Leia alguns verbetes extraídos do livro Pequeno dicionário de palavras ao vento, de Adriana Falcão e responda às questões.
Efêmero
Quando o eterno passa logo.
Homem
Bípede que tem a sorte, ou o azar, de se apaixonar perdidamente.
Humanidade
Como é sinônimo de bondade, deveria ser coletivo de bondosos
Laço
Espécie de nó que quando é visível, enfeita, e quando é invisível, estreita
País
Lugar que nunca poderia ser invadido, a não ser com pecinhas coloridas, se os presidentes estivessem jogando War, o que é um tanto improvável.
Velhice
A conclusão mais feliz a que uma história pode chegar.
FALCÃO, Adriana. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2011.
1. De uma forma poética e inusitada, a autora Adriana Falcão, em seu livro Pequeno dicionário de palavras ao vento, cria verbetes definindo termos comuns em nosso cotidiano.
Com base na definição dada sobre o vocábulo efêmero, você consegue, usando linguagem denotativa, estabelecer o significado desse termo? Explique-o.
Ao dizer que efêmero é o “eterno que passa logo”, o eu lírico está dizendo que não existe nada eterno, mas que tudo é passageiro, temporário.
2. Na definição de homem como “bípede que tem a sorte, ou o azar, de se apaixonar perdidamente”, que termos são considerados antônimos? Por quê?
Os termos sorte e azar são considerados antônimos, pois são palavras que apresentam sentido contrário, oposto.
3. Quando afirma que humanidade é sinônimo de bondade, em que sentido o vocábulo humanidade foi usado? Comente.
Ao tratar o vocábulo humanidade como sinônimo de bondade, o eu lírico está se referindo à humanidade como um sentimento de bondade, de compaixão.
4. Releia este verbete.
Laço
Espécie de nó que quando é visível, enfeita, e quando é invisível, estreita.
A palavra laço tem como homônimo o vocábulo lasso. O que esse vocábulo significa?
Lasso significa “fatigado”, “esgotado”, “cansado”. Também “depravado”, “relaxado”, “aborrecido”, “consumido pelo uso”, entre outros sentidos.
5. Que relação semântica existe entre as palavras visível e invisível?
Essas duas palavras são antônimas, pois apresentam sentidos opostos.
6. A partir da definição dada a país, “Lugar que nunca poderia ser invadido, a não ser com pecinhas coloridas, se os presidentes estivessem jogando War, o que é um tanto improvável”, a que conclusão é possível se chegar em relação à acepção desse termo? Justifique sua resposta.
Conforme a definição dada, país é um lugar que nunca poderia ser invadido, a não ser que fosse de brincadeira.
7. Ao definir velhice como a “conclusão mais feliz a que uma história pode chegar”, que significado está sendo atribuído a essa fase da vida? Comente sua resposta.
Ao dar essa definição, o eu lírico afirma que a velhice é uma fase nobre, que deve ser celebrada e respeitada, pois só serão completos aqueles que conseguirem chegar a essa fase da vida.
Postar um comentário