10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - IX




1. (UNIP-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:

A) artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
B) importante é o culto da forma, a arte pela arte;
C) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
D) enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo;
E) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.


2. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:

A) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
B) Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
C) Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
D) Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
E) Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.


3. (Cesgranrio-RJ) O próprio Romantismo produziu uma literatura em desacordo com certas tônicas do movimento. Através da ironia, autores românticos revelam irreverência muitas vezes feroz.

Assinale a opção em que o autor se mantém dentro dos preceitos mais conhecidos da escola romântica, tais como a glorificação do ideal e do sublime e o desapego ao mundo material:

A) "Dos prazeres do amor as primícias,/ De meu pai entre os braços gozei;/ E de amor as extremas delícias/ Deu-me um filho, que dele gerei." (Bernardo Guimarães)
B) "Como dormia! Que profundo sono!.../ tinha na mão o ferro do engomado.../ Como roncava maviosa e pura!.../ Quase caí na rua desmaiado!" (Álvares de Azevedo)
C) "(Damas da nobreza) – Não precisa aprendê/ Quem tem pretos p'herdá/ e escravidão p'escrevê;/ Basta tê/ Burra d'ouro e casá." (Sousândrade)
D) "Porque Deus pôs em meu peito/ Um tesouro de harmonia:/ Deu-me a sina de seus anjos,/ Deu-me o dom da poesia.' (Junqueira Freire)
E) "Nem há de negá-lo – não há doce lira/ Nem sangue de poeta ou alma virgem/ Que valha o talismã que no oiro vibra!" (Álvares de Azevedo)


(FUVEST-SP) - Questões de 4 a 6


Leia com atenção:

"Os ritos semibárbaros dos Piagas,

Cultores de Tupã, e a terra virgem

Donde como dum tronco enfim se abriram

Da cruz de Cristo os piedosos braços;

As festas e batalhas mal sangradas

Do povo americano, agora extinto,

Hei de cantar na lira.

Cantor modesto e humilde,

A fronte não cingi de mirto e louro,

Antes de verde rama engrinaldei-a;

De agrestes flores enfeitando a lira;

Não me assentei nos cimos do Parnaso.

(...)

Cantor das selvas, entre bravas matas

Áspero tronco da palmeira escolho."


4. (FUVEST-SP) O poema de que se extraiu o texto acima pode ser considerado, sob o ponto de vista da "escola" literária ou estilo de época, como:

A) arcaico
B) pré-modernista
C) arcádico
D) simbolista
E) romântico


5. (FUVEST-SP) Nos versos acima, o autor promete cantar:

A) as batalhas incruentas entre indígenas e americanos
B) a Terra de Santa Cruz, então extinta
C) a cultura e o ambiente do povo indígena
D) a realiza dos ritos, mirtos e louros semibárbaros
E) as flores agrestes dos píncaros do Parnaso.


6. (FUVEST-SP) No verso "Não me assentei nos cimos do Parnaso", pode-se dizer que o poeta:

A) critica o parnasianismo brasileiro;
B) não aceita os princípios do Realismo-Naturalismo;
C) rejeita a temática sentimentalista;
D) despreza a inspiração divina;
E) recusa-se a seguir os cânones do Classicismo.


7. (UFPA) Marque a única alternativa certa a respeito de Gonçalves Dias e de Martins Pena:

A) escreveram peças de teatro rigorosamente de acordo com as leis do teatro clássico.
B) deixaram-nos excelentes poemas líricos.
C) escreveram peças teatrais em que se constata influência do Romantismo.
D) tiveram seus dramas históricos representados, na época, com grande sucesso.
E) evitaram em suas peças de teatro o uso de linguagem simples e direta.


8. (UCP-PR) Livros indianistas de José de Alencar:

A) Iracema, Ubirajara, Inocência
B) guarani, Iracema, A escrava Isaura
C) A Moreninha, Iracema, Lucíola
D) Memórias de um sargento de milícias, O Guarani, O tronco do ipê
E) Ubirajara, O guarani, Iracema.


9. (PUC-RS) A vida carioca na época de ..... é retratada com vivacidade, de maneira intencionalmente......, numa linguagem ....., em Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

A) Mem de Sá – histórica – desalinhada
B) Duarte Coelho – biográfica – retórica
C) D. Maria I – folhetinesca – pedante
D) D. João VI – humorística – simples
E) D. Pedro I – sentimental – popular.


10. (UFPA) A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil:

A) observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.
B) registra-se o abandono total do soneto.
C) verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos.
D) ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro.
E) usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia.

GABARITO:
  1. b
  2. a
  3. d
  4. e
  5. c
  6. e
  7. c
  8. e
  9. d
  10. c

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