6. (UFPA) Os poemas de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humor. Estas características demonstram:

A) a carga de brasilidade do seu autor.
B) a preocupação do autor com os destinos de seu país.
C) os aspectos neoclássicos que ainda persistem nos versos desse autor.
D) ultra-romantismo, marcante nesse autor.
E) aspecto social de seus versos.


7. (UFRN) Sobre Gonçalves Dias, é correto afirmar:

A) natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e Ubirajara.
B) poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna.
C) poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo, Timbiras.
D) natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao escrever Inspirações do Claustro.
E) poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra Conferências Literárias.


8. (UFRN) O emotivo predomina sobre o racional e as personagens de ficção possuem características extraordinárias. Foi um movimento que teve início, no Brasil, com a obra Suspiros Poéticos e Saudades. Essa escola literária se identifica com:

A) Romantismo – José de Alencar - Iracema
B) Realismo – Raul Pompéia – O Ateneu.
C) Naturalismo – Aluísio Azevedo – O Cortiço.
D) Realismo – Jorge Amado – Fogo Morto.
E) Naturalismo – Aluísio Azevedo - Jubiabá.


9. (UFES)

"Minha terra não tem palmeiras...

E em vez de um mero sabiá,

Cantam aves invisíveis

Nas palmeiras que não há."

(Mário Quintana)

O texto deve ser considerado uma:

A) reafirmação da estética romântica e seus principais dogmas.
B) negação da estética romântica, questionando seu olhar que se detém mais na paisagem que no social.
C) paródia de um texto de Oswald de Andrade, que assim se inicia: "minha terra tem palmares/ Onde gorjeia o mar.".
D) releitura acrítica da célebre "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias.
E) releitura não crítica das estéticas nacionalistas e sentimentalistas.


10. (FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:

A) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
B) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
C) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
D) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
E) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

GABARITO:

  1. b
  2. c
  3. c
  4. e
  5. e
  6. d
  7. c
  8. a
  9. d
  10. e

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