QUESTIONÁRIO I – ORIENTAÇÃO ESCOLAR

  • “O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO É INSTRUMENTALIZAR OS SUJEITOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA REALIDADE. UM DOS SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES FOI PAULO FREIRE QUE, NO INÍCIO DOS ANOS 1960, ATRIBUIU À EDUCAÇÃO UM CARÁTER POLÍTICO, DE TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS, PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS SOCIAIS.”

    O TEXTO REFERE-SE À:

    Resposta Marcada :

    tendência pedagógica progressista libertadora.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • UMA DAS MAIS CONHECIDAS MANIFESTAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS É A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL POR TER FEITO PARTE DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA POR MUITO TEMPO.

    NA REFERIDA TENDÊNCIA, A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO É CARACTERIZA POR:

    Resposta Marcada :

    uma relação vertical. O professor é a autoridade e o transmissor dos conhecimentos. Os alunos são receptores passivos dos conhecimentos transmitidos, devendo obedecer o professor, sem questioná-lo.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • Os fatores sociais e políticos de diferentes momentos da história brasileira se constituem como elementos que irão determinar distintas visões de homem e de sociedade pretendidos. Essas visões são determinantes de diferentes tendências pedagógicas na história da Educação brasileira, nas quais a escola se coloca a serviço da formação necessária.

    Na tendência liberal tecnicista, a atividade escolar deveria:

    Resposta Marcada :

    garantir a formação de mão de obra adequada para o trabalho, sobretudo na indústria.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRIBUEM DISTINTOS PAPÉIS AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS, TENDO EM VISTA A FINALIDADE ATRIBUÍDA À ESCOLA EM CADA UMA DELAS.

    NA TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL, O PAPEL DO ALUNO É DE:

    Resposta Marcada :

    receptor passivo dos conteúdos construídos pela humanidade e transmitidos pelo professor.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • As práticas educativas escolares são caracterizadas, nas diferentes épocas, de maneiras distintas por influência de fatores sociais e políticos, os quais determinam, por sua vez, diferentes visões de homem e de sociedade, sendo que a escola se coloca a serviço dessas visões.

    De acordo com Libâneo (1989), as tendências pedagógicas se configuram em duas grandes vertentes. Assinale a alternativa que aponta quais são elas:

    Resposta Marcada :

    Pedagogia liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e pedagogia progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • AS INCIVILIDADES SÃO COMPORTAMENTOS RELATIVAMENTE COMUNS NO COTIDIANO DA ESCOLA QUE COLOCAM EM RISCO O CLIMA ESCOLAR. ENVOLVEM FALTA DE RESPEITO E GROSSERIAS QUE AFLIGEM A COLETIVIDADE. PARA NEUTRALIZAR ATITUDES DE INCIVILIDADE NA ESCOLA, É CORRETO AFIRMAR QUE:

    Resposta Marcada :

    No caso de incivilidades, é preciso conhecê-las para intervir de forma planejada. Devem ser incentivadas conversas com a turma sobre os problemas que as atitudes causam à coletividade, desde que realizadas de forma impessoal. A aula motivadora e desafiadora também poderá diminuir as ocorrências da situação.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • A VIOLÊNCIA É CONSTRUÍDA SOCIALMENTE. DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR, É POSSÍVEL IDENTIFICAR DIFERENTES TIPOS DE VIOLÊNCIA: A VIOLÊNCIA NA ESCOLA, A VIOLÊNCIA À ESCOLA E A VIOLÊNCIA DA ESCOLA. INDIQUE EM QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ DESCRITA UMA AÇÃO DE VIOLÊNCIA DA ESCOLA.

    Resposta Marcada :

    Um exemplo de violência da escola é quando um aluno que tem dificuldade em se expressar é impedido, pelo professor, de participar de uma apresentação cultural na escola, pois nenhum dos alunos se dispõe a ser parceiro dele.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • BULLYING É UMA FORMA DE VIOLÊNCIA QUE OCORRE NA ESCOLA E UMA FORMA DE AGRESSÃO OU HUMILHAÇÃO QUE OCORRE DE FORMA SISTEMÁTICA E CONTÍNUA. AS PESSOAS QUE SOFREM BULLYING FICAM INTIMIDADAS E ANGUSTIADAS, ALÉM DE SOFREREM FÍSICA, PSICOLÓGICA E SOCIALMENTE. UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BULLYING É QUE AS AÇÕES NEGATIVAS E REALIZADAS REPETIDAMENTE SÃO FEITAS DE FORMA INTENCIONAL. SEGUNDO A LITERATURA, AS PESSOAS QUE COMETEM BULLYING TÊM A INTENÇÃO DE FERIR PSICOLOGICAMENTE O OUTRO E SÃO MAL-INTENCIONADAS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA OS DEVERES DA ESCOLA EM RELAÇÃO À PRÁTICA DO BULLYING:

    Resposta Marcada :

    Faz parte dos deveres da escola, em relação ao bullying, assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática do bullying.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA NÃO É TAREFA EXCLUSIVA DO GESTOR; ELA DEVE SER COMPARTILHADA COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. NESSE SENTIDO, OS PROFISSIONAIS PRECISAM TER FORMAÇÃO ADEQUADA (INICIAL, CONTINUADA E EM SERVIÇO) PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES PARA A MEDIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE CONFLITOS QUE OCORREM NA ESCOLA. SOBRE A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

    Resposta Marcada :

    As práticas de mediação de conflitos na escola têm caráter educativo. Trata-se de uma ação processual, e os profissionais da escola precisam estar engajados para seu desenvolvimento. É preciso coerência entre o que se diz e o que se faz.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • PODEMOS CONCEITUAR O CLIMA ESCOLAR COMO AS PERCEPÇÕES QUE OS DIFERENTES SUJEITOS TÊM DAS RELAÇÕES E DAS EXPERIÊNCIAS QUE OCORREM NA ESCOLA, CONSIDERANDO-SE VÁRIOS FATORES, DESDE A INFRAESTRUTURA FÍSICA E ADMINISTRATIVA ATÉ AS NORMAS, OS VALORES E OS OBJETIVOS. O CLIMA DA ESCOLA ESTÁ RELACIONADO COM SUA EFICÁCIA. O CLIMA ESCOLAR POSITIVO FOMENTA A MELHORIA DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES NA ESCOLA. QUAIS PODEM SER OS EFEITOS DO CLIMA ESCOLAR NEGATIVO?

    Resposta Marcada :

    Os efeitos do clima escolar negativo são insegurança, incerteza, medo e problemas comportamentais, como violência e bullying.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Total20 / 20

Post a Comment