10 Questões sobre Arcadismo com Gabarito - II

 

1. (PUCC-SP)

"Acaso são estes

os sítios formosos,

aonde passava

os anos gostosos?

São estes os prados,

aonde brincava,

enquanto pastava,

o manso rebanho

que Alceu me deixou?"

Os versos acima, de Tomás Antônio Gonzaga, são expressão de um momento estético em que o poeta:

A) buscava expressão para o sentimento religioso associado à natureza, revestindo freqüentemente o poema do tom solene da meditação.

B) tentava exprimir a insatisfação do mundo contemporâneo, dava grande ênfase à vida sentimental, tornando o coração a medida mais exata de sua existência.

C) buscava a "naturalidade". O que havia de mais simples, mais "natural", que a vida dos pastores e a contemplação direta da natureza;

D) tinha predileção pelo soneto, exercitando a precisão descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a famosa "chave de ouro";

E) acentuava a busca da elegância e do requinte formal, perdendo-se na minúcia descritiva dos objetos raros: vasos, taças, leques.


2. (UFPB) Das afirmações abaixo, em torno do Barroco e do Arcadismo no Brasil,

I. cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de idéias) são típicos do Arcadismo brasileiro, preso a uma concepção neoclássica de arte.

II. Pessimismo, gosto pelo paradoxo e pelas antíteses, culto do contraste são algumas das características do estilo barroco.

III. Profundamente relacionado com a Contra-Reforma, o estilo barroco procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo.

IV. Os poetas Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama são representantes típicos do Arcadismo no Brasil.

são corretas, apenas,

A) I e II.
B) II e III
C) III e IV
D) I, II e III
E) II, III e IV


3. (UM-SP) Entende-se por literatura árcade:

A) a linha européia de produção literária com linguagem rebuscada.
B) a linha européia de produção literária que volta aos padrões clássicos.
C) a produção de poesia lírico-amorosa da geração byroniana.
D) a produção de poesia lírica nacional com retórica aprimorada.
E) a linha européia que prega a "arte pela arte".


4. (F.C.CHAGAS-BA)

"A ciência e o racionalismo constituem as 'luzes' com que se costuma caracterizar o século. Razão que 'ilumina', que ilustra, que esclarece os homens, que os conduz ao progresso. Daí as palavras 'Iluminismo' e 'Ilustração', que caracterizam as manifestações culturais do momento, o conjunto de tendências características do século."

O texto refere-se: 

A) ao século XVI, correspondente ao florescimento da literatura informativa no Brasil.
B) ao século XVII, momento em que se cultiva a literatura barroca.
C) ao século XVIII, época que se identifica com o Neoclassicismo.
D) às primeiras décadas do século XIX, quando se instaura o Realismo na literatura brasileira.
E) à última década do século XIX, correspondente à vigência da literatura simbolista.


5. (CESESP-PE)

I. "O momento ideológico, na literatura do Setecentos, traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero."

II. "O momento poético, na literatura do Setecentos, nasce de um encontro, embora ainda amaneirado, com a natureza e os afetos comuns do homem."

III. "Façamos, sim, façamos, doce amada./ Os nossos breves dias mais ditosos" A característica que está presente nestes versos é o carpe diem ("gozar a vida").

A) Só a proposição I é correta.

B) Só a proposição II é correta.

C) Só a proposição III é correta.

D) São corretas as proposições I e II.

E) Todas as proposições são corretas.


6. (FUVEST-SP)

"Por fim, acentua o polimorfismo cultural desta época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D.João VI para o Rio de Janeiro." (Massaud Moisés)

A época histórica a que se refere o crítico é a do:

A) Simbolismo
B) Arcadismo
C) Parnasianismo
D) Realismo
E) Romantismo


7. (UFPA) A pastora Marília, conforme nos é apresentada nas liras de Tomás Antônio Gonzaga, carece de unidade de enfoques; por isso é muito difícil precisar, por exemplo, seu tipo físico. Esta imprecisão da pastora:

A) é suficiente para seu autor ser apontado como pré-romântico.
B) é fundamental para situar o leitor dentro do drama amoroso do autor.
C) reflete o caráter genérico e impessoal que a poesia neoclássica deveria assumir.
D) é responsável pela atmosfera de mistério, essencial para a poesia neoclássica.
E) mostra a intenção do autor em não revelar o objeto do seu amor.


8. (VUNESP-SP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século. Assinale abaixo a alternativa que apresente o nome correto dessa obra e seu autor mais provável.

A) reino da estupidez e Francisco de Melo Franco
B) Viola de Gereno e Domingos Caldas Barbosa
C) desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga
D) Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga
E) os Bruzundangas e Lima Barreto


9. (UM-SP) Sobre o poema O Uraguai, é correto afirmar que:

A) herói do poema é Diogo Álvares, responsável pela primeira ação colonizadora na Bahia.
B) índio Cacambo, ao saber da morte de sua amada, Lindóia, suicida-se.
C) escrito em plena vigência do Barroco, filiou-se à corrente cultista.
D) os jesuítas aparecem como vilões, enganadores dos índios.
E) segue a estrutura épica camoniana, com versos decassílabos e estrofes em oitava rima.


10. (UFPE)

"Tanto a busca da simplicidade formal quanto a da clareza e eficácia das idéias se ligam ao grande valor dado à natureza, como base da harmonia e da sabedoria. Daí o apreço pela convenção pastoral, isto é, pelos gêneros bucólicos que visam representar a inocência e a sadia rusticidade pelos costumes rurais, sobretudo dos pastores." (A. Candido & A. Castello)

Esse excerto relaciona-se a um determinado estilo literário. Assinale, então, o autor que não pertence ao estilo em questão.

A) Tomás Antônio Gonzaga.
B) Cláudio M. da Costa
C) Santa Rita Durão
D) Manuel Botelho de Oliveira
E) Basílio da Gama.

GABARITO:
  1. c
  2. b
  3. b
  4. c
  5. e
  6. b
  7. c
  8. d
  9. d
  10. d

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