Leia o título da entrevista. Você conhece as pessoas citadas? Que tipo de aventuras elas podem ter vivido e que as tornaram conhecidas?

Após trocar ideias com os colegas, leia o texto e descubra o que motivou a realização da entrevista com essas meninas.

Irmãs Klink, uma vida de aventuras

Apesar da pouca idade, as três irmãs Laura, Tamara (gêmeas) e Marina (16 e 13 anos), filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina, realizaram 80 palestras nos últimos dois anos. Um público de até 500 pessoas em escolas, clubes e eventos já ouviu as histórias do trio, que relata experiências vividas em locais onde a natureza predomina, incluindo seis viagens para a Antártida.

Os pais de vocês estão entre os maiores aventureiros do Brasil. Vocês sempre os acompanham nas viagens? Em quantas já foram? O que fazem nessas viagens?

Viajamos com nossos pais regularmente. Meu pai é o comandante do barco, e minha mãe, fotógrafa, ajuda nas tarefas e vai registrando as nossas viagens.

Com quantos anos aprenderam a velejar?

Aprendemos a velejar sozinhas em 2007 (a Tamara e a Laura tinham 10 anos, e eu, Marininha, 7 anos).

Vocês já escreveram um livro. Sobre o que é? Pretendem escrever outros?

Gostamos de viajar com nossos pais, e nossa mãe nos incentiva a manter diários das viagens, o que nos ajuda a lembrar do que fizemos, nossas descobertas. Quando fomos convidadas a escrever o livro Férias na Antártica [...] os registros estavam lá, era só organizar e fazer um texto com começo, meio e fim. As fotos são da nossa mãe. O livro foi adotado por 40 escolas de referência em São Paulo e, em menos de dois anos, foram vendidos 15 mil exemplares.

Qual o lugar mais bacana em que já passaram as férias?

Antártida e, se possível, passaremos sempre lá.

Que lugar gostariam de conhecer?

O Ártico. Seria muito bom ir até o Ártico para conhecer a vida próxima ao outro polo da Terra.

[...]

Nas viagens que fizeram, viram de perto a modificação da natureza por conta do aquecimento global ou da poluição?

Sobre o lixo na natureza, é sempre triste quando vemos massas de plásticos ou objetos descartados pelos seres humanos em lugares remotos.

[...]

O que acham importante transmitir para as crianças nas palestras que dão?

O que mais gostamos é de ver que vários alunos compreendem a importância do respeito com a natureza. Mostramos que a natureza é linda, rica e frágil, e que a sua preservação depende das nossas atitudes. Mesmo quando moramos em uma grande cidade, a vida em lugares remotos está muito ligada com a nossa. Todos vivemos em um mesmo barco chamado Terra.

JOCA. Irmãs Klink, uma vida de aventuras. São Paulo:

Magia de Ler, 5 jul. 2015. Entrevistas. Disponível em:

<http://jornaljoca.com.br/portal/irmas-klink-uma-vida-de-aventuras/>. Acesso em: 18 fev. 2018.

1. Após ler a entrevista, sua opinião a respeito das aventuras vivenciadas pelas meninas se modificou? Por quê?

Resposta pessoal.

2. Com que objetivo a entrevista lida foi produzida?

Para levar ao público o conhecimento de uma parte da história das jovens filhas do navegador Amyr Klink e das ações realizadas por elas que as fizeram ter destaque.

3. O que fez com que as irmãs Klink fossem escolhidas para dar uma entrevista?

Apesar de bastante jovens, elas já fizeram várias viagens para a Antártida de barco e tiveram experiências bastante diferentes. Em virtude disso, já foram convidadas a dar palestras e escreveram um livro contando sobre as viagens que realizaram.

4. O que você achou mais interessante na história dessas meninas? Por quê?

Resposta pessoal.

5. A entrevista é iniciada com um parágrafo introdutório. Que informações ele traz?

Informações biográficas das meninas: nome, idade, filiação (nome dos pais) e algumas ações que realizaram.

6. Observe as perguntas e as respostas da entrevista. Como aparece indicado quem é o entrevistador e quem são as entrevistadas?

O entrevistador é indicado pela pergunta em destaque (o jornal Joca). As respostas das entrevistadas (as Irmãs Klink) aparecem sem destaque.

7. As aventuras vivenciadas pelas meninas já foram partilhadas com um número significativo de pessoas. De que maneira essas informações foram compartilhadas?

Por meio de palestras e da publicação de um livro que registra o cotidiano delas durante as viagens.

8. Durante a entrevista, as meninas expõem o que presenciaram acerca da relação humana com a natureza. O que elas relatam sobre isso?

Elas comentam que observaram como a poluição humana afeta os mais diversos lugares do mundo e destacam a tristeza de verem plásticos e objetos descartados pelo ser humano em lugares remotos.

Por meio da questão 8, levar os alunos a observar que a poluição em lugares remotos foi um fator que despertou a atenção das irmãs, em virtude de se tratar de locais de difícil acesso humano.

Sim, é verdade. Esse continente, que fica isolado dos demais, é a região mais fria do planeta Terra. Ele não pertence a nenhum “dono”, ou seja, nenhum país detém a propriedade dessa área. No entanto, há sete países interessados em se apossar de parte do território antártico. São eles: Argentina, Austrália, Chile, França, Reino Unido, Noruega e Nova Zelândia. Até o ano de 2040, essa disputa está suspensa, decisão determinada pelo Tratado da Antártida, assinado em 1959 por mais de 50 nações, e que passou a vigorar em 1961. Esse tratado estabelece que a Antártida é um território neutro, destinado somente à pesquisa científica, e traz algumas proibições, como instalação de bases militares, exploração de recursos naturais e testes de armas nucleares.

9. Releia a seguinte fala das meninas:

Todos vivemos em um mesmo barco chamado Terra.

Com que objetivo as entrevistadas citaram essa frase?

Com o objetivo de alertar as pessoas de que todos devemos cuidar do planeta Terra, promovendo uma mudança na forma como nos relacionamos com a natureza, e para que percebamos que tudo o que fizermos contra o meio ambiente será revertido para nós mesmos.


4 Comentários

Postar um comentário