10 Questões sobre Modernismo com Gabarito - V
B) segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.
C) fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.
D) geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
E) década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.
2. (EU-Maringá)
"A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..."
O excerto acima apresenta uma cena da obra:
A) AngústiaB) Vidas Secas
C) Doidinho
D) Dom Casmurro
E) Menino do Engenho
3. (PUCCAMP) Em sua obra, "a tendência regionalista acaba assumindo a característica de experiência estética universal, compreendendo a fusão entre o real e o mágico, de forma a radicalizar os processos mentais e verbais inerentes ao contexto fornecedor de matéria-prima. O folclórico, o pitoresco e o documental cedem lugar a uma maneira nova de repensar as dimensões da cultura, flagrada em suas articulações no mundo da linguagem".
Esse conjunto de características descreve a obra de:
A) Clarice LispectorB) José Cândido de Carvalho
C) Erico Verissimo
D) Jorge Amado
E) Guimarães Rosa
4. (PUCCAMP) O isolamento social e cultura de uma família de retirantes nordestinos e a tragédia do ciúme, provocada por um incontrolável sentimento de posse, são os temas centrais de dois grandes romances de Graciliano Ramos, respectivamente:
A) Vidas Secas e São BernardoB) São Bernardo e Vidas Secas
C) Caetés e Angústia
D) Angústia e Caetés
E) São Bernardo e Angústia
5. (VUNESP) Leia com atenção o texto a seguir:
"– Ara, ara, bichinha. antes pelesses mundões, viu-que-te-viu, avistei deparado muito que assim-assim, luziluzindo, eu figurava rindo que nem-nem. apois. A senhora tolere. Não gloso. Deus esteja, que-que vem a ser isso que nem-nem o que for?"
Neste trecho, extraído da obra Vencecavalo e o outro povo, o autor, João Ubaldo Ribeiro, alude parodisticamente ao estilo de:
A) Graciliano RamosB) José Lins do Rego
C) João Guimarães rosa
D) Osman Lins
E) Dalton Trevisan
6. (VUNESP)
"Descendente de senhores de engenho, o romancista soube fundir, numa linguagem de forte e poética oralidade, as recordações da infância e da adolescência com o registro intenso da vida nordestina colhida por dentro, através dos processos mentais de homens e mulheres que representam a gama étnica e social da região".
O trecho acima refere-se ao autor de
A) Vidas SecasB) Fogo Morto
C) Grande Sertão: veredas
D) A Hora da Estrela
E) Tempo e o Vento
7. (PUCCAMP)
"O romance é narrado na primeira pessoa, em monólogo ininterrupto, por um velho fazendeiro do Norte de Minas, antigo jagunço. Na estrutura do livro, os fatos são transpostos para uma atmosfera lendária e o real se cruza com o fantástico."
As afirmações acima referem-se à obra-prima de um grande escritor brasileiro moderno:
A) Saragana, de João Guimarães Rosa.B) Cangaceiros, de José Lins do Rego.
C) Menino do Engenho, de José Lins do Rego.
D) Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa.
E) Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.
8. (UFPA) Em fevereiro de 1909, Marinetti publicou na Europa um manifesto cujas idéias desencadearam o:
A) DadaísmoB) Futurismo
C) Surrealismo
D) Romantismo
E) Simbolismo.
9. (UFPA) As idéias de Marinetti influenciaram muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram:
A) a exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional.B) a paixão pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
C) a negação do passado e o uso de palavras em liberdade.
D) conceito de felicidade na vida em contato com a natureza e a fé na razão e na ciência.
E) gosto pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.
10. (PUC-RJ) O movimento artístico-literário que mobilizou parcela significativa da intelectualidade brasileira durante a década de 20 e procurou romper com os padrões europeus da criação tinha como proposta:
I. a tentativa de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente nas diferentes formas de manifestação artística.II. a tentativa de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do índio brasileiro.
III. a valorização do passado colonial, ressaltada a influência portuguesa sobre a nossa sintaxe.
IV. a tentativa de constituição, no campo das artes, da problemática da nacionalidade, ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro.
V. a desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos brasileiros.
Assinale:
A) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.B) se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
D) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
E) se somente as afirmativas II e V estiverem corretas.
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