10 Questões sobre Arcadismo com Gabarito - IV




1. (UFJR-adaptada) Leia com atenção o texto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir:

Chorosos versos meus desentoados,

Sem arte, sem beleza e sem brandura,

Urdidos pela mão da Desventura.

Pela baça Tristeza envenenados:

Vede a luz, não busqueis, desesperados,

No mundo esquecimento e sepultura:

Se os ditosos vos lerem sem ternura,

Ler-vos-ão com ternura os desgraçados.

Não vos inspire, ó versos, cobardia,

Da sátira mordaz o furor louco,

De maldizente voz a tirania:

Desculpa tendes, se valeis tão pouco,

Que não pode cantar com melodia

Um peito, de gemer cansado e rouco.

Sobre o soneto acima é correto afirmar

A) amor é apresentado de maneira controlada, de acordo com os princípios do racionalismo e equilíbrio que orientavam a criação poética do Arcadismo.
B) texto demonstra que Bocage, apesar de pertencer à Arcádia Lusitana, ultrapassa os limites do Arcadismo e antecipa características da inspiração poética do Romantismo.
C) poeta se identifica com os bem-aventurados e solicita a piedade do leitor para com os seus versos.
D) a emoção não interfere na elaboração artística.
E) sabe-se que Bocage foi um árcade rebelde; pertenceu à Nova Arcádia, mas foi expulso dela. O soneto em questão apresenta características formais neo-clássicas e, quanto ao conteúdo, antecipa o sentimentalismo romântico.


2. (CEETPS) Bucolismo; vida simples; refúgio na natureza; pastores, retomada de valores da antigüidade clássica greco-latina. Essas expressões caracterizam:

A) a poesia romântica, cuja expressão primeira no Brasil, está na "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias.
B) a prosa naturalista, representada pelas obras de Aluísio Azevedo.
C) a prosa modernista, especialmente o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.
D) Parnasianismo, cuja expressão máxima está na poesia de Olavo Bilac.
E) a poesia do Arcadismo, de que são representantes Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga.


3. (CENTEC-BAHIA) Assinale a alternativa correta.

"Minha bela Marília, tudo passa;

a sorte deste mundo é mal segura;

se vem depois dos males a ventura,

vem depois dos prazeres a desgraça.

Estão os mesmos deuses

sujeitos ao poder do ímpio fado:

Apolo já fugiu do céu brilhante,

já foi pastor de gado."

A única idéia não expressa pelo poeta, nesse texto, é:

A) a vida é breve e a felicidade inconstante.
B) os prazeres da vida vêm, sempre, seguidos da desventura.
C) os homens e os deuses estão sujeitos às mesmas leis.
D) destino determina a existência humana.
E) a existência é considerada sob o prisma da religiosidade.


4. (UFRS) Considere as seguintes afirmações.

Sua obra foge dos artificialismos pastoris comuns ao Arcadismo, destacando-se nela o poema épico "O Uraguai", que trata da guerra entre portugueses, espanhóis e indígenas nos Sete Povos das Missões.

é considerado um poeta de transição por realizar uma síntese entre a herança barroca, os ideais arcádicos e as solicitações do sentimento nativista, como acontece na "Fábula do Ribeirão do Carmo" e, posteriormente, no poema épico "Vila Rica".

Sua produção poética demonstra sintonia com a tradição árcade da vida simples, apego à vida pastoril e divinização da mulher, sobretudo nas "Liras", que retratam o seu amor pela noiva Maria Joaquina.

As afirmações referem-se, respectivamente a

A) Thomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Cláudio Manuel da Costa.
B) Basílio da Gama, Manuel Botelho de Oliveira, Thomás Antônio Gonzaga
C) Frei Santa Rita durão, Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga
D) Cláudio Manuel da Costa, Manuel Botelho de Oliveira e Basílio da Gama.
E) Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga.


5. (UFMG) Todas as alternativas, sobre Marília de Dirceu, estão corretas, EXCETO

A) Em alguns poemas, contrapõe-se um passado feliz a um presente doloroso.
B) Em determinados poemas, Gonzaga mescla à sua desgraça alguns elementos de humor.
C) Na obra, a intensidade de sentimentos convive com um forte sentido de realidade.
D) No conjunto da obra, Gonzaga tematiza tanto o seu amor por Marília quanto a infidelidade dela.
E) No livro, uma das temáticas recorrentes é o amor inabalável do poeta por sua musa.


6. (FUVEST) Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poemas:

A) presunção de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.
B) sensualidade, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.
C) presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.
D) sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor.
E) estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.


7. (UFJF) Leia atentamente o soneto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir.

"Incultas produções da mocidade

Exponho a vossos olhos, ó leitores.

Vede-as com mágoas, vede-as com piedade,

Que elas buscam piedade e não louvores.

Ponderai da Fortuna a variedade

Nos meus suspiros, lágrimas e amores;

Notai dos males seus a imensidade,

A curta duração dos seus favores.

E se entre versos mil de sentimento

Encontrardes alguns, cuja aparência

Indique festival contentamento.

Crede, ó mortais, que foram com violência

Escritos pela mão do fingimento,

Cantados pela voz da Dependência."

Considerando o soneto acima e a relação do poeta com o arcadismo português, é correto afirmar:

A) Criticamente pode-se dividir a obra poética de Bocage em duas fases: uma árcade – quando a obediência do autor à normas da escola neoclássica é observada - e a outra pré-romântica – quando a individualidade, o pessimismo e o sentimentalismo levam o autor a discordar dos ideais seguidos na fase anterior.

B) Criticamente pode-se considerar a obra poética de Bocage integralmente árcade, com o poeta revelando pleno domínio das técnicas propostas pela escola neoclássica e demonstrando uma atitude de conformismo com o conteúdo dessas propostas.

C) Criticamente pode-se dizer que Bocage representa o mais autêntico estilo romântico na totalidade de sua produção, com o poeta ultrapassando as normas estéticas do Arcadismo do século XVIII.

D) Criticamente a obra poética de Bocage é vista como um divisor de águas entre a estética da poesia do Renascimento e os propósitos de valorização do individualismo no movimento do Realismo.

E) Nenhuma das reflexões acima está correta.


8. (UFU)

"Tem pesado semblante, a cor é baça

O corpo de estatura um tanto esbelta,

Feições compridas e olhadura feia,

Tem grossas sombrancelhas, testa curta,

Nariz direito e grande, fala pouco

Em rouco baixo som de mau falsete.

Sem ser velho, já tem cabelo ruço

E cobre este defeito a fria calva

À força do polvilho, que lhe deita."

O trecho acima pertence a uma obra importante de certo período da literatura brasileira, e descreve com impiedade o tirano Luís da Cunha Menezes, que governou a cidade na época em que fervilhava uma vida cultural com traços cosmopolitas e impulsos de liberdade. Aponte dentre as alternativas abaixo aquela que explicita o título da obra, o período a que pertence e a cidade em questão.

A) Cartas chilenas, Arcadismo, Vila Rica.
B) Uraguai, Indianismo, Rio de Janeiro.
C) Cartas persas, Realismo, Ouro Preto.
D) Cartas mineiras, Romantismo, Ouro Preto.
E) Caramuru, Simbolismo, Vila Rita.


9. (UEL)

"Fumam ainda nas desertas praias

Lagos de sangue, tépidos e impuros,

Em que ondeiam cadáveres despidos,

Pasto de corvos."

Os versos acima são excerto do poema que concilia louvações dirigidas ao Marquês de Pombal e exaltação de heroísmo indígena. Trata-se da obra:

A) Caramuru, de Santa Rita Durão.
B) Uraguai, de Basílio da Gama.
C) Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa.
D) Glaura, de Silva Alvarenga.
E) Cartas chilenas, de Thomás Antônio Gonzaga


10. (FUVEST) As chamadas Cartas Chilenas são obra anônima porque:

A) os originais, assinados pelo autor, perderam-se em um terremoto do Chile.
B) a ditadura que dominou o Brasil, entre 1937 e 1945, tornava perigosa a divulgação do nome de seu autor.
C) seu conteúdo pornográfico, pouco condizente com a moral da época, desaconselhava a relação da autoria.
D) contendo severas críticas ao governador de uma Província, seria imprudente a divulgação do nome de seu autor.
E) nome do autor é substituído pelo pseudônimo Fanfarrão Minésio, que os críticos ainda não conseguiram identificar.

GABARITO:
  1. e
  2. e
  3. e
  4. e
  5. d
  6. a
  7. a
  8. a
  9. b
  10. d

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