10 Questões sobre Arcadismo com Gabarito - III
1. (UnB-DF) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte trecho.
"Inda conserva o pálido semblante
Um não sei quê de magoado e triste,
Que os corações mais duros enternece.
Tanto era bela no seu rosto a morte!"
B) Castro Alves/ vozes d'África/ Romantismo
C) Santa Rita Durão/ Caramuru/ Arcadismo
D) Basílio da Gama/ O Uraguai/ Arcadismo
E) n.d.a.
2. (ESAN-SP) Assinale a alternativa correta quanto a autores e obras neoclássicas ou arcádicas:
A) Vila Rica (1839), poema épico que trata da descoberta do ouro em Minas Gerais e a fundação de Vila Rica.
Autoria: Cláudio Manuel da Costa.
B) "Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça."
Fragmento de Marília de Dirceu (1792).
Autoria: Tomás Antônio Gonzaga.
C) Frei Santa Rita Durão, a exemplo de Os Lusíadas, de Camões, compõe Caramuru (1781), em dez cantos, em oitava rima, observando as unidades tradicionais: proposição, invocação, dedicatória, narrativa e epílogo.
D) O Uraguai (1769) é poema épico escrito por Basílio da Gama. rompe o modelo camoniano, pois está dividido em cinco cantos, com estrofação livre e versos brancos.
E) Todas são corretas.
3. (PUCC-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e as Cartas chilenas são, respectivamente:
A) altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.B) exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
C) exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada "terceira geração".
D) altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.
E) expressões menores da prosa e da poesia de nosso Arcadismo, cultivadas no interior das Academias.
4. (UFRS) Os fragmentos abaixo referem-se à questão abaixo:
1- Nise? Nise? onde estás? Aonde espera
Achar-te uma alma, que por ti suspira (...)
2- Glaura! Glaura! não respondes?
E te escondes nestas brenhas?
Dou às penhas meu lamento;
Ó tormento sem igual!
3- Minha bela Marília, tudo passa;
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam freqüentemente em seus poemas. Pelas musas evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente,
A) Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio GonzagaB) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
C) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto.
D) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
5. (UNIFAP)
"Já no calado monumento escuro
Em cinzas se desfez teu corpo brando;
E onde eu ver, oh Nise, o doce, o puro
Lume dos olhos teus ir-se apagando!
Hórridas brenhas, solidões procuro,
Grutas sem luz frenético demando,
Onde maldigo o fado acerbo e duro
Teu riso, teus afagos suspirando:
Darei da minha dor contínua prova,
Em sombras cevarei minha saudade,
Insaciável sempre, e sempre nova.
No texto acima, de Manoel Maria Barbosa du Bocage, os versos refletem aproximação do autor com princípios das estéticas:
A) árcade e parnasiana.B) árcade e barroca.
C) romântica e simbolista.
D) árcade e pré-romântica.
E) parnasiana e pré-romântica.
6. (MACK-SP) Obra que apresentou os maiores ideais da poesia árcade brasileira, expondo aspectos bucólicos, relacionados, em boa parte, ao carpe diem, foi:
A) Uraguai.B) Caramuru
C) vila Rica
D) Liras de Marília de Dirceu
E) Mocidade e Morte.
7. (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo.
A) Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.B) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
C) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado.
D) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
E) Penetração da tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.
8. (CENTEC-BA) Quando o poeta neoclássico pinta uma paisagem como um "estado de alma", podemos dizer que estamos diante de uma paisagem:
A) tipicamente neoclássica.B) sugestivamente simbolista.
C) rebuscadamente barroca.
D) prenunciadora do Parnasianismo.
E) antecipadamente romântica.
9. (PUCCAMP-SP) A poesia pastoral não terá grande encanto se for tão grosseira quanto o natural ou limitar-se minuciosamente às coisas rurais. Falar de cabras e carneiros e dos cuidados que requerem nada tem de agradável em si; o que agrada é a idéia de tranqüilidade, ligada à vida dos que cuidam das cabras e dos carneiros. A busca do "encanto" acima referido, num momento em que a arte busca uma linguagem racional e simples, e o poeta tenta dissolver qualquer notação subjetiva, encontra-se nos versos:
A) Se tu viesses, donzela,
Verias que a vida é bela
No deserto do sertão!
Lá têm mais aromas as flores
E mais amor os amores
Que falam no coração!
B) E sonho-me eu também me meio dos pastores.
Menalcas é o meu nome, ou Hano, ou Tirses. Canto
E cajado e surrão às plantas te deponho.
Enastrado por ti o meu rabel de flores,
Em contendas me travo a celebrar-te o encanto.
Oh! tempos que lá vão! oh! vida antiga... oh! sonho!
C) Longe, a tarde es estorce, em violácea agonia.
Essas horas de susto e de melancolia,
como é triste ao pastor transviado compreendê-las!
D) Enquanto a luta jogam os Pastores,
E emparelhados correm nas campinas,
Toucarei teus cabelos de boninas,
Nos troncos gravarei os teus louvores.
E) Esta a imagem da vaca, a mais pura e singela
que do fundo do sonho eu às vezes esposo
e confunde-se à noite à outra imagem daquela
que ama me amamentou e jaz no último pouso.
10. (VUNESP-SP) Leia atentamente o seguinte texto:
Correi de leite e mel,
Ó Pátrio cio,
E abri dos seios o metal guardado;
Os borbotões de prata, e de oiro os cios
Saiam de Luso a enriquecer o estado.
Esses versos do árcade, admirador de Pombal, Cláudio Manuel da Costa:
A) mostram a revolta do poeta contra a corte portuguesa.B) usam o fingimento poético para exaltar a natureza pátria.
C) desejam que surjam o ouro e a prata dos rios da pátria para enriquecer Portugal.
D) fazem uma associação poética entre prata e leite, mel e oiro.
E) desejam que Portugal devolva o oiro ao Brasil.
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