10 Questões sobre Parnasianismo com Gabarito - I




01. (FUVEST)

"Quero que a estrofe cristalina,

Dobrada ao jeito

Do ourives, saia da oficina

Sem um defeito."

A concepção de poema como peça de ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos acima, é característica fundamental do:

a) Romantismo

b) Trovadorismo

c) Movimento Antropofágico

d) Arcadismo

e) Parnasianismo.


02. (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:

a) um conteúdo social, de interesse universal.

b) a noção do progresso da sua época.

c) uma mensagem educativa, de natureza moral.

d) uma lição de cunho religioso.

e) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.


03. (FMTM-FCC)

"Admitida esta necessidade, não admitamos confusões entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio do poeta artístico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade e gosto."

O excerto acima representa um fragmento do programa estético do

a) Arcadismo

b) romantismo

c) Parnasianismo

d) Simbolismo

e) Modernismo


04. (UF-PA) À subjetividade romântica os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva; Bilac, parnasiano por excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de sua escola como, por exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta claramente. É o que se vê em:

a) "Fernão Dias Paes Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa voz do vento."

b) "Pára! Uma terra nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes plagas"

c) "E eu, solitário, solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece."

d) "Chega do baile. Descansa/ Move a ebúrnea ventarola."

e) "E ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa síncope lenta."


05. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:

a) Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.

b) Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.

c) Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antigüidade Clássica.

d) Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.

e) Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.

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06. (CEFET-PR)

1) "Longe do estéril turbilhão da rua,

Beneditino, escreve! No aconchego

do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"


2) "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

De luares, de neves, de neblinas!...

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...

Incensos dos turíbulos das aras...

As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:

a) Manuel Bandeira e Olavo Bilac.

b) Vinícius de Moraes e Fagundes Varela.

c) Olavo Bilac e Cruz e Sousa.

d) Cruz e Sousa e Castro Alves.

e) Castro Alves e Alphonsus de Guimaraens.


07. (FCC) Tentativa de produzir, com a poesia, efeitos semelhantes aos da música, fusão entre o imaginário e o real, fusão entre as percepções dos diferentes sentidos – eis algumas das características da poesia:

a) barroca

b) arcádica

c) romântica

d) parnasiana

e) simbolista


08. (SANTA CASA)

"Do sonho as mais azuis diafaneidades

que fuljam, que na Estrofe se levantem,

e as emoções, todas as castidades

da Alma do Verso, pelos versos cantem."

a) simbolista

b) parnasiana

c) romântica

d) arcádica

e) barroca.


09. (UFPR) Considere estes versos de Raimundo Correia:

"Se se pudesse, o espírito que chora,

Ver através da máscara da face:

Quanta gente, talvez, que inveja agora

Nos causa, então piedade nos causasse!"

Assinale a alternativa que exprime a oposição fundamental desses versos:

a) corpo versus espírito.

b) essência do ser versus aparência.

c) gente feliz versus gente infeliz.

d) piedade versus falsidade.

e) dor versus falsidade.


10. (F.Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:

a) engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente.

b) a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.

c) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.

d) abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.

e) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.


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