10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - II



 1. (F. Objetivo-SP) Analise o seguinte fragmento e responda:

"A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos..." (Aluísio Azevedo)

Descrição de personagens pela acentuação de caracteres biológicos e raciais é característica do:

A) Romantismo.
B) Realismo.
C) Modernismo.
D) Impressionismo.
E) Naturalismo.


2. (PUC-RJ) Estão relacionadas a seguir características de movimentos literários. Delas, apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual?

A) Busca da objetividade científica.
B) Idealização da natureza.
C) Determinismo biológico.
D) Tematização do psicológico.
E) Aplicação do método experimental.


3. (F.M. Santa Casa-SP) As questões A e B referem-se ao mesmo conjunto de textos.

A) "Daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprimento, gordo, vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito."
B) "O jornal publicava também parte do relatório do médico legista, cavalheiro de honestidade e cultura reconhecidas, já então um dos grandes sociólogos e etnógrafos do país, relatório que provava que Volta Seca era um tipo absolutamente normal e que se virara cangaceiro e matara tantos homens e com tamanha crueldade não fora provocação de nascença. Fora o ambiente..."
C) "O testamento, que só apareceu e foi aberto depois do enterro, contemplava com dez contos de réis o afilhado do morto; o mais era distribuído por hospitais e asilos."
D) "– Está segura! – exclamou o rapaz, sacudido por estas idéias. O sangue saltava-lhe no corpo; aquela aventura se lhe afigurava a melhor de sua vida; seu orgulho pueril, de namorador vulgar, espinoteava qual potro que se pilha às soltas no prado verdejante e proibido. As outras conquistas vinham logo chamadas por aquelas, e todas as vítimas de sua sensualidade, ou as cúmplices do seu temperamento e da sua má educação, enfileiravam-se defronte dele, como um submisso batalhão de prisioneiros."


A. Para os autores naturalistas, os fatores biológicos, reforçados por outros de ordem social, determinariam o destino das criaturas. Identifique o excerto de autor naturalista.

B. O realismo que isola Manuel Antônio de Almeida no panorama do romance romântico provém, em parte, das linhas caricaturais que desenha sua variada galeria de personagens. Identifique o excerto de sua autoria.


4. (COVEST-PE) Assinale V para verdadeiro e F para falso. Sobre o Realismo/Naturalismo brasileiro:

A) Pode-se dizer que uma das maiores influências sofridas foi a do Positivismo.
B) Por razões de dependência cultural, nosso Realismo apresenta, de modo geral, as mesmas características do Realismo francês.
C) Uma das principais diferenças entre o Romantismo e o Realismo brasileiros é que o Realismo tem uma visão idealizada da realidade e o Romantismo tenta descrever a realidade tal qual é.
D) Os naturalistas mostram, em seus romances, que o homem é determinado pelo meio e pelo momento histórico.
E) regionalismo, iniciado com O sertanejo, de José de Alencar, é um exemplo típico do Naturalismo brasileiro.


5. (COVEST-PE) Relacione a coluna I com a coluna II.

Coluna I

(1) Valorizou o indianismo com intuito nativista.

(2) Idealizou a vida campestre com verdadeiro estado de poesia.

(3) Analisou o momento histórico, revelando-o em sua miséria moral e econômica.

Coluna II

Realismo

Romantismo

Arcadismo

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

A) 3, 1, 2.
B) 3, 2, 1.
C) 2, 3, 1.
D) 2, 1, 3.
E) 1, 3, 2.


6. (UCBA) É possível caracterizar o romance naturalista por vários traços, entre os quais o fato de que nele:

A) as ações dos homens são consideradas resultantes de um compromisso moral entre o ser humano e as forças espirituais, que transcendem a matéria e tendem ao eterno.
B) há preferência por temas sociais e psicológicos, visto que o objetivo maior dessa corrente literária é a análise percuciente das causas e conseqüências dos fatos históricos.
C) se observa uma intenção consciente do escritor no sentido de imprimir à narração um cunho animista, necessário para explicar a relação entre o homem e a natureza.
D) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal, cujas ações e intenções o escritor analisa e condena, na medida em que defende uma conduta ética.
E) escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista ético ou moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a realidade.


7. (MACK-SP) Várias características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:

A) nacionalista e positivista.
B) positivista e evolucionista.
C) evolucionista e sentimentalista.
D) neoclassicista e socialista.
E) bucólica e antropocêntrica.


8. (PUC-RS)

"[...] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: 'Fígado, rins e coração'. Era uma vendedeira de fatos de boi. [...] os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos."

Nesse trecho naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a:

A) patologia social.
B) brutalidade do cotidiano.
C) despreocupação ética.
D) força da hereditariedade.
E) ação do meio social.


9. (MACK-SP) O romance naturalista de Aluísio Azevedo, em sua busca de verossimilhança, baseou-se, mais de uma vez, em fatos realmente ocorridos.

O "caso Capistrano" foi um crime que freqüentou a crônica policial carioca da época, ocorrido por questões de honra. Tal fato teria sido explorado em:

A) mulato.
B) Uma lágrima de mulher.
C) Casa de pensão.
D) A mortalha de Alzira.
E) cortiço.


10. (FEI-SP) Observe o fragmento abaixo, pertencente a conhecida obra naturalista:

"Uma escrava cafuza, a quitandeira Bertoleza, que lhe fornecia a comida, tendo perdido o homem com quem vivia amigada, recebe bem a aproximação de João Romão, logo tornado seu procurador e conselheiro."

Estamos nos referindo a:

A) Aluísio Azevedo – O cortiço.
B) Aluísio Azevedo – Casa de pensão.
C) Aluísio Azevedo – O mulato.
D) Machado de Assis – Quincas Borba.
E) Raul Pompéia – Canções sem metro.

GABARITO:
  1. e

  2. b

  3. a=d; b=a

  4. a=V; b=V; c=F; d=V; e=F

  5. a

  6. e

  7. b

  8. b

  9. c

  10. a

Post a Comment