Leia o verbete de enciclopédia a seguir, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.


Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é um fotojornalista brasileiro cuja obra expressa poderosamente o sofrimento dos desabrigados e oprimidos. Suas belas e magníficas imagens lhe renderam inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Muitas das suas obras são acompanhadas de exposições itinerantes ao redor do mundo.

Sebastião Ribeiro Salgado nasceu em 8 de fevereiro de 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Ele estudou economia na Universidade de São Paulo, onde concluiu o mestrado em economia em 1968. Foi economista no Ministério das Finanças de 1968 a 1969. Em 1969, Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, mudaram-se para a França, onde ele continuou seus estudos em Paris e recebeu o doutorado em economia. Em 1971, durante uma mis- são na Ruanda com a Organização Internacional do Café, ele tomou suas primeiras fotografias e logo decidiu ser autodidata no ofício. Em 1973 tornou-se um fotojornalista freelance — profissão em que uma pessoa trabalha de maneira independente.

Durante a década seguinte, Salgado fotografou uma ampla variedade de assuntos, incluindo a fome no Níger e a guerra civil em Moçambique. Em 1979 ele se juntou a importantes agências de fotojornalismo. Em 1981, ganhou destaque nos Estados Unidos com uma fotografia impressionante que capturou a tentativa de assassinato do presidente norte-americano Ronald Reagan. Em meados da década de 1980 Salgado começou a se dedicar a projetos de longo prazo. Ele usou a sua arte como uma forma de contar histórias através de imagens. Nessa época ele também definiu seu estilo: fotografias de grande expressividade e beleza e composições fortes que atribuem nobreza e dignidade aos seus sujeitos (muitas vezes crianças, homens e mulheres despossuídos).

Salgado venceu o prêmio City of Paris/Kodak Award por seu primeiro livro fotográfico, Outras Américas (1986), que é um registro do cotidiano de camponeses latino-americanos. Essa obra foi seguida por Sahel: O homem em pânico (1986), um livro sobre a seca e a fome na região do Sahel, na África, entre 1984 e 1985. Outra obra comovedora e de natureza documental é Um incerto estado de graça (1990), que inclui um grupo notável de fotografias de trabalhadores cobertos de lama na mina de ouro da Serra Pelada, no estado do Pará.

Confirmada a sua reputação como um dos mais importantes fotógrafos contemporâneos, em 1993 Salgado publicou Trabalhadores, um retrato épico da classe trabalhadora. Quatro anos depois, Terra: luta dos sem-terra recebeu enorme aclamação da crítica. Esta coleção de fotografias em preto e branco, tiradas entre 1980 e 1996, documenta a situação dos trabalhadores pobres no Brasil; a obra inclui um prefácio do escritor português José Saramago e um CD com músicas do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque. Na década de 1990 o fotógrafo brasileiro registrou o deslocamento de refugiados, retirantes e emigrantes em mais de 35 países, e suas fotografias a partir desse período foram coletadas em Migrações: Humanidade em transição (2000) e Êxodos e crianças (2000).

Em 2004 lançou o projeto Gênesis, composto de imagens sobre comunidades que ainda preservam suas tradições e culturas ancestrais.

Em 2001, Salgado foi nomeado Embaixador de Boa-Vontade pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Por meio de suas imagens, ele continua participando de iniciativas como a reflorestação de áreas de Minas Gerais e a erradicação da pólio no mundo. Ele é membro honorário da Academy of Arts and Sciences dos Estados Unidos.

Salgado mora na França, onde gerencia com a esposa sua agência, Imagens da Amazônia. O casal tem dois filhos.

BRITANNICA Escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/ article/Sebasti%C3%A3o-Salgado/605941>. Acesso em: 7 jan. 2018.

1. O verbete sobre o brasileiro Sebastião Salgado apresenta, além de afirmações que são universais em relação ao fotógrafo, fatos que aconteceram e que compõem a história de vida dele.

Como é possível comprovar a afirmação feita? Responda a essa pergunta considerando a estrutura desse gênero textual.

O verbete apresenta verbos no tempo presente, que trazem afirmações universais a respeito do fotógrafo, independentemente de tempo. Mas apresenta, ainda, verbos no pretérito, que expõem a história de vida de Sebastião Salgado, ou seja, a biografia dele.

2. Segundo o texto, por que as obras de Sebastião Salgado venceram tantos prêmios e são aclamadas e consagradas no Brasil e no mundo?

As obras de Sebastião Salgado são extremamente representativas e significativas, além de reconhecidas e premiadas, pois são “fotografias de grande expressividade e beleza e composições fortes que atribuem nobreza e dignidade aos seus sujeitos (muitas vezes crianças, homens e mulheres despossuídos)”. São obras que promovem reflexão e questionamentos a respeito da humanidade e suas condições.

3. Releia este excerto.

Sebastião Salgado é um fotojornalista brasileiro cuja obra expressa poderosamente o sofrimento dos desabrigados e oprimidos. Suas belas e magníficas imagens lhe renderam inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

As palavras destacadas podem ser consideradas sinônimos perfeitos no contexto em que foram empregadas? Explique sua resposta.

Nesse contexto, apesar da aproximação entre os termos, não são sinônimos perfeitos, pois belas ressalta a ideia de beleza, de serem imagens bonitas, a passo que magníficas imprime, além da beleza, outras características às imagens, como uma noção de destaque, de admiração por aquilo que elas provocam, noção esta que vai muito além da beleza proporcionada.

4. Releia este trecho.

Na década de 1990 o fotógrafo brasileiro registrou o deslocamento de refugiados, retirantes e emigrantes em mais de 35 países, e suas fotografias, a partir desse período, foram coletadas em Migrações: Humanidade em transição (2000) e Êxodos e crianças (2000).

Há, na Língua Portuguesa, um vocábulo que é parônimo de emigrantes.

a) Qual é o parônimo desse termo?

O parônimo de emigrantes é imigrantes.

b) Qual é o significado desses parônimos?

Emigrante: uma pessoa que sai de seu país para residir em um país estrangeiro. Imigrante: uma pessoa que reside num país que não é o seu.

Post a Comment