1. Leia a charge a seguir.

a) O que faz o personagem acreditar que está com sorte? O que se pode deduzir do comentário feito pelo personagem com relação ao problema apresentado?

O personagem acredita estar com sorte porque não sofreu nenhuma violência do trabalho até a sua casa. Pelo comentário, deduz-se que, no dia a dia dele, é bastante comum existir algum tipo de violência, como assaltos, fato comprovado pela cena de violência que se vê pela janela.

b) Na charge, há um problema de regência. Identifique-o e, em seguida, faça a correção.

O verbo chegar exige a preposição a quando se pretende indicar destino, lugar. Dessa forma, seria adequado dizer “Consegui chegar a casa sem sofrer nenhuma violência!”.

Professor, ao trabalhar a questão B, comentar que no Brasil é comum o uso da preposição em (exclusivamente diante de “lar”: chegar em casa, e não chegar a casa), assim como em outros verbos de movimento.

2. Agora, leia estes títulos.

E quando a lei de Murphy implica com sua viagem?

ANTUNES, Luiza. E quando a lei de Murphy implica com sua viagem?.Disponível em: <www.360meridianos.com/2013/04/lei-de-murphy-aplicada-a-viagens.html>. Acesso em: 25 fev. 2018.

O STJ pode decidir se tabela Price implica capitalização de juros?

CONSULTOR JURÍDICO. Disponível em: <www.conjur.com.br/2017-set-27/garantias-consumo-stj-decidir-tabela-price-implica-capitalizacao-juros>. Acesso em: 25 fev. 2018.

a) Com que sentido o verbo implicar foi empregado em cada um dos títulos?

No primeiro título, o verbo foi utilizado com o sentido de ter implicância. No segundo, o verbo foi utilizado com o sentido de acarretar.

b) O contexto permite identificar os sentidos utilizados em cada um dos títulos. Além disso, que outra diferença contribui para a alteração de significado desses verbos?

A transitividade deles. No primeiro caso, o verbo é transitivo indireto e, por isso, apresenta complemento preposicionado com o sentido de ter como consequência. No segundo caso, é transitivo direto, apresentando complemento sem a presença da preposição, indicando, portanto, o sentido de ter implicância, antipatizar, aborrecer, importunar.

3. Leia, a seguir, um trecho da biografia de Mahatma Gandhi.

Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi – nasceu em Porbandar, em 1869, em uma família da casta dos comerciantes, conhecida por vaisia. Foi criado sob a crença no deus hindu Vishnu, que tem como preceito a não violência.

Na época, a Índia estava sob domínio britânico. O jovem Gandhi foi então estudar Direito em Londres, retornando à Índia em 1891. Dois anos depois, foi morar na África do Sul — à época também possessão britânica —, onde viu de perto as mazelas sociais causadas pelo colonialismo e pela opressão racial e inspirou-se para iniciar um movimento pacifista contra o domínio estrangeiro. [...]

Após a independência da Índia, em 1947, Gandhi tentou evitar o confronto entre hindus e muçulmanos, que se intensificou com a partilha do território indiano [...].

Porém, ao aceitar a proclamação de independência do Paquistão, Gandhi atraiu a fúria dos hindus nacionalistas.

Acabou assassinado a tiros por um deles, em 1948, em Nova Délhi, a capital indiana. [...]

ODORISSI, Denise. Gandhi e a não violência. Guia do Estudante: atualidades vestibular + Enem.

São Paulo: Abril Comunicações S/A. 1º-. sem. 2009. p. 66.

a) No texto, estão faltando algumas preposições exigidas pelos verbos destacados. Complete os espaços com a preposição adequada.

b) De acordo com o texto, Gandhi dedicou sua vida à qual propósito?

Ele tinha o propósito de não violência, lutando contra as mazelas sociais com as quais se deparava.

c) As preposições introduzem sentidos diferentes em cada uma das situações utilizadas. Explique a função de cada uma delas nesse contexto, com base nos trechos indicados.

Em: introduz ideia de lugar; de: introduz ideia de modo; para: introduz ideia de finalidade; com: introduz ideia de modo.

d) Analise os verbos destacados na biografia e classifique-os quanto à transitividade.

Os verbos nascer, inspirar e intensificar são intransitivos, portanto, não necessitam de complemento, somente de intensificadores e/ou modificadores. O verbo ver é transitivo direto, portanto, necessita de complemento (as mazelas sociais causadas pelo colonialismo e pela opressão racial). O verbo vernesse caso, também apresentou um intensificador (de perto).

4. Complete as orações a seguir, atentando-se para a transitividade dos verbos apresentados.

a) Paulo gosta Sugestão de resposta: de chocolate.

b) Não desobedeça Sugestão de resposta: aos seus pais./às leis de trânsito.

c) Luísa abriu Sugestão de resposta: a porta do armário.

d) Nós simpatizamos Sugestão de resposta: com a professora.

e) Vamos Sugestão de resposta: ao circo, à praia.

5. Leia a tirinha a seguir.

a) Qual é o tema tratado nessa tirinha? Qual é a importância de se tratar sobre esse assunto?

O tema é a diversidade. Tratar desse tema é muito importante porque leva as pessoas a refletirem sobre a riqueza que há na natureza humana e que todos precisam ser respeitados, independentemente da cor da pele, dos cabelos, dos olhos, da maneira de pensar ou de agir.

b) O verbo preferir admite dois complementos: objeto direto e objeto indireto. Qual é o complemento desse verbo na tirinha?

Objeto direto: riqueza de vida, cores, sonhos, pensamentos, multiculturas, pluripensares, gentediversidade.

c) Se Armandinho resolvesse acrescentar à sua fala um objeto indireto, qual seria a construção adequada à norma-padrão da língua?

( ) Prefiro riqueza de vida, cores, sonhos, pensamentos, multiculturas, pluripensares, gentediversidade do que um mundo com uma monocultura.

(X) Prefiro riqueza de vida, cores, sonhos, pensamentos, multiculturas, pluripensares, gentediversidade a um mundo com uma monocultura.

6. Leia as duas frases a seguir. Qual delas você considera correta? Justifique sua resposta.

Não pise na grama.

Não pise a grama.

A frase correta é “Não pise a grama” porque, nesse contexto, o verbo pisar é transitivo direto, uma vez que apresenta o sentido de espezinhar, esmagar, pisotear.

Se achar conveniente, explicar aos alunos que o verbo pisar também pode ser VTDI, como em “O patrão gosta de pisar nos empregados.” ou VI, por exemplo, “Na estrada, o caminhoneiro pisou fundo.”

7. Aponte a diferença de sentido entre estas frases:

A enfermeira assistiu o doente com dedicação.

A enfermeira assistiu, naquela tarde, a várias intervenções cirúrgicas.

Em I, o verbo assistiu significa ajudar, socorrer; em II, ele tem o sentido de presenciar, ver.

Post a Comment