Leia alguns verbetes extraídos do livro Pequeno dicionário de palavras ao vento, de Adriana Falcão e responda às questões.

Efêmero

Quando o eterno passa logo.

Homem

Bípede que tem a sorte, ou o azar, de se apaixonar perdidamente.

Humanidade

Como é sinônimo de bondade, deveria ser coletivo de bondosos

Laço

Espécie de nó que quando é visível, enfeita, e quando é invisível, estreita

País

Lugar que nunca poderia ser invadido, a não ser com pecinhas coloridas, se os presidentes estivessem jogando War, o que é um tanto improvável.

Velhice

A conclusão mais feliz a que uma história pode chegar.

FALCÃO, Adriana. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2011.

1. De uma forma poética e inusitada, a autora Adriana Falcão, em seu livro Pequeno dicionário de palavras ao vento, cria verbetes definindo termos comuns em nosso cotidiano.

Com base na definição dada sobre o vocábulo efêmero, você consegue, usando linguagem denotativa, estabelecer o significado desse termo? Explique-o.

Ao dizer que efêmero é o “eterno que passa logo”, o eu lírico está dizendo que não existe nada eterno, mas que tudo é passageiro, temporário.

2. Na definição de homem como “bípede que tem a sorte, ou o azar, de se apaixonar perdidamente”, que termos são considerados antônimos? Por quê?

Os termos sorte e azar são considerados antônimos, pois são palavras que apresentam sentido contrário, oposto.

3. Quando afirma que humanidade é sinônimo de bondade, em que sentido o vocábulo humanidade foi usado? Comente.

Ao tratar o vocábulo humanidade como sinônimo de bondade, o eu lírico está se referindo à humanidade como um sentimento de bondade, de compaixão.

4. Releia este verbete.

Laço

Espécie de nó que quando é visível, enfeita, e quando é invisível, estreita.

A palavra laço tem como homônimo o vocábulo lasso. O que esse vocábulo significa?

Lasso significa “fatigado”, “esgotado”, “cansado”. Também “depravado”, “relaxado”, “aborrecido”, “consumido pelo uso”, entre outros sentidos.

5. Que relação semântica existe entre as palavras visível e invisível?

Essas duas palavras são antônimas, pois apresentam sentidos opostos.

6. A partir da definição dada a país, “Lugar que nunca poderia ser invadido, a não ser com pecinhas coloridas, se os presidentes estivessem jogando War, o que é um tanto improvável”, a que conclusão é possível se chegar em relação à acepção desse termo? Justifique sua resposta.

Conforme a definição dada, país é um lugar que nunca poderia ser invadido, a não ser que fosse de brincadeira.

7. Ao definir velhice como a “conclusão mais feliz a que uma história pode chegar”, que significado está sendo atribuído a essa fase da vida? Comente sua resposta.

Ao dar essa definição, o eu lírico afirma que a velhice é uma fase nobre, que deve ser celebrada e respeitada, pois só serão completos aqueles que conseguirem chegar a essa fase da vida.

Post a Comment