10 Questões sobre Modernismo com Gabarito - VII
1. (FIUbe-MG) A poesia modernista, sobretudo a da primeira fase (1922-1928):
A) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e indefiníveis.B) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista.
C) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores.
D) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica.
E) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.
2. (FCMSCSP)
"3 de maio
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi."
(Oswald de Andrade)
As cinco alternativas apresentam afirmações extraídas do Manifesto da Poesia Pau-Brasil; assinale a que está relacionada com o poema "3 de maio".
A) "Só não se inventou uma máquina de fazer versos – já havia o poeta parnasiano."B) "... contra a morbidez romântica – pelo equilíbrio geômetro e pelo acabamento técnico."
C) "Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livres."
D) "A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas..."
E) "Temos a base dupla e presente – a floresta e a escola."
3. (FCMSCSP)
Movimentos:
I. Pau-BrasilObjetivos:
1. Resposta ao conservadorismo manifestado pelo movimento da Anta.
2. Revalorização do primitivo, através de uma arte que redescobrisse o Brasil.
3. Proposição de uma estrutura nacionalista.
A associação correta é:
A) I-2; II-3; III-1.B) I-3; II-2; III-1.
C) I-1; II-2; III-3.
D) I-3; II-1; III-2.
E) n. d. a.
4. (FCMSCSP) As barreiras entre os gêneros literários tornaram-se tênues no Modernismo, que, à procura de uma expressão nova, trouxe à prosa características da poesia e vice-versa, ou, algumas vezes, alternou numa mesma obra poesia e prosa de ficção.
Um texto que espelha semelhante situação é:
A) Memórias sentimentais de João Miramar.B) São Bernardo.
C) Triste fim de Policarpo Quaresma.
D) auto da compadecida.
E) Lição de coisas.
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5. (UFPA) Oswald de Andrade, para sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do nosso Modernismo:
A) aproveitou-se exclusivamente das idéias dadaístas.B) aproveitou-se de aspectos para os quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta sobre o descobrimento do Brasil.
C) aproveitou-se das sugestões temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório de Matos Guerra.
D) valeu-se de princípios da tradição poética parnasiana.
E) aproveitou a sugestão romântica de libertar a imaginação e a fantasia.
6. (PUC-RS)
"O fazendeiro criara filhos
Escravos escravas
Nos terreiros de pitangas e jabuticabas
Mas um dia trocou
O ouro da carne preta e musculosa
As gabirobas e os coqueiros
Os monjolos e os bois
Por terras imaginárias
Onde nasceria a lavoura verde do café."
Este poema de Oswald de Andrade exemplifica o movimento nativista... . O poeta, através de uma poesia reduzida ao ...., buscou uma interpretação de seu país.
A) Antropófago - visualB) Verde-amarelo - simbólico
C) Terra roxa e Outras Terras - discursivo
D) Anta - concreto
E) Pau-Brasil - essencial.
7. (FUVEST-SP) O Romantismo está para o Modernismo, assim como:
A) Inocência está para A carne.B) A escrava Isaura está para A escrava que não é Isaura.
C) A escrava Isaura está para O cortiço.
D) Memórias póstumas de Brás Cubas está para Memórias do cárcere.
E) A Moreninha está para dom Casmurro.
8. (F. de Ciências e Letras Pe. Anchieta-SP) Passando de maneira brusca do primitivo solene à crônica jocosa e à paródia, Mário de Andrade jogou sabiamente com níveis de consciência e de comunicação diversos, justificando plenamente o título de rapsódia, mais que "romance", à obra que se trata de:
A) A escrava que não é Isaura.B) Macunaíma.
C) Paulicéia desvairada.
D) Losango cáqui
E) Empalhador de passarinhos.
9. (FMU-SP) O tema da pátria distante foi retomado por muitos poetas. Um deles, Oswald de Andrade, do Modernismo.
São características do Modernismo:
A) linguagem coloquial; valorização do nacional; tom irônico; liberação absoluta da forma.B) nacionalismo; tom irônico; linguagem retórica; liberdade de composição.
C) saudosismo; crítica social; verde-amarelismo; regras rígidas de composição.
D) linguagem retórica; saudosismo; nacionalismo; regras rígidas de composição.
E) linguagem retórica; liberdade de composição; cientificismo; tom irônico.
10. (FEBASP)
"Não sendo um personagem, mas um símbolo, ..... está ao mesmo tempo no passado e no presente, no sul e no norte do Brasil. Ele é, de resto, intemporal e supergeográfico como, por um lado, será mais americano que brasileiro..." (Wilson Martins).
Estes dados referem-se a:
A) Peri.B) Macunaíma.
C) Augusto Matraga.
D) Jeca Tatu.
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