Leia este poema de Mario Quintana e responda às atividades propostas.

Ritmo

Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

até que enfim
se desenrola
a corda toda
e o mundo gira imóvel como um pião!

QUINTANA, Mario. Anotações poéticas. São Paulo: Globo, 1996. p. 65.


1. Quantos versos e quantas estrofes há nesse poema de Mario Quintana?

No poema “Ritmo”, de Mario Quintana, há dezesseis versos e quatro estrofes.

2. O poema de Quintana intitula-se “Ritmo”. Nos versos desse poema, como a ideia de ritmo é estabelecida?

Nesse poema, o ritmo é estabelecido a partir da repetição de versos nas três primeiras estrofes.

3 Que efeito de sentido é estabelecido pela repetição de alguns versos no poema?

Explique sua resposta.

Por meio da repetição de versos nas três primeiras estrofes, o eu lírico destaca a rotina das três ações enumeradas: varrer o cisco, escovar os dentes e bater a roupa.

4. Nas três primeiras estrofes, há repetição de algumas consoantes e de algumas vogais.

a) Que nome se dá à figura de linguagem em que há repetição de consoantes?

A repetição de consoantes em versos com o objetivo de se criar um ritmo é chamada de aliteração.

b) E como se chama a figura de linguagem em que há repetição de vogais?

Quando há repetição de vogais, a figura de linguagem é a assonância.

5. Releia o último verso.

"e o mundo gira imóvel como um pião!"

O trecho sublinhado corresponde a duas figuras de linguagem semânticas. Quais são elas?

Gira imóvel corresponde a um paradoxo, e como um pião é uma comparação.

6. Explique em que consiste cada uma das figuras de linguagem definidas no exercício anterior.

O paradoxo é a figura de linguagem em que as palavras são contraditórias, ou seja, negam-se reciprocamente. Já a comparação corresponde à aproximação entre dois seres ou fatos por suas semelhanças, por meio de um termo comparativo, no caso, a palavra como.

7. O poema todo transmite uma ideia de movimento. A que conclusão podemos chegar a respeito desse efeito de sentido?

Por meio da ideia de movimento – efeito de sentido maior produzido no poema, promovido pelo uso dos recursos expressivos na construção dos versos do texto –, é possível perceber que todas as ações são apresentadas como ações rotineiras cotidianas, até mesmo o movimento do mundo, que é constante.



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