Pronome pessoal

Releia a primeira fala do entrevistador Serginho Groisman: “Eu vou falar agora com essa garota queeee... sofreu, na escola, um problema muito grave. Ela tá aqui; por favor, venha.”. Esse ato de comunicação fez referência direta a duas pessoas: o próprio falante e a menina sobre a qual ele fala. Para indicá-los, empregou dois pronomes: eu e ela. Essa classe gramatical é o assunto da seção.

Leia com atenção esta tirinha do cartunista estadunidense Jim Davis


1. Como Jon avalia sua proximidade com a natureza no primeiro quadrinho? Explique sua resposta.

Jon acha bom estar próximo da natureza, como revelam o uso da interjeição ahh e a expressão facial de satisfação do rapaz.

2. Por que essa sensação desaparece no segundo quadrinho?

Porque Jon se dá conta de que os animais não deveriam estar ali.

3. Explique de que maneira fica claro para o leitor que Jon atribui a Garfield a presença dos animais em sua sala.

 No terceiro quadrinho, Jon demonstra irritação e olha diretamente para o gato, como se lhe pedisse uma explicação.

4. Podemos afirmar que o gato parece constrangido por ser responsável pela presença dos outros animais na sala de Jon? Justifique.

Não. Garfield sorri para Jon, sugerindo ter feito uma traquinagem que acabou provocando a presença dos outros animais ali.

5. Observe a posição e a expressão do coelho nos três quadrinhos. Que diferenças você percebe? Como elas se relacionam com a sequência de reações de Jon? Explique.

Resposta pessoal. Sugestão: No primeiro quadrinho, Jon está satisfeito, e o coelho parece tranquilo. No segundo, quando o rapaz percebe algo errado, o coelho parece surpreso e agitado. No final da sequência, com Jon já visivelmente irritado, as patas e o rabo do coelho no canto inferior do quadrinho sugerem que o animal está fugindo da sala.

6. Que palavra Jon usa para se referir aos animais?

Eles.

7. O humor da tirinha reside no fato de Garfield e seu dono não estarem com os outros animais em meio à natureza, mas na sala do rapaz. Que palavra relaciona esse lugar a Jon?

A palavra minha, usada por Jon para referir-se à sala dele.

8. Como Garfield poderia informar a Jon sobre a quebra da janela sem se entregar?

Garfield poderia simplesmente apontar para a janela, indicando que estava quebrada, sem fazer qualquer referência a quem praticou a ação de quebrá-la.

9. Que palavra contida no balão de pensamento de Garfield chama a atenção para a responsabilidade do gato na quebra da janela?

Eu.


Como você observou ao responder às questões, certas palavras são responsáveis por associar o que é dito às pessoas que participam do ato comunicativo, as chamadas pessoas do discurso.

1a pessoa – aquela que fala: eu (singular); nós (plural). 

2a pessoa – aquela com quem se fala: tu (singular); vós (plural). 

3a pessoa – aquela sobre a qual se fala: ele/ela (singular); eles/elas (plural) 

Os termos eu e minha, usados na tira, referem-se às pessoas que “falavam” no momento: Garfield e Jon, respectivamente. São pronomes de 1a pessoa. A palavra eles refere-se ao assunto (= os animais) de que os dois “falavam”; é, por isso, um pronome de 3a pessoa.

Diferentemente dos substantivos, os pronomes não têm sentido fixo. Em cada ato comunicativo, apresentam um referente distinto. Pense em um bate-papo, por exemplo: quando você está falando, usa o termo eu; quando está ouvindo, é a outra pessoa que se refere a si mesma como eu.

Pronomes são palavras cujo sentido é dado pela situação comunicativa. Podem substituir, retomar ou acompanhar os substantivos.

Os pronomes classificam-se em: pessoal (reto, oblíquo e de tratamento), relativo, indefinido, possessivo, demonstrativo e interrogativo. Vamos estudar agora o pronome pessoal. 


1 Comentários

Postar um comentário