10 Questões sobre Modernismo com Gabarito - VI 




1. (PUCSP) A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:

A) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
B) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
C) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
D) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
E) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.


2. (FIUbe-MG) O Modernismo brasileiro preocupava-se em criar uma arte essencialmente brasileira. Entretanto, alguns dos primeiros escritores desse movimento estético, no Brasil, sofreram influências:

A) do futurismo
B) do Concretismo
C) do Hiper-realismo
D) da arte popular
E) da arte cinética.


3. (UCP-PR) Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas européias, tais como o Futurismo e o Surrealismo:

A) Modernismo
B) Parnasianismo
C) Romantismo
D) Realismo
E) Simbolismo


4. (UFPE)

I. Com o Modernismo, desenvolveu-se a preocupação de valorizar nossa tradição artística, sobretudo teve início um verdadeiro trabalho de retomada crítica da nossa produção literária do passado.

II. A Semana de Arte Moderna foi, não resta dúvida, um acontecimento marcado por idéias renovadoras; não se pode negar, contudo, o fato de ter desencadeado certas conseqüências negativas; uma delas, por exemplo, foi certo clima de intranqüilidade, tanto no aspecto social como no ideológico.

III. A primeira fase do movimento modernista no Brasil foi marcada por um comportamento iconoclasta; a utilização do poema-piada, da liberdade de expressão, do coloquialismo na linguagem literária atestam certo nível de irreverência típica dessa fase.

Responda:

A) se as três estiverem certas
B) se I e II estiverem certas.
C) se II e III estiverem certas.
D) se I e III estiverem certas.
E) se nenhuma estiver certa.

5. (UCP-PR) Baseando-se no trecho abaixo, responda obedecendo ao código.

"Trem de ferro

Café com pão

Café com pão

Café com pão

Virge Maria que foi isto maquinista?"

(Manuel Bandeira)

I. A significação do trecho provém da sugestão sonora.

II. O poeta utiliza expressões da fala popular brasileira.

III. A temática e a estrutura do poema contrariam o programa poético do Modernismo.

A) se I, II e III forem corretas.
B) se I e II forem corretas e III incorreta.
C) se I, II e III forem incorretas.
D) se I for incorreta e II e III corretas.
E) se I e II forem incorretas e apenas III correta.


👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


6. (FESP-PE)

"Quando as casas baixarem de preço,/ Laura Moura, prenda minha,/ Uma delas será sua sem favor./ Lá fora a bulha da cidade/ Disfarçará nosso prazer.../ E a gente, numa rede maranhense,/ Ao som dum jazz bem blue,/ Balancearemos no calor da noite,/ Sonhando com o sertão."

Assinale a afirmativa que não constitui característica do Modernismo e que, assim, não se aplica ao texto acima.

A) Valorização poética de aspectos da realidade tradicionalmente considerados prosaicos.
B) Utilização de versos simétricos, porém brancos.
C) Integração na nossa cultura de manifestações artísticas estrangeiras.
D) Síntese poética da nacionalidade pela integração de diversos aspectos culturais do país.
E) Aproximação dos padrões da linguagem coloquial.


7. (UCP-PR) Ano decisivo para o Modernismo brasileiro é 1917, já que nele aparecem produções que iriam revolucionar a arte literária brasileira. Da lista abaixo, o que apareceu pela primeira vez em 1917?

A) Wilson Martins: O Modernismo e Mário da Silva Brito: Antecedentes da Semana de Arte Moderna.
B) Monteiro Lobato: Urupês e Manuel Bandeira: Carnaval.
C) Anita Malfatti: Homem amarelo e Mulher de cabelos verdes e Di Cavalcanti: Carnaval.
D) Mário de Andrade: Paulicéia desvairada e Graça Aranha: Canaã.
E) Menotti del Picchia: Juca Mulato e Manuel Bandeira: A cinza das horas.


8. (PUC-RS)

"O que eu adoro em tua natureza,

Não é o profundo instinto maternal

Em teu flanco aberto como uma ferida.

Nem tua pureza. Nem tua impureza.

O que eu adoro em ti – lastima-me e consola-me!

O que eu adoro em ti, é a vida."

A estrofe acima é um exemplo do traço de ..... e de ..... que existe na obra de Manuel Bandeira.

A) rebeldia - ódio pela vida
B) melancolia - indiferença pelo mundo
C) ternura - paixão pela existência
D) saudade - medo ao cotidiano
E) amargura - conformismo com o destino


9. (FMABC-SP) De Manuel Bandeira, é válido dizer que:

A) foi um poeta típico do período crepuscular anterior ao Modernismo.
B) voltou-se sobretudo para o mundo interior, procurando captar, com sua sensibilidade delicada, as nuanças da sombra, do indefinido, da morte.
C) foi um dos grandes agitadores da literatura brasileira e, em sua obra, salientam-se experiências semânticas que fazem dele um precursor da poesia concreta.
D) soube conciliar a notação intimista com o registro do mundo exterior, e sua obra poética abrange desde poemas de tom parnasiano até experiências concretistas.
E) exaltou a cidade natal, fez a apologia da preguiça criadora, valorizou os mitos amazônicos.


10. (VUNESP) Embora tenha publicado dois livros de poesia caracterizadamente modernista, Manuel Bandeira manteve sempre muita independência em relação às diversas correntes literárias. Assinale a alternativa que apresenta os títulos corretos de suas obras modernistas, bem como uma de suas características mais marcantes:

A) Clan do Jabuti e Libertinagem, singeleza formal.
B) Remate de males e O ritmo dissoluto, virtuosismo rítmico.
C) A cinza das horas e Carnaval, ardente e contido sopro erótico.
D) Losango cáqui e Mafuá do malungo, expressão do nacional.
E) ritmo dissoluto e Libertinagem, incorporação do prosaico.

GABARITO:
  1. c
  2. a
  3. a
  4. d
  5. b
  6. b
  7. e
  8. d
  9. d
  10. e

Post a Comment