10 Questões sobre Barroco com Gabarito - II




1. (F.Objetivo-SP) Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta.

  1. ocultismo opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.

  2. cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e até no mesmo texto os dois elementos.

  3. cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas, silogismos, paradoxos.

  4. cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como Gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a idéia.

  5. Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini, e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.


2. (UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

  1. poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

  2. poesia satírica e contos burlescos.

  3. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

  4. poesia confessional e autos religiosos.

  5. poesia lírica e teatro de costumes.


3. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta.

  1. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.

  2. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.

  3. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.

  4. Com Antônio Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.

  5. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.


4. (MACK-SP) Ao Barroco brasileiro pertencem:

  1. Camões e Gil Vicente.

  2. Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos.

  3. Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.

  4. Gandavo e Camões.

  5. Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.


5. (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:

I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.

II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.

III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Quais estão corretas:

  1. Apenas I.

  2. Apenas II.

  3. Apenas III.

  4. Apenas I e III.

  5. I, II e III.


6. (UFRS) Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

  1. Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.

  2. Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.

  3. A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.

  4. Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.

  5. A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do Barroco.


7. (E. A.LAVRAS) A opção que não apresenta características do Barroco é:

  1. sentimento trágico da existência, desengano, desespero;

  2. gosto pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo;

  3. gosto de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos túmulos;

  4. tentativa de conciliar pólos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do renascimento;

  5. a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.


8. (PUC)

"Anjo no nome, Angélica na cara!

Isso é ser flor, e Anjo juntamente:

Ser Angélica flor e Anjo florente,

Em quem, senão em vós, se uniformara?"

Na estrofe acima, o jogo de palavras:

  1. é recurso de que se serve o poeta para satirizar os desmandos dos governantes de seu tempo;

  2. retrata o conflito vivido pelo homem barroco, dividido entre o senso do pecado e o desejo de perdão;

  3. expressa a consciência de que o poeta tem do efêmero da existência e o horror pela morte;

  4. revela a busca da unidade, por um espírito dividido entre o idealismo e o apelo dos sentidos;

  5. permite a manifestação do erotismo do homem, provocado pela crença na efemeridade dos predicados físicos da natureza humana.


9. (VUNESP-SP)

Ardor em firme coração nascido;

Pranto por belos olhos derramado;

Incêndio em mares de água disfarçado;

Rio de neve em fogo convertido:

Tu, que em um peito abrasas escondido;

Tu, que em um rosto corres desatado;

Quando fogo, em cristais aprisionado;

Quando cristal em chamas derretido.

O texto pertence a Gregório de Matos e apresenta todas as características seguintes:

  1. trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem indireta.

  2. sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo que o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

  3. dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

  4. temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

  5. versificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das sínquises, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.


10. (Santa Casa) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:

  1. descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;

  2. desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;

  3. se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;

  4. se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;

  5. quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

GABARITO:
  1. d

  2. c

  3. a

  4. b

  5. d

  6. c

  7. e

  8. d

  9. c

  10. e

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