O texto a seguir também é uma sinopse. Leia-a e descubra a que ela se refere.

Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

TAINÁ I: uma aventura na Amazônia. AdoroCinema.

Disponível em: <www.adorocinema.com/filmes/filme-44730/>. Acesso em: 4 jun. 2018.



1. A sinopse lida refere-se a que tipo de produto cultural?

A um filme.

2. Por meio dessa sinopse, ficamos conhecendo quem são os personagens que participam da história e onde ela acontece. Identifique e escreva essas informações.

Os personagens são: Tainá, uma indiazinha de 8 anos, o avô Tigê, o traficante de animais Shoba, a bióloga Isabel e seu filho Joninho.

3. O filme a que se refere essa sinopse tem como tema um grave problema ambiental.

a) De qual problema ele trata?

Do tráfico de animais silvestres.

b) Em sua opinião, o que é preciso fazer para acabar com a caça, com a captura e com o tráfico de animais silvestres?

Sugestões de resposta: É preciso denunciar os casos de caça, captura, tráfico e exploração de animais; conscientizar as pessoas de que isso é crime; apoiar instituições sérias e não comprar animais de forma ilegal.

4. Entre os povos indígenas, as pessoas mais velhas (idosas) são bastante respeitadas. Nessa sinopse, é citado um idoso pertencente a esse povo e uma característica que ele tem que revela o motivo do respeito aos idosos cultivado por esses povos. Identifique de quem se trata o idoso citado e qual característica ele tem.

Trata-se do avô de Tainá, Tigê. Ele é uma pessoa sábia, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo.

5. Com base na leitura dessa sinopse, é possível identificar o público-alvo a que o filme se destina? Justifique sua resposta.

Sugestão de resposta: A sinopse não indica determinado público, o que se depreende é que o filme é indicado para o público em geral. No entanto, é possível que o filme chame mais a atenção do público infantil e adolescente em virtude da personagem principal.

6. Na sinopse, é comentado que Tainá vive aventuras cheias de peripécias. Considerando o lugar onde se passa a história, que tipos de aventuras você imagina que ela tenha vivido?

Resposta pessoal.

7. Onde a sinopse lida foi publicada?

Em um site de filmes, na internet.

8. A leitura da sinopse despertou o seu interesse em assistir ao filme? Comente.

Resposta pessoal.

9. Após ler as sinopses apresentadas, você considera importante consultar sinopses no momento de fazer escolhas de filmes ou de livros? Por quê?

Resposta pessoal.

Incentivar os alunos a compartilharem as suas opiniões sobre o enredo do filme. Se possível, agendar uma aula para que possam assistir ao filme, a fim de fazer o link com o boxe Mundo digital, da página anterior.

Post a Comment